BlogDestinosDicasNacionais

Onde fica Jericoacoara e como chegar a esse paraíso

Jericoacara é um dos destinos mais cobiçados por brasileiros e também por estrangeiros em nosso país. O lugar é ideal para quem quer a simplicidade do contato com a natureza, poder curtir um delicioso banho no mar ou em lagoas cristalinas e ainda contar com restaurantes de excelente qualidade! Pensando naqueles que deseja conhecer esse cantinho, vamos explicar melhor onde fica Jericoacoara e como chegar a esse lugar, cheio de encantos.

 

Onde fica Jericoacoara?

Jericoacoara é uma vila, e não uma cidade como muitos pensam, que faz parte da cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste do Ceará. A vila, que possui 17 mil habitantes e é cercada por dunas, está localizada a 16 km do centro de Jijoca, a cerca de 300 km de Fortaleza. A vila e seus arredores fazem parte do Parque Nacional de Jericoacoara, do qual também fazem parte as cidades vizinhas de Cruz e Camocim.

Justamente por estar cercada por uma “cordilheira de dunas” é que Jericoacoara foi por muitos anos um local de difícil acesso, que se manteve preservado. Embora tenha mudado bastante desde o período em que era apenas uma vila de pescadores, ainda hoje suas ruas são de areia, os edifícios de pequeno porte e a simplicidade impera no local. Chegar a Jericoacoara ficou muito mais fácil nos últimos anos, principalmente com a abertura do Aeroporto de Jericoacoara (JJD).

onde fica jericoacoara

Praia de Jericoacoara

Como chegar a Jericoacoara

Sem dúvidas a forma mais fácil de se chegar a Jericoacoara é através do Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD), que fica na cidade de Cruz, a cerca de 32 km da vila de Jericoacoara, um trajeto que leva 40 minutos de carro. Anos atrás as passagens para Jericoacoara podiam ser bem caras, mas atualmente é completamente viável voar diretamente para o aeroporto.

Atualmente o Aeroporto de Jericoacoara opera voos diretos da Azul partindo de Belo Horizonte e Campinas. A Gol tem voos partindo de Guarulhos e Brasília. E a Latam partindo de Guarulhos — você pode viajar a partir do aeroporto mais próximo de sua cidade, fazendo conexões nesses aeroportos.

Chegando pelo aeroporto de Jericoacoara

Após a chegada ao Aeroporto de Jericoacoara, você pode ir até a vila em transfer privado ou compartilhado e também com os táxis, que operam junto com as cooperativas locais fazendo parte do percurso em táxis convencionais e parte em um veículo 4×4. Lembre-se que entre o Aeroporto de Jericoacoara e a Vila de Jericoacoara será necessário atravessar um parque com dunas, por isso é necessário o veículo 4×4. Dentro da vila propriamente dita não é possível utilizar veículos próprios, apenas carros autorizados circulam lá dentro, e não há Uber e outros aplicativos de viagem. Todo o deslocamento dentro da vila é feito a pé.

Algumas empresas que fazem o serviço de transfer com agendamento prévio:

EMPRESA LINK
JeriTur Clique aqui
Vem pra Jeri Clique aqui
TopJeri Clique aqui
Fenix tour jeri Clique aqui
Litoral Tur Clique aqui
Potiassu Clique aqui

Chegando pelo aeroporto de Fortaleza

A segunda opção para quem vive distante da cidade e precisa pegar um voo para chegar à região é voar até o Ceará, através do Aeroporto de Fortaleza. O aeroporto tem voos diretos para diversas cidades do país e fica a cerca de 300 km da vila de Jericoacoara.

Para fazer o percurso entre o Aeroporto de Fortaleza e Jericoacoara, você pode utilizar as seguintes opções:

  • Transfer compartilhado ou privado entre o Aeroporto de Fortaleza e Jericoacoara. Esse percurso é feito em veículos 4×4, geralmente uma Hilux e parte diretamente do aeroporto até a vila. O transfer compartilhado para uma pessoa custa em torno de R$200.
  • Ônibus da Expresso Guanabara: os ônibus passam pelo aeroporto de Fortaleza em 5 horários diários. Primeiro é feito o trajeto no ônibus até Jijoca de Jericoacoara, local onde os passageiros trocam o veículo por um 4×4 para atravessar as dunas e complementar o trajeto. Os preços se iniciam em R$65,20.
  • De carro próprio:  A melhor opção para quem parte de Fortaleza é pegar a rodovia CE-085, também conhecida como Estruturante. A estrada levará até Jijoca de Jericoacoara ou até a Vila do Preá (você pode escolher qual caminho tomar). A partir desses lugares, pode ser uma boa ideia contratar um guia para indicar o melhor caminho a seguir, já que as trilhas até Jeri são de areia e não têm sinalização. Tome cuidado ao realizar o trajeto de carro sozinho pelas dunas, especialmente à noite porque o carro pode atolar ou se perder. Lembre-se também que você não poderá circular com carro próprio em Jeri e terá que deixar o veículo em um estacionamento na entrada da vila; por isso, ir de carro próprio acaba não sendo uma opção tão viável.

Importante: qualquer que seja a sua forma de chegar a Jericoacoara, saiba que é necessário pagar uma taxa de turismo, cujo valor varia de acordo com os dias de permanência.  Para evitar filas você pode fazer o pagamento da taxa previamente, pela internet!

como chegar jericoacoara

Fim de tarde em Jericoacoara

 

 

Por Camille Panzera

You may also like

Leave a reply

More in Blog