BlogDestinosDicasDiversas

Conheça as Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu – próprias para banho e aventuras de rapel!

Belíssimas e imponentes, as Cataratas do Iguaçu têm a atenção de turistas do mundo inteiro. O que nem todo mundo sabe é que Foz do Iguaçu também abriga outras dezenas de quedas d’água – nem tão exuberantes e famosas, mas belas e charmosamente escondidas.

As Cachoeiras Secretas, além de lindas, nelas dá para curtir um delicioso banho de cachoeira, algo impossível nas cataratas. Nós conhecemos algumas dessas quedas e vamos mostrar detalhes sobre o passeio neste post!

Cataratas do Iguaçu (Foto: Marcos Labanca)

“Achei que não ia conseguir, mas ainda bem que não desisti!”, essa foi a frase que eu disse ao guia Roberto assim que terminei as trilhas de acesso às Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu.

Fiquei surpresa ao terminar o trajeto – com trechos fáceis a moderados – porque, confesso, não sou o tipo de “viajante aventureira”. Só que topo qualquer parada pelo Melhores Destinos e, afinal, quem está na “cachoeira” é para se molhar, não é mesmo? Então adianto aos curiosos que, todo esforço do meu dia de “Mari Aventureira”, valeu a pena!

Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

Comecei te contando essa experiência pelo fim porque quero tentar incentivar o passeio aos turistas que não costumam buscar contato tão próximo com a natureza durante uma viagem – como é o meu caso.

Se eu não fizesse o passeio a trabalho pelo Melhores Destinos, provavelmente, eu não teria incluído essa opção no meu roteiro devido ao meu perfil – e teria perdido uma grande oportunidade. Acredite, fiquei encantada em como essa experiência foi incrível e feliz por poder renovar as energias de um jeito único, na Terra das Cataratas!

Natureza e segurança

Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade cercada de belezas naturais, com riqueza ímpar da sua fauna e flora. É comum encontrar fundos de vale que dividem bairros, rios e córregos no município, e mata fechada em trechos urbanos. Sem esquecer, é claro, que parte do Parque Nacional do Iguaçu fica no destino.

Apesar das inúmeras opções, não é tão simples conseguir conhecer os segredos e os melhores lugares de acesso aos cantinhos mais verdes e belos da fronteira. Em alguns casos, se aventurar pelas trilhas sozinho é possível, mas pode ser arriscado, pois a pessoa pode se perder ou se machucar.

Trilhas demarcadas contam com cordas de apoio

Por isso, recomendamos que você faça este passeio com guias especializados, que conhecem muito bem a região e vão te levar ao lugar certo com segurança. Além de guiar você durante o trekking, os profissionais são socorristas e carregam um kit para possíveis emergências.

Duas empresas que prestam esse tipo de serviço de ecoturismo, em Foz do Iguaçu, são a Aguaray Eco Esportes e a Iguassu Secret Falls Ecoaventura – esta última me acompanhou na experiência que descrevo a seguir.

Roda-gigante Yup Star Foz do Iguaçu

Fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu) e Paraguai (Cidade do Leste)

Em busca das Cachoeiras Secretas

Antes de começar o passeio, esperei pelo motorista do Iguassu Secret Falls no hotel em que estava hospedada. Na sequência, seguimos para uma propriedade privada onde fomos fazer a primeira trilha, chamada Trilha das Três Irmãs.

Após alguns minutos na van, chegamos ao destino. Coloquei um capacete, reforcei o repelente e o protetor solar, e enchi minha garrafinha de água.

Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

A princípio, a impressão é que você vai entrar em um sítio, até que os trechos de mata fechada começam a aparecer. O caminho é bem demarcado e recebi a primeira instrução do guia Roberto logo nos primeiros minutos:

“Vamos seguir por essa trilha, vou caminhando na frente. Te convido a ficar em silêncio durante o primeiro percurso, ouça a natureza. Depois, lá na frente, voltamos a conversar.”

Atendi o comando e fiquei atenta ao que estava ao meu redor, sons, cheiros e texturas. Percebi que, gradualmente, começava a desacelerar meu corpo ao sentir a natureza.

Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

Apesar da previsão de chuva no dia, fazia sol na hora do passeio e isso tornou a experiência bem mais tranquila. Só que, aos poucos, a caminhada começou a ficar mais intensa.

Em alguns momentos era necessário descer barrancos e alguns degraus. Por isso, todos os trechos íngremes ou com acesso mais difícil têm cordas de segurança para apoio. Ao longo do caminho é possível notar o cuidado dos responsáveis para manter o acesso à trilha.

Logo nos primeiros minutos dá para ouvir o som das águas em meio à mata e, na sequência, se deparar com a bela paisagem do Rio Iguaçu. O lugar é ótimo para fazer fotos e apreciar a natureza.

Vista para o Rio Iguaçu, o mesmo das Cataratas do Iguaçu

Sem demora, a caminhada continua e quando você menos perceber, vai encontrar a primeira cachoeira secreta. Chamada de Irmã Maior, justamente por ter a maior queda dentre as três da propriedade, a beleza dela surpreende. Para deixar o lugar ainda mais acolhedor, algumas plaquinhas com mensagens colorem a paisagem.

Não tomar um banho de cachoeira é quase impossível! Então aproveitei para me refrescar e curtir a hidromassagem natural que só uma queda d’água pode oferecer.

Primeira cachoeira secreta, a Irmã Maior

Dali para frente o trajeto fica um pouco mais difícil, mas é possível seguindo as instruções do guia e segurando nas cordas de apoio.

O tempo do percurso depende do ritmo do visitante ou do grupo. Acompanhada apenas do guia, levamos cerca de 1h20 para conhecer as três cachoeiras – com direito a parada para se molhar em cada uma.

Segunda cachoeira secreta

Como mencionei, as três cachoeiras ficam em uma propriedade privada. Por isso, o Iguassu Secret Falls conta com uma autorização para levar os visitantes até lá e paga uma taxa aos proprietários do local.

Considero o trecho mais íngreme e difícil o da terceira e última cachoeira da trilha, onde é preciso ter cuidado para as pedras não escorregarem.

Acesso à terceira cachoeira da trilha

Terminei a primeira parte do passeio bem cansada e, na mesma medida, energizada. Os banhos de cachoeira em meio à Mata Atlântica foram revigorantes!

O passeio que escolhi é feito, normalmente, em 4 horas, para conhecer cinco cachoeiras. As três primeiras com certeza são mais secretas por serem pouco visitadas e em uma área particular. Não vimos nem moradores e nem turistas por lá.

Terceira e última cachoeira secreta da Trilha das Três Irmãs

Olha a onça!

Partindo para a segunda etapa, seguimos para a Trilha da Onça, localizada dentro do Parque Nacional do Iguaçu e de acesso livre ao público. O nome dela não é à toa e vou explicar.

Logo no início do passeio encontramos um aviso do projeto Onças do Iguaçu, responsável por monitorar as onças-pintadas que vivem no parque – um dos últimos refúgios da espécie na Mata Atlântica.

O cartaz com uma faixa de interdição avisa que é proibido ultrapassar aquela indicação. A medida foi adotada por segurança, devido à circulação de grandes felinos no local. Então, sim, você pode encontrar uma onça-pintada naquela área, mas é bem incomum de acontecer.

Cachoeiras Secretas de Foz do Iguaçu

Diante da situação, o guia me passou algumas orientações. Como não correr e para se afastar devagar, caso uma onça aparecesse. Confesso que fiquei tensa, mas estávamos indo para um local sem restrições, então o jeito foi ficar atenta e seguir caminho.

Desta vez, íamos em direção à Cachoeira dos Macaquinhos e à Cachoeira da Cutia – ambas mais conhecidas por moradores de Foz do Iguaçu e região, além de ser mais movimentada por ter acesso fácil.

Também com trecho íngremes, em alguns pontos, é necessário usar cordas para andar pela trilha. No fim, todo esforço vale a pena, pois as duas cachoeiras são realmente maravilhosas.

Para chegar até a Cachoeira dos Macaquinhos é preciso andar por cerca de 1,8 km entre árvores, como o Ipê e o Pau Marfim, e muitas plantas. A aventura é considerada de nível fácil a moderado.

A queda da cachoeira tem cerca de 15 metros de altura e é cercada de belos paredões. Em baixo, a água forma pequenas piscinas naturais tranquilas e ótimas para descansar.

Cachoeira dos Macaquinhos

Para os mais corajosos, também é possível fazer rapel nessa trilha. A atividade é feita pela Iguassu Secret Falls em datas específicas e com todos equipamentos adequados.

Conforme o guia, não é preciso ter experiência para fazer rapel, apenas seguir atentamente as orientações e usar os itens de proteção obrigatórios.

Já a Cachoeira da Cutia fica na sequência, desaguando no Rio Iguaçu a 20 metros de altura. Quem quiser pode descer até o rio e aproveitar as hidromassagens naturais formadas pelas pequenas quedas d’água da cachoeira. É só se sentar, sentir a água e relaxar.

Nesta segunda etapa, fizemos o trajeto sem banhos de cachoeira e durou cerca de uma hora. No fim, estava com o corpo exausto e toda molhada! Ao mesmo tempo, me sentia leve e renovada.

Cachoeira da Cutia

Dicas para o passeio

• Sempre preste atenção nas instruções do guia que acompanha o trajeto;
  • Leve repelente;
  • Use protetor solar;
  • Não esqueça sua garrafa com água – ela será essencial durante o passeio;
  • Vá com roupas leves que possam ser molhadas ou roupa de banho;
  • Se quiser, leve um lanche e toalha;
  • Se optar por levar algo para a trilha, leve em uma mochila para poder ficar com as mãos livres;
  • Caso faça uso de algum medicamento específico, leve com você e avise o guia;
  • Não espere por luxo em nenhum momento, o passeio é rústico e de contato direto com a natureza;
  • Use um calçado que fique firme no pé e que não tenha sola lisa (botinas, tênis, sapatos emborrachados tipo Crocs e sandálias), e saiba que ele terminará molhado;
  • Não use joias valiosas que podem ser perdidas ou danificadas;
  • Deixe para postar as fotos e acessar as redes depois, aproveite cada minuto em meio à Mata Atlântica!

Opções de passeios

São várias as opções de passeios, expedições e trilhas com rapel do Iguassu Secret Falls, tendo todos a possibilidade de ter guias bilíngues. A experiência mais completa dura o dia todo, tem almoço incluso e permite conhecer até 10 cachoeiras. Quanto aos preços, variam entre R$ 200 e R$ 300 para turistas.

O uso de capacete e colete salva-vidas estão inclusos no valor do serviço. Para alugar sapatos é cobrado R$ 30. Outras informações estão disponíveis no site do Iguassu Secret Falls.

O que acha de incluir as Cachoeiras Secretas no seu próximo roteiro para Foz do Iguaçu? Participe nos comentários e nos conte o que achou dos passeios!