BlogDestinosDicasDiversas

Sorveterias brasileiras são premiadas em Festival Mundial do Gelato

Estabelecimentos do Pará e São Paulo entraram para o ranking das melhores gelaterias do mundo, segundo competição na Itália
 
Os amantes de sorvetes que moram no Brasil podem ficar tranquilos, pois o país é um dos locais que abriga os melhores gelatos do mundo. O sabor adocicado da delícia brasileira ganhou o coração de jurados na quinta-feira (14), quando foi anunciado, em Roma, por meio do Festival Mundial do Gelato, o ranking das melhores gelaterias do mundo. O Brasil tomou duas posições na lista e foi representado pelas sorveterias Cairu (PA) e San Lorenzo (SP).
Publicado em 22/07/2022 17h06 Atualizado em 22/07/2022 17h23

Divulgação: Sorveteria Cairu e San Lorenzo Gelateria

A Cairu, que fica localizada em Belém, na capital paraense, ocupou a 32ª posição da lista e angariou, ainda, por meio do chefe Armando José Lauian Filho, o título de sorveteiro “de ouro” do país. Com sabores que trazem os gostos do Brasil, a empresa produz gelatos com ingredientes típicos da região Norte.

A vencedora brasileira presenteia os amantes de sorvete com sabores como o Carimbó, composto de cupuaçu e castanha do Pará, e o Paraense, que leva em sua composição doce açaí e farinha de tapioca. A Cairu, que foi eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014, também é conhecida por apresentar sabores feitos de frutas típicas como o mucuri, cupuaçu, taperebá e bacuri.

Outra gigante brasileira que participa da lista dos melhores gelatos do mundo em 2022 é a San Lorenzo, localizada em São Paulo (SP). A Gelateria levou a 37ª posição do ranking e é conhecida por trazer diversidade de sabores em seu cardápio: são opções exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola, hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, entre outras delícias da culinária brasileira e internacional.

A San Lorenzo também carrega um histórico de troféus em sua história. O estabelecimento já foi premiado por ser o melhor gelato do Brasil em 2018 e em 2021, reforçando ainda mais o merecimento do posto da brasileira na lista mundial.

RANKING – O Festival Mundial de Gelato conta com mais de cinco mil artesãos de todo o mundo e o ranking dos melhores estabelecimentos é atualizado a cada ano. A ideia é trazer sabores, receitas e aromas diversos e que encantam o público. Lançado há dez anos, o evento realiza uma série de competições em 22 países. O ranking dos melhores gelatos do mundo teve início em 2019 e, em 2022, a gelateria que está na 1ª posição da lista é a italiana I Giardini di Marzo, localizada em Vazzare, na província de Savona.

Confira o ranking completo CLICANDO AQUI.

TURISMO GASTRONÔMICO – Não é apenas o gelato brasileiro que faz sucesso. A gastronomia nacional é um setor que impulsiona o turismo, ampliando empregos e gerando renda. A culinária brasileira, com ingredientes de tradições indígenas, africanas e europeias, foi considerada um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o país. De norte a sul, os pratos típicos das regiões levam ingredientes encontrados em território nacional, transformando sabores e criando combinações únicas. Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF) são algumas das cidades que encantam turistas quando o assunto é gastronomia.

 

 

Por Nayara Oliveira

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog