BlogDestinosDicasInternacionais

Fuja deles em uma viagem! Esses são os 10 países menos seguros do mundo

Viajar para um país seguro nos dá a tranquilidade de fazer turismo e passear pelas ruas com mais segurança, sem medo de ser assaltado ou importunado. Recentemente demos uma matéria com a lista dos 10 países mais seguros do mundo em 2022 e, seguindo o relatório do Índice Global da Paz (Global Peace Index Report 2022), feito pelo ‘Instituto para Economia e Paz’, separamos agora os 10 países menos seguros do mundo de 2022.
 
 

 

A guerra entre Rússia e Ucrânia já trouxe consequências para o ranking desse ano e, como imaginado, os dois países caíram de posição. Se antes eles até eram lugares procurados pelos turistas, agora já devem ser deixados de lado.

O Instituto levou em conta 23 indicadores qualitativos e quantitativos, considerando fatores como a criminalidade, o número de pessoas ativas nas Forças Armadas, o acesso da população às armas, o número de homicídios, se há conflitos internos e externos com outros países, para dar pontos para os países e montar o ranking.

As notas foram divididas em três campos principais, como o nível de segurança e proteção social, a extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização do país.

Os países menos seguros do mundo

Para compor a lista, foram analisados 163 países, com uma pontuação de 1 a 5 – quanto maior a nota, pior é a classificação. Assim, temos o top-10 dos países menos seguros do mundo em 2022.

1 – Afeganistão

O Afeganistão ‘gabaritou’ diversos indicadores, levando a nota 5 em vários deles, como instabilidade política, mortes por conflito interno, acesso às armas, crimes violentos, entre outros. No total, levou 3.554 de nota – como comparação, a Islândia, considerado o país mais seguro do mundo, teve 1.107 pontos.

paises-raivosos

2 – Iêmen

Com 3.394 pontos, o Iêmen aparece na segunda colocação dos países menos pacíficos do mundo. O país só teve boa nota em poucos quesitos, como armas nucleares e pesadas, exportação de armas e conflitos externos. Mas, convenhamos, o Iêmen (assim como o Afeganistão) não está na lista de turismo de quase nenhum brasileiro.

Crédito: Saif Albadni/Unsplash

3 – Síria

Coloque a palavra ‘Síria’ no Google e as notícias que vamos encontrar estão praticamente todas ligadas à guerra. Não à toa que o país ficou, então, na terceira colocação desse ranking, com 3.356 pontos. O crime violento, terror político, acesso da população às armas, alto número de refugiados e outros quesitos pesaram contra o país.

Crédito: Aladdin Hammami/Unsplash

4 – Rússia

É triste pensar que quatro anos atrás a Rússia estava em festa e com suas cidades lotadas graças à Copa do Mundo e hoje está envolvida em uma guerra. Infelizmente os turistas que sonham conhecer Moscou, São Petersburgo e outras cidades históricas vão ter que aguardar um pouco mais para viajar para lá. O país ficou na 160º posição do ranking geral dos países mais seguros do mundo, com 3.275 pontos.

viagem julho

5 – Sudão do Sul

O Sudão do Sul se tornou um país independente em 2011, mas já nasceu com graves crises sociais e em conflito com o vizinho do norte, o Sudão. Levou 3.184 pontos no ranking do Índice Global da Paz.

Crédito: Charl Folscher / Unsplash

6 – República Democrática do Congo

Mais um país africano na lista dos países menos seguros do mundo, a República Democrática do Congo ficou com 3.166 pontos e teve destaque negativo principalmente nos níveis de conflito organizado interno, acesso às armas, instabilidade político e crimes violentos.

Crédito: Kaysha / Unsplash

7 – Iraque

Não é de hoje que o Iraque é um país nada pacífico, mas ele conseguiu melhorar duas posições em relação ao ranking anterior, agora com 3.157 pontos. O país do Oriente Médio está em uma constante crise interna e em conflito com países vizinhos.

Crédito: Saad Salim / Unsplash

8 – Somália

A fome e a seca não são os únicos problemas que afetam a população da Somália, país africano que também aparece no top 10 dos países menos seguros do mundo. Segundo o Mapa do Índice Global da Paz, o país tem bastante instabilidade política, péssima relação com países vizinhos e muitos crimes violentos. Ficou com 3.125 pontos.

Crédito: Abukar Sky / Unsplash

9 – República Centro-Africana

A República Centro-Africana é um país cercado por outras nações que fazem parte desta lista, como o Sudão e o Congo. Além de ter um dos piores índices de desenvolvimento humano do mundo, também é conhecido por ser um país pouco pacífico. Teve 3.021 pontos.

10 – Sudão

O último país a aparecer no top-10 dos países menos seguros do mundo é o Sudão, com 3.007 pontos. Banhado pelo Mar Vermelho, faz fronteira com o Egito.

Crédito: Abdulaziz Mohammed / Unsplash

O Brasil e outros países turísticos

Os países que listamos acima não são destinos turísticos comuns, a não ser a Rússia. Mas não é preciso avançar muito no ranking para ver outros lugares que costumam receber bastante turistas. E que estão pertinho da gente. A Colômbia, por exemplo, está na 144ª colocação, com 2.729 pontos.

E o Brasil, você deve estar se perguntando. Ocupa a 130ª posição, com 2.465 pontos, o que não é muito bom, considerando que há 163 países na lista – estamos assim entre os 35 piores do ranking do Índice Global da Paz. Mas, como comparação, o Brasil está apenas uma posição abaixo dos Estados Unidos, que ficou com 2.440 pontos.

Confira a classificação e as notas de todos os 163 países do Mapa do Índice Global da Paz aqui.


Você teria coragem de viajar para algum dos países que aparecem no ranking? Deixe seu comentário!

 

Por Daniel Akstein Batista 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog