Para esta seleção, os participantes contaram sobre onde moram, revelando motivos da fama de alguns lugares e até os segredos que tornam vários destinos especiais. Depois disso, foram classificadas as cidades com ótima vida noturna, boa gastronomia e bebidas, arte, cultura e museus em abundância.
Entre as 37 melhores aparece a grande São Paulo. Ela foi elogiada, principalmente, pela noite agitada com opções para todos os gostos. Já o Rio se Janeiro, a cidade maravilhosa, também entrou na lista e conseguiu 48º lugar, com destaque para recepção calorosa aos viajantes, inclusive, nos bares e casas de samba.
O primeiro lugar do ranking ficou para Edimburgo, na Escócia. Na América so Sul, a melhor classificada foi a cidade colombiana Medellín (3° lugar) e, depois, a argentina Buenos Aires (21°), queridinha dos brasileiros no país vizinho.
Como foi feita a classificação?
Durante os dois anos de restrições por causa da pandemia, o levantamento anual focou em como as cidades se fortaleceram e buscaram melhorar (dentro do possível) a vida das pessoas nesse período tão difícil.
Agora, com o cenário do turismo mais otimista, a revista buscou mostrar ótimas cidades para visitar e viver. A ideia da iniciativa global é apontar aos turistas os lugares que os próprios moradores adoram.
“Destacamos lugares que não são chatos ou excessivamente caros ou superestimados. E garantimos que nossas principais escolhas também pontuam bem em coisas práticas, como possibilidade de caminhar, bom transporte público e segurança, bem como sustentabilidade”, mencionou a Time Out.
Por que São Paulo e Rio de Janeiro?
A revista afirma que entre os motivos que engrandecem Sampa estão os próprios paulistanos. Moradores que trabalham duro, mas que curtem a vida ainda mais. Além disso, menciona o fato de que há espaço para todo mundo nas casas noturnas da cidade.
Quando o assunto é gastronomia, a comida de São Paulo foi destacada como “uma das melhores do continente”, principalmente por causa dos imigrantes que levaram e misturaram tradições culinárias, como as da Itália e do Japão.
Para a “Time Out”, outro motivo para visitar a cidade é pela comunidade LGBTQIA+, que está maior e mais ousada do que nunca. O artigo citou ainda como referência a Parada do Orgulho de 2022.
“O Rio de Janeiro continua lindo”! Esse trecho da música de Gilberto Gil esclarece bem porque a cidade maravilhosa garante espaço no ranking mundial.
Segundo a revista, a riqueza natural do lugar impressiona com seus picos rochosos, florestas, lagoas e praias.
Para complementar, o artigo destaca o Rio de Janeiro como um ótimo destino para encontros amorosos e fazer novos amigos. E tem mais, a recepção calorosa aos viajantes também acontece nos bares, festas de rua e clubes de samba, sendo um convite especial para quem visita a capital.
Veja a seguir todas as cidades classificadas na lista da Time Out:
- Edimburgo, Escócia
- Chicago, EUA
- Medellín, Colômbia
- Glasgow. Escócia
- Mmsterdã, Holanda
- Praga, República Chaca
- Marrakesh, Marrocos
- Berlim, Alemanha
- Montreal, Canadá
- Copenhage, Dinamarca
- Cidade do Cabo, África do Sul
- Madri, Espanha
- Manchester, Inglaterra
- Mumbai, Índia
- Melbourne, Austrália
- Taipei, Taiwan
- Londres, Inglaterra
- Porto, Portugal
- Lion, França
- Nova York, EUA
- Buenos Aires, Argentina
- Birmingham, Inglaterra
- Estocolmo, Suécia
- Tokyo, Japão
- São Francisco, EUA
- Nova Deli, Índia
- Toronto, Canadá
- Lisboa, Portugal
- Boston, AUA
- Cidade do México, México
- Tel Aviv, Isreal
- Paris, França
- Kuala Lumpur, Malásia
- Manila, Filipinas
- Atenas, Grécia
- Dublin, Irlanda
- São Paulo, Brasil
- Miami, EUA
- Barcelona, Espanha
- Dubai, Emirados Árabes
- Roma, Itália
- Los Angeles, EUA
- Acra, Gana
- Singapura, Singapura
- Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
- Sydney, Austrália
- Auckland, Nova Zelândia
- Rio de Janeiro, Brasil
- Joanesburgo, África do Sul
- Istambul, Turquia
- Bangkok, Tailândia
- Hong Kong, China
- Doha, Catar
Acho que a ajuda dos moradores para fazer a pesquisa é o grande diferencial do resultado, pois concordo que as cidades escolhidas realmente dão o que falar e, por isso, são lembradas na hora de escolher bons destinos de viagem. Gostei bastante do ranking!
Por isso, essa é uma baita lista para te ajudar a decidir as próximas viagens. Então a dica é anotar algumas indicações e tirar o atraso após tanto tempo sem viajar na pandemia!
No site da Time Out você confere os motivos das demais cidades serem escolhidas no levantamento.
E aí, curtiu a relação? Sentiu falta de alguma cidade importante? Conta pra gente nos comentários.
Por Mari Kateivas