Em nota, a administração informou que “A mudança de valor – de R$20 para R$30, a vigorar a partir de 1º de outubro – é provocada pelo aumento de despesas para a manutenção e preservação das localidades que compõem o município”.
Com a mudança da tarifa, 50% do valor arrecadado será destinado para ações voltadas ao manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até a destinação final do lixo sólido das ilhas cairuenses. Além disso, o recurso permanece sendo implementado na manutenção e preservação dos terminais hidroviários, monumentos históricos, praças, vias de acesso, praias e biomas do arquipélago.
A cobrança da TUPA é realizada desde 2019. A tarifa é paga uma única vez pelo período de permanência do turista no arquipélago e possui isenção para crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60. Desde agosto de 2021, o seu pagamento pode ser realizado pelo aplicativo Cairu TUPA, que tem o intuito de evitar filas e fazer com que os visitantes possam antecipar a realização do serviço antes de chegar na Ilha.
Se você planeja visitar o destino em breve, já separa mais dez reais por pessoa aí! Claro que a gente sente um pouquinho no bolso, mas quando os recursos são bem aplicados, vale a pena colaborar com a preservação para que o lugar continue sempre lindo, né?
Por Duda Machado