Sua arquitetura clássica, seus jardins e seus cafés são o cenário perfeito para uma viagem inesquecível.
Por mais opções que o nosso planeta ofereça de destinos turísticos, quando se fala em romantismo e amor fora de nosso país a primeira cidade que vem à cabeça é Paris. Capital e cidade mais populosa da França, ela fica localizada em um dos meandros do Rio Sena e está entre os dez destinos mais visitados do mundo, recebendo cerca de 14 milhões de turistas por ano.
Uma das queridinhas do mapa-múndi, Paris tem uma rica história que começa lá atrás com os gauleses, seus palácios reais, abadias e catedral. Dona de uma efervescência cultural que lhe rendeu o título de Cidade-Luz, ela tem características capazes de deixar qualquer um nas nuvens, a começar pela paisagem, pois quando menos esperam, os turistas acabam se deparando com a indescritível Torre Eiffel, seus jardins e a grandiosidade das impecáveis construções ao redor.
Capaz de emocionar a todos aqueles que a visitam, mesmo que pela décima vez, a cidade tem points indispensáveis, como: a extraordinária e gótica Catedral de Notre-Dame; o imponente Arco do Triunfo; a casa da Mona Lisa e da estátua da Vênus de Milo, o Museu do Louvre; o grandioso Palácio de Versalhes; o Panteão de Paris; o cabaré Moulin Rouge, cenário do filme de mesmo nome; e, claro, o complexo turístico com parques multitemáticos, Disneyland® Paris.
Para relaxar, o Jardim das Tulherias é uma ótima escolha. Fixado na parte central, ele é o primeiro parque público da cidade e permite um passeio tranquilo, piqueniques e atividades físicas. Além disso, abriga dois museus, o de L’Orangerie e a Galeria Jeu de Paume. Próximo dali está uma das mais largas e famosas avenidas do mundo, a Champs-Élysées, repleta de árvores de castanheiros-da-índia, conhecida por ser a mais bela do mundo e sede de grandes eventos, como o Réveillon em Paris e o desfile de 14 de julho que comemora a Queda da Bastilha.
UM POUCO MAIS DE CHARME
Um dos lugares mais charmosos de Paris, o bairro de Montmartre, imortalizado pelo filme Amélie Poulain, não pode ficar de fora do seu roteiro na Cidade-Luz. Localizado no alto de uma colina, o bairro oferece uma das vistas mais lindas da cidade. Além dos cafés e cabarés, como o Moulin Rouge, o local ainda conta com a famosa igreja Sacré-Coeur.
Não deixe de visitar por lá a Praça des Abbesses e o Le Mur des Je t’Aime, um muro com a frase “Eu te Amo” escrita em mais de 300 idiomas.
BON APPÉTIT
As opções são igualmente variadas. As centenas de restaurantes que se espalham pela cidade trazem todo tipo de culinária, desde a cozinha tradicional até a alta gastronomia francesa, com destaque para os famosos bistrôs, cafés, brasseries, casas de chá, pubs, além dos especializados em frutos do mar, em culinária francesa interiorana e na de outros países, como os europeus, asiáticos, latinos e até de cozinha brasileira.
Um outro conceito na cidade também são os restaurantes românticos flutuantes, montados dentro de barcos que navegam pelo Rio Sena, e bares especializados em degustação de bebidas, como vinhos e champanhes.