BlogDestinosDicasNacionais

Feriado de 7 de setembro: 10 lugares incríveis perto de São Paulo para fazer bate-volta!

O feriado de 7 de setembro está chegando! Se você vai emendar e ainda não sabe o que fazer para aproveitar os dias de folga, este post é pra você! Separamos lugares incríveis perto de São Paulo para curtir os merecidos dias de descanso da melhor maneira. A lista tem dicas de destinos com climas e estilos para todos os gostos, considerando especialmente que a época em que estamos marca o finalzinho do inverno.
 

 

O que fazer perto de São Paulo no feriado de 7 de setembro

Não importa se na praia tomando uma água de coco ou apreciando um bom vinho no frio, o importante é aproveitar qualquer oportunidade para viajar. Confira as dicas a seguir!

1. Guararema

A pequena cidade de Guararema está a 80 quilômetros de São Paulo, um pouco mais de uma horinha de carro, com muita beleza natural para se apreciar. O visitante poderá curtir as ilhas repletas de peixes e animais silvestres, além da variada concentração de espécies de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica, tudo banhado por um rio límpido de águas calmas.

Há também igrejas que foram construídas em meados do século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, que preservam em seu interior mistério e curiosidades. Além disso, uma estação ferroviária do final do século XIX pode ser encontrada, de onde dá para avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época.

Não deixe de colocar na sua lista o Pau D’Alho, a Ilha Grande, a Pedra Montada e o Mirante, com uma paisagem panorâmica que até parece pintura! Guararema é um destino que permite curtir além dos pontos turísticos, os ótimos restaurantes com vistas sensacionais para a exuberante natureza.

Confira onde ficar em Guararema!

2. Paranapiacaba

Se você gosta de cenários pitorescos e lendas urbanas, precisa conhecer a Vila de Paranapiacaba, que pertence a cidade de Santo André, a 60 quilômetros de São Paulo ou cerca de 1h20 de carro.

O clima por si só parece cenográfico, porém o que mais atrai os cerca de 250 mil turistas anualmente é o fenômeno natural do nevoeiro que praticamente todos os dias cobre misteriosamente o local. O ar de suspense dá ainda mais força para gravações de filmes de terror que as vezes são realizadas ali. Ver a chegada do denso nevoeiro é uma experiência única já que o céu muda drasticamente e a cidade fica toda coberta em questão de poucos minutos.

Além desta atração, o clima da cidade é muito gostoso e há outras coisas interessantes para conhecer, inclusive a história local. A vila foi construída pela São Paulo Railway para abrigar seus funcionários da empresa de trem durante a concessão da estrada de ferro Santos – Jundiaí, iniciada em 1860.

O pequeno vilarejo está no alto da serra mar e é rodeado por Mata Atlântica, preservando o acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental. Além disso, é tombado pelos conselhos de patrimônio federal, estadual e municipal.

Confira hotéis em Paranapiacaba.

3. São Roque

Um pouco mais perto da capital paulista, a cerca de 70 quilômetros está a cidade de São Roque, muito procurada pelos turistas e principalmente pessoas que querem fazer a Rota do Vinho. A história conta que em meados do século XVII, o fundador da cidade ficou entusiasmado com as terras da região e decidiu investir na plantação de uvas e na produção de vinho.

O passeio permite ver de perto a história e tradição, por meio de adegas, vinícolas, e muito mais em meio à natureza abundante da mata atlântica preservada. Prepare-se para degustar bons vinhos e deliciosos produtos típicos, além de visitar as produções de alcachofras e hortaliças trazidas pelos imigrantes europeus, que desenvolveram suas culturas na cidade.

Além disso, a cidade abriga uma reserva ecológica chamada Mata da Câmara, um parque municipal onde dá para curtir a vegetação natural da Mata Atlântica bem de perto. Entre as atrações turísticas de São Roque, estão também o Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital, a Estação Ferroviária, as Igrejas Matriz e de São Benedito, Largo dos Mendes, Morro do Cruzeiro, e muito mais!

Veja hotéis em São Roque!

4. Holambra

Holambra é conhecida por ser a capital nacional das flores – já que fornece cerca de 45% das flores e plantas ornamentais comercializadas no país. A charmosa cidade está a cerca de 135 quilômetros da capital paulista e foi fundada por holandeses no final da década de 40, por isso não estranhe algumas semelhanças pelas ruas com a famosa Amsterdã.

Nesse mês ocorre o principal evento da cidade, a Expoflora de Holambra, com exposição de milhares de flores, comidas típicas, apresentações culturais e muito mais! Por conta do feriado, o festival estará aberto nos dias 7 e 8 de setembro!

Além da Expoflora é possível conhecer os campos de girassol e outras plantas que embelezam ainda mais o cenário natural por ali. A entrada nos campos é permitida somente com guias autorizados e credenciados, portanto pesquise antes de fechar. Além disso, aproveite para andar pelas ruas da cidade, que esbanjam uma arquitetura super fofa!

Reserve hotel em Holambra!

5. Brotas

Brotas é muito conhecida por ser o destino de quem procura turismo de aventura, com diversas opções de coisas radicais para fazer como rafting, rapel, tirolesa, arvorismo, passeio em quadriciclos, e muito mais.

É uma boa para quem quer turistar e unir atividades esportivas em um passeio super divertido e cheio de emoção. A cidade está a cerca de 250 quilômetros de São Paulo, portanto as aproximadamente três horas de estrada tornam a viagem menos cansativa se dormir no local.

Há passeios de ecoturismo para todas as idades, mas lembre-se de se informar sobre as vagas com antecedência, principalmente nos feriados quando a cidade recebe ainda mais visitantes. Não esqueça de colocar na mala repelente, protetor solar, muitas roupas leves e tênis confortáveis.

Confira opções de hotéis em Brotas

6. Socorro

Socorro é uma cidade no interior de São Paulo, a cerca de 140 quilômetros, e oferece atividades diferentes para fugir do agito das grandes metrópoles.

Entre elas está a Gruta do Anjo, uma formação rochosa com diversos túneis em que há um lago com águas cristalinas que atraem muitos visitantes. Ao todo são 3 mil metros quadrados, que podem ser conhecidos tanto andando como flutuando sobre as águas com os pedalinhos que há no local.

A gruta na verdade fica dentro da propriedade onde se encontra a Pousada do Anjo e a entrada custa R$ 30 que devem ser pagos somente em dinheiro. No valor está incluso o passeio ecológico com pedalinho, um charme à parte do passeio. Lembrando que não é permitido nadar no espaço, mas visitar o local é uma opção divertida para quem mudar de ambiente.

Foto: Lucas Aldi / lucasaldi.com

Além disso, a cidade oferece outras atrações legais para visitar como alambiques, pesqueiros, e ainda as modalidades de aventura famosas em Socorro. Há visitantes que gostam de fazer rafting, canoagem, rapel, tirolesa, escalada, quadriciclo, voo livre, parapente e muito mais!

Veja opções de hotéis com estadias baratas em Socorro.

7. Embu das Artes

Mais perto da capital paulista a apenas 30 quilômetros ou 45 minutos de carro está a aconchegante Embu das Artes. Entre as lindas atrações está a Viela das Lavadeiras, um dos cantinhos mais charmosos da cidade. O local é muito agradável, às vezes com músicos tocando saxofone, o que embeleza ainda mais o ambiente repleto lojinhas de artesanato e lugares para comer.

Foto: Viela das Lavadeiras – embudasartes.net

Depois de curtir todo o charme da viela com seus grafites e paredes coloridas, aproveite para conhecer também o centro histórico! O destino é uma boa pedida tanto para um domingo de sol como para um fim de semana inteiro em um lugar diferente, portanto pense bem se prefere um bate-volta ou dormir por lá e desbravar mais o destino – neste caso reserve a pousada com antecedência.

Veja opções de hotéis em Embu das Artes.

8. Campos do Jordão

Campo do Jordão é um dos destinos queridinhos do Brasil, ótima opção o ano inteiro, principalmente no inverno! É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia, cheio de restaurantes e atividades para pessoas de todas as idades.

A cidade paulista, cercada pelas montanhas verdes da região serrana, encanta há anos aqueles que decidem descobrir e redescobrir suas paisagens e atrações. Ótima para sair da rotina, respirar ar puro e ter contato com a natureza, Campos do Jordão é sempre uma experiência agradável e um destino que sempre tem novas atividades!

Confira hotéis em Campos do Jordão

9. Serra Negra

Com lindos parques, praças e jardins, um clima de montanha ricamente oxigenado e temperatura média de 20 graus, a cidade de Serra Negra é excelente para esse período do feriado. O destino, bastante procurado na Serra da Mantiqueira, oferece boas atrações, estrutura, restaurantes com boa gastronomia e passeios agradáveis em meio à natureza.

As ecléticas programações de inverno são atrativos culturais para todas as idades. Entre cerca de 70 hotéis-fazendas, pousadas e centros gastronômicos de alta qualidade, a cidade ostenta como ponto forte um grande centro comercial de malhas e couros.

Os pontos de atração turística são variados, destacando-se das fontes de águas minerais, famosas por suas propriedades terapêuticas e roteiros rurais, além do Teleférico, Alto da Serra e Cristo Redentor, entre outros.

Reserve hotel em Serra Negra!

10. Praias do Litoral Norte

Que tal descer a serra no feriado? A previsão do tempo para os dias seguintes ao 7 de setembro é de até 35ºC nas praias do Litoral Norte de São Paulo, portanto pode ver a pena se aventurar até lá para tomar uma água de coco e esquecer da vida. As praias da região são capazes de surpreender qualquer viajante que se aventure pelas curvas da Rio-Santos.

Para quem nunca esteve nas praias do Litoral Norte de SP, especialmente entre Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Maresias, é até difícil acreditar que o estado possa ter tantas praias espetaculares.

Maresias, em São Sebastião

A verdade, no entanto, é que com um dos maiores litorais do Brasil, São Paulo oferece, sim, praias capazes de deixar apaixonado qualquer amante do mar. Aproveite a folga e bote o pé na estrada rumo a algumas das melhores praias de São Paulo!

Com cenários que vão da paradisíaca Ilha das Couves a faixas de areia muito badaladas, como Maresias e Juquehy, as praias do Litoral Norte de São Paulo são capazes de agradar a todos os gostos e desejos.


E você, o que vai fazer no feriado? Tem alguma outra dica perto de São Paulo? Comente abaixo e participe!

 

Por Thayana Alvarenga 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog