BlogDestinosNacionais

Rota romântica no Rio Grande do Sul

Caminho emocionante e que conquista o coração de todos, a Rota Romântica é o passeio certo para quem gosta de dirigir apreciando paisagens incríveis. 

Inspirada em um roteiro homônimo da Alemanha, liga Porto Alegre a Gramado e inclui 14 cidades do estado do Rio Grande do Sul, sendo a maioria delas colonizada pelo povo alemão e as quais mantêm até hoje fortes valores culturais herdados dos imigrantes.

Foto: Rota Romântica – Rio Grande do Sul | Crédito: Google

Ao todo, são mais de 184 km de estradas, começando na BR-116 e se espalhando por diversas rodovias até a Serra Gaúcha. Com cenários marcados pelas tradicionais hortênsias durante a primavera e pelos tons alaranjados das folhas de plátanos (tipo de árvore) no outono, uma dica é alugar um carro e fazer o percurso durante essas estações, pois o visual fica ainda mais fantástico e parecido com o das cidades europeias.

Composta pelos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula, vale a pena colocar a Rota Romântica no itinerário.

Há muitos pontos turísticos para conhecer ao longo do trajeto, tais como: Museu do Trem em São Leopoldo, Labirinto Verde e a Aldeia do Imigrante em Nova Petrópolis, Memorial da Colônia Japonesa em Ivoti, Caverna dos Bugres em Santa Maria do Herval e o Parque Histórico Jorge Kuhn em Picada Café, entre outros. Para quem gosta de fazer compras, a Fashion Outlet Nova Hamburgo é a parada perfeita, pois lá é possível encontrar produtos de marcas variadas em valores mais acessíveis.

Vamos aproveitar?

Ao chegar a Gramado, que tal curtir ainda mais o dia? Exibindo uma arquitetura europeia deslumbrante e belezas naturais únicas, é considerada uma das principais localidades da Serra Gaúcha. Aproveite para comer chocolate, provar bons vinhos e conhecer lugares como a Rua Coberta, o Mini Mundo e andar de pedalinho no Lago Negro.

Ainda na cidade, não deixe de visitar o GramadoZoo, o parque de neve Snowland e o Hollywood Dream Cars, um pouco mais afastados da região central. Para facilitar a locomoção entre uma atração e outra, uma boa pedida é alugar um carro para poder usufruir ao máximo, deixando a programação mais descontraída.

Canela também fica bem próxima e reúne pontos turísticos imperdíveis, como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura, o parque de diversões Alpen Park, o Castelinho Caracol e a Catedral de Pedra, um dos cartões-postais do estado. No caminho, que é de apenas 9,5 km de uma cidade até a outra, o Mirante Belvedere é ideal para admirar a paisagem. Isso significa que, de lá, dá para fotografar a vista panorâmica do vale.

Foto: Gramado | Crédito: Google

Gostou da Rota Romântica? Então anote as dicas e embarque nesta viagem inesquecível!

Talvez você possa gostar

Comments are closed.

More in Blog