BlogDestinosNacionais

Paisagens áridas dos lençóis Maranhenses

As cidades nordestinas estão sempre bem cotadas quando o assunto é viagem de férias no Brasil.

Variedade de hospedagem, calor, praia e belas paisagens, além da gastronomia, fazem da região um local disputado o ano todo por brasileiros e estrangeiros. O Maranhão é um desses destinos.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão | Crédito: Edwin Poon

Além de suas belas praias e atrativos históricos interessantíssimos, você pode conhecer a região dos Lençóis Maranhenses, que fica a 260 quilômetros da capital, no pacato município de Barreirinhas. Por conta da distância, vale a pena ficar de um dia para o outro na cidadezinha, para aproveitar bastante.

A dica é começar o tour com um passeio de voadeira pelo rio Preguiças, com várias paradas para curtir a paisagem colorida das dunas de areia que se formam sobre o leito do rio e a pequena vila de pescadores Mandacaru, onde o atrativo é um farol de mais de 50 metros que permite vista panorâmica da região.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão | Crédito: Danielle Pereira

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

No dia seguinte, é hora de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O único local de aparência desértica do mundo que fica entre um rio e um oceano. A viagem de Barreirinhas até a entrada do parque leva cerca de meia hora, em caminhonetes adaptadas. Ao chegar, se depare com a impressionante paisagem dos 155 mil hectares de dunas, lagoas coloridas, áreas de restinga e ricos manguezais do parque.

Na chegada, os visitantes deixam as caminhonetes e seguem a pé até a primeira lagoa. Por conta desta caminhada, o melhor é ir descalço ou de sandálias, já que os tênis vão se encher de areia. Ali dentro, os passeios variam bastante. Há vários circuitos de visitação propostos pelos guias de acordo com a programação e com o preparo físico do grupo. Há lagoas maiores e menores. Com águas transparentes ou mais puxadas para o verde. Rodeadas por vegetação e até uma lagoa repleta de peixes.

A experiência é inesquecível!

Talvez você possa gostar

Comments are closed.

More in Blog