BlogDestinosDicasInternacionais

Cachoeira de fogo? Paisagem incrível pode voltar a aparecer em parque da Califórnia – saiba quando!

Já imaginou uma cachoeira onde escorre fogo? Com a ajuda da ilusão de ótica e nas condições perfeitas, uma paisagem incrível como essa quase parece real aos olhos humanos. Chamado de firefall, o fenômeno natural ocorre no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos, e tem chance de ser visto em breve pelos visitantes.
 

Assim como a aurora boreal, o firefall é um fenômeno único e surpreendente. Por isso, o parque divulga as datas que ele pode acontecer para os viajantes se programarem.

Neste ano, estima-se que a chance de ver as luzes intensas sobre as pedras será entre 10 e 27 de fevereiro, pois o ângulo da luz ao pôr do sol deve atingir perfeitamente a cachoeira – o que só acontece em meados do final de fevereiro. Veja as imagens no vídeo abaixo.

 

 

Como o fenômeno acontece

São vários os detalhes para que o cenário perfeito ocorra: a impressão de um rio de lava caindo ao longo da Horsetail Falls.

Na verdade, o evento é uma cascata de água iluminada pela luz brilhante do sol poente. Essa ilusão ocorre apenas em condições particulares: o céu deve estar claro, muita água precisa estar correndo sobre as rochas e o sol deve se pôr no ângulo correto.

Além disto, o fenômeno firefall requer neve no topo da pedreira, além de uma temperatura quente o suficiente para derreter os flocos brancos para haver água para criar a queda.

Quem quiser visitar o lugar nos dias em que o fenômeno pode acontecer, deve fazer uma reserva 24 horas antes no parque (veja os detalhes aqui).

Apesar das probabilidades, infelizmente, é impossível garantir que o fenômeno firefall acontecerá este ano, como ocorre com a maioria dos eventos relacionados ao clima.

É difícil saber exatamente quando o firefall, que dura cerca de 10 minutos, ocorre, mas a luz solar certa é a do fim do inverno e início da primavera no hemisfério norte.

Caso o fenômeno não aconteça, será uma pena, é verdade, mas não desanime e aproveite o passeio em um dos melhores parques nacionais dos Estados Unidos.

Parque Nacional Yosemite

Considerado Patrimônio Mundial, o Parque Nacional Yosemite é um dos principais parques nacionais do país e recebe anualmente cerca de três milhões de turistas, em uma área de mais de 3 mil quilômetros quadrados.

Os visitantes vão ao parque apreciar muita beleza natural. O Yosemite, pertinho de San Francisco, atrai os turistas devido aos desfiladeiros de granito, cascatas, lagos, bosques de sequoias gigantes e uma grande biodiversidade.


E aí, o que achou do fenômeno natural? Ficou com vontade de incluir a experiência no seu roteiro de viagem em algum momento da vida? Participe nos comentários!

 

Por Mari Kateivas

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog