Conhecer a terrinha do Papa é um sonho de muitos, não é mesmo?
Roma é simplesmente encantadora! A cidade respira arte e cultura. Por todos os cantinhos que se caminha e se olha, você enxerga algum toque de antigamente e tem a sensação de estar numa cidade linda e evoluída e ao mesmo que vive muito do seu passado.
Prepare-se para uma viagem onde você vai comer bem e barato, e depois vai se sentir culpado por isso, mas logo em seguida vai ficar tranquilo por ter compensado as gordices de tanto que se caminha. hahaha
Se está em Roma, então ANDE! Caminhe muito! Esqueça carro, táxi, uber, metrô. Para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, a melhor forma é você fazer um roteiro a pé, assim você conhecerá cada cantinho, bequinho, viela fofa e escondida da cidade, e se sentirá nos filmes que vê!
Com exceção do Vaticano, para a maioria dos pontos turísticos (e dependendo de onde você se hospedar), você consegue chegar a pé, e traçar uma rota em que vai passando por vários lugares pelo caminho até chegar ao próximo.
Nós ficamos hospedados no Roma Resort Trevi, no bairro Barberini, onde tem a praça e estação de metrô de mesmo nome (Piazza Barberini). Localização excelente! Dele íamos a pé para todos os principais pontos turísticos com um pouquinho de caminhada, nada de preguiça e um tênis bem confortável. Melhor jeito de conhecer e sentir Roma!
Do aeroporto pro hotel, nós resolvemos ir de transfer compartilhado. Fechamos na hora lá no aeroporto Fiumicino. Logo na saída do desembarque tem muitos guichês e pessoas abordando oferecendo. Percebemos que o valor daria quase o mesmo (um pouquinho só a mais) do que se fossemos de trem expresso que sai do aeroporto (que o ticket é mais caro do que trens normais pela cidade).
Vou contar para vocês como dividimos os nossos dias por lá e o que fizemos em cada dia, para ajudá-los a organizar o roteiro e a viagem de vocês também!
Dia 1: City tour a pé
No primeiro dia, chegamos cedo na cidade e já queríamos começar os passeios, e quisemos logo conhecer os principais pontos da cidade e nos familiarizar com ela. Saímos do hotel e fomos colocando no Google Maps cada ponto que queríamos ir conforme a ordem de proximidade que eu já tinha pesquisado e visto antes no mapa durante os preparativos da viagem, e pra nós a melhor ordem foi assim:
Piazza di Spagna – já estava lotada na hora que chegamos (por volta das 11h) e a escadaria parecia um formigueiro, assim como a maioria dos pontos por lá. Só indo bem cedo mesmo em todos os lugares para conseguir fotos mais vazias.
Fontana di Trevi – se você quer tirar uma foto sozinho sem muvuca, a dica é que chegue cedo! Cedo mesmo, 07h da manhã no máximo! Enquanto o pessoal ainda está nos hotéis tomando seus café, você já está lá tirando foto na Fontana.
Panteão – a praça e as ruas sempre muito cheias de movimento e turistas para todos os lados, mas até que para entrar e conseguir ver o Panteão por dentro, foi bem tranquilo.
Piazza Navona – seguimos o caminho em direção a próxima “piazza” famosa e também lotada rsrsrs. Não tem jeito, ou você vai em tudo entre 05 e 07h da manhã, ou aceite que vai estar cheio!
Fontana di Trevi à noite – já escurecendo, voltamos na Fontana para vê-la à noite que fica linda iluminada (e a muvuca continuava! rsrs)
Coliseu à noite – pegamos um táxi para ir até o Coliseu para vê-lo à noite iluminado também.
Depois voltamos do Coliseu para o hotel a pé, bem tarde, caminhando com calma e curtindo cada pedacinho daquelas ruas lindas. Uma delícia andar por lá! No final do dia, o celular marcava 15km percorridos! hahaha
Dia 2: Palatino, Foro Romano e Coliseu
Esse foi o dia separado para os grandes ícones de Roma. E sim, reserve um dia inteiro para eles! Palatino e Foro Romano estão “no mesmo lugar”, e o Coliseu é logo do lado. É tudo a mesma região por isso aconselhável fazer tudo no mesmo dia para otimizar tempo.
Desça na estação Colosseo do metrô, linha B.
Nossa dica é que você faça nessa ordem: Palatino + Foro Romano de manhã e Coliseu à tarde. Isso porque você tem mais chance de “ir contra” a multidão. Todo mundo chega afoito querendo ir logo ver o Coliseu quando chega pela região. Então vá a tarde, pois muitos já terão saído de lá e estará menos cheio.
Dica: compre os ingressos antecipadamente pela internet! Assim você evita filas e não perde tempo precioso da viagem.
Dia 3: Vaticano + Castelo de Sant’Angelo
Chegou O DIA!
Desça na estação Ottaviano do metrô, linha A.
A primeira coisa que você vai se deparar ao chegar na região do Vaticano é a imensa fila para entrar nos Museus do Vaticano. Mas claro, como você é esperto e segue as dicas aqui do blog, você estará com seus ingressos impressos na mão, comprados antecipadamente e vai pensar “ufa, ainda bem que comprei antes e não vou ficar nessa filha de 3 horas!”.
Comece pelos Museus do Vaticano.
É tudo muito grande, muito imenso, muito extenso… se anda muuuuuuuito… então não perca tempo! Dos Museus você cairá na Capela Sistina encerrando essa parte da visita.
Paramos num McDonald’s próximo para “almolanchar” e depois continuamos para finalmente conhecer a Basílica e a Praça São Pedro.
É simplesmente magnífico. Quando você chega na praça você não acredita que está ali, e a ficha demora um pouco a cair rsrs. Mas depois que cai, só agradeça!
Não enfrentamos a fila quilométrica para subir na cúpula pois não tínhamos tempo, ainda naquela noite iríamos embora de trem para Florença e não podíamos arriscar sair do cronograma previsto.
Saindo da Praça São Pedro, seguindo pela avenida principal, logo ao final dela você já consegue ver o Castelo de Sant’Angelo. Por isso a melhor coisa é você se organizar e colocar esses dois (Vaticano e Castelo) no mesmo dia, pois é tudo na mesma região.
O ingresso do Castelo de Sant’Angelo nós compramos lá na hora mesmo. Havíamos lido que não costumava lotar tanto como os outros pontos turísticos de Roma, então arriscamos. E foi tudo certo! Pegamos uma filinha rápida de 5 minutinhos, e foi bem tranquilo.
Conforme vai andando pelo Castelo, vai subindo, e lá no topo do Castelo tem uma vista incrível da região de Roma, você consegue ver a Basílica de São Pedro, no Vaticano, de um ângulo lindo, e os cenários e visuais lá de cima são maravilhosos.
Se puder, pare alguns minutinhos para tomar um cafezinho na cafeteria que tem lá em cima. Experiência gostosa e agradável que tivemos.
E assim foram nossos três dias em Roma! Depois do passeio do último dia, corremos para o hotel só pegar as malas (nem banho dava pra tomar mais pois já havíamos feito check-out 12h rsrsrs) e ir para a estação pegar o trem para Florença.
Fonte: http://doisviajando.com/roma-roteiro-o-que-fazer-em-3-dias/