BlogDestinosDicasDiversas

12 destinos brasileiros perfeitos para entrar no clima mágico do Natal!

O Natal 2022 já tá com o pezinho na porta e a gente decidiu reunir as celebrações que estão ocorrendo em várias cidades do Brasil para comemorar esse período cheio de luzes e cor. Aproveite para avaliar se vale passar essa época do ano viajando com a família em um desses destinos!
 

1. Gramado, Rio Gramado do Sul

Não poderíamos começar essa lista por outro destino! O Natal Luz de Gramado é o maior festival natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, com uma programação completa para todas as idades

Os shows do Natal Luz 2022/2023 de Gramado pretendem despertar as nossas memórias natalinas mais íntimas – até 29 de janeiro de 2023. Luzes e estrelas… Bengalas de açúcar e biscoitos… Todas essas referências espalhadas nas decorações pela cidade, prontas para encantar o público! Mesmo quem já esteve por lá durante esse período vai se surpreender com os detalhes deste ano, porque é tudo totalmente novo.

O Natal Luz conta com diversas atrações gratuitas! Uma delas é o tradicional Acendimento das Luzes que ocorre diariamente, às 20h. Como de costume, o show vai rolar em frente ao Palácio dos Festivais e narrará a história de alguns personagens tradicionais do Natal.

2. Holambra, São Paulo

A arquitetura tipicamente holandesa se funde à decoração natalina no Natal de Holambra, no interior de São Paulo, que vai até o dia 18 de dezembro com mais de 800 mil microlâmpadas e novidades para os visitantes do evento.

Holambra, a cidade das flores, vai se transformar também na cidade do Natal. O Parque da Expoflora, que anualmente recebe a maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, agora está pronta para receber o evento natalino.

3. Campos do Jordão, São Paulo

Em mais um ano, Campos do Jordão será o encantador cenário de Natal da Serra da Mantiqueira, com atrações para visitar e registrar em belas fotos. A rica programação do Natal dos Sonhos 2022 movimenta a região até 8 de janeiro de 2023. Entre os destaques estão ornamentos para o Portal da cidade, as Praças da Abernéssia e do Capivari e, pela primeira vez, para o Parque do Capivari.

Você também encontrará no município a Casa do Papai Noel na Montanha. Ela fica aberta o ano inteiro, mas, perto do Natal, vira um passeio imperdível para fazer com as crianças. Ainda mais porque, em novembro e dezembro, tem dias em que o Papai Noel dá as caras em pessoa – é possível consultar as datas por aqui.

Esse é um espaço temático que fica na Rua do Bosque, no Alto do Capivari. Era, no passado, uma casa comum – ali morava a família que fundou a atração. Cada cômodo foi ambientado para ganhar a cara do casal Noel. 

4. Ouro Preto, Minas Gerais

As luzes já começaram a tomar conta e deixar ainda mais bela a histórica Ouro Preto. Pela primeira vez, a cidade mineira ganhou o chamado Natal Luz. Com programação até 8 de janeiro de 2023, moradores e turistas podem curtir muita iluminação e atrações culturais com a temática “História e Magia”.

Inspirado na festa natalina de Gramado, o Natal Luz de Ouro Preto conta com uma árvore iluminada com mais de 18 metros de altura (mais alta que um prédio de oito andares), em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico da cidade. 

natal-luz-ouro-preto-capa

5. Socorro, São Paulo

Localizada no Circuito das Águas Paulistas, Socorro está nos pés da Serra da Mantiqueira, pertinho de Minas Gerais. A cidade com casarões antigos e fazendas de café também é conhecida por ser uma região para quem procura ecoturismo e esportes de aventura, como rafting e canoagem, por exemplo.

Mas, quando chega o fim do ano, os turistas vão a Socorro para também curtir o evento Luzes de Natal, que nesta edição vai funcionar até 8 de janeiro de 202 com programação cultural gratuita.

6. São Paulo, São Paulo

Está chegando mais um tradicional e mágico Natal no Parque do Ibirapuera. Realizado entre os dias 3 e 26 de dezembro, o Natal de 2022 tem como tema “Uma Aventura no Parque Encantado”, que busca destacar a rica fauna e flora que compõem o ambiente deste que é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de São Paulo.

Em 2022, além do espetáculo no lago do Ibirapuera – com efeitos holográficos, a grande novidade é que o Parque contará com mais de 100 árvores especialmente iluminadas para criar um cenário encantado. Saiba mais aqui.

7. Canela, Rio Grande do Sul

A 35ª edição do Sonho de Natal de Canela, na Serra Gaúcha, segue até o dia 15 de janeiro de 2023 e pretende receber milhares de visitantes. O evento natalino encanta a todos unindo música, teatro, dança, performance de rua, projeções, efeitos visuais e lindas decorações, além de divulgar o potencial turístico, não somente da cidade de Canela, mas também de toda a Serra.

8. Guararema, São Paulo

Não vai para o NatalLuz de Gramado esse ano? Que tal visitar uma cidade encantadora toda decorada para o Natal pertinho de São Paulo? Guararema, localizada a 80 km da capital paulista, é famosa pelo festival Guararema Cidade Natal. O Cidade Natal 2022 terá como tema “A Magia volta a Brilhar”.

Neste ano, as decorações poderão ser vistas em 12 prédios, 5 quilômetros de ruas e vias, sete praças e parques, além de oito árvores de Natal espalhadas pela cidade. 

9. Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Quem for à Serra Gaúcha no fim do ano para participar do Natal Luz dee Gramado e do Natal em Canela poderá também aproveitar as festas natalinas de Nova Petrópolis. Com o tema Magia do Natal na Cidade dos Elfos, o evento terá 73 dias de atrações na Praça das Flores, Rua Coberta e outros espaços da cidade. A programação já começou e segue até o dia 8 de janeiro. 

Além das sessões diárias do show de som e luz “Brilha Nova Petrópolis”, centenas de artistas estarão envolvidos nas apresentaçòes culturais, que acontecerão principalmente nos 11 finais de semana do evento. 

10. Blumenau, Santa Catarina

Neste ano a charmosa Blumenau tem como tema da decoração de Natal: “Um caminho para Lapônia.” Serão reunidos elementos-chave que caracterizam um típico Natal nórdico, a produção está prometendo encantar o público numa verdadeira viagem à terra do Papai Noel.

O evento é realizado no Parque Vila Germânic, onde ocorre a famosa Oktoberfest de Blumenau, até 15 de janeiro de 2023. Entre as novidades está a animação blumenauense Boris e Rufus, grande sucesso exibido em 100 países e em seis idiomas, que também estará presente no Natal em Blumenau, desta vez, com os personagens participando da cenografia, imersos na cultura da Lapônia.

natal-blumenau

11. Foz do Iguaçu, Paraná

O Natal de Foz do Iguaçu começará com o cronograma um pouco mais tarde, com as atrações natalinas a partir de 1° de dezembro, na Praça da Paz. Os turistas que visitarem a cidade que abriga as Cataratas do Iguaçu poderão aproveitar da programação cultural, iluminação e feirinha de artesanato.

Dentre as atrações estão a decoração temática, que ficará instalada até 5 de janeiro, uma árvore de 26 metros de altura e um túnel de luzes com projeção sonora na Rua Barão do Rio Branco. Veja mais detalhes no site da prefeitura.

Natal de Água e Luzes de Foz do Iguaçú

12. Curitiba, Paraná

Desde 2017, o Natal de Curitia transforma a capital com suas luzes e programações culturais. As atrações ocorrem em diferentes pontos da cidade, com muita música, teatro e decorações especiais.

Com o tema Celebre a Vida, até 23 de dezembro, a programação reunirá mais de 130 atrações gratuitas, sendo quase todas ao ar livre. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro.

São várias as apresentações de encher os olhos, uma delas é a do Palácio Avenida, com o coral de crianças nas janelas do prédio. As principais atrações e programação você confere aqui.

Bônus: Mágico Natal da Disney (com comidinhas e bebidas grátis)

Além dos destinos nacionais, incluímos esse bônus porque se trata nada mais nada menos do que a Disney!

O lugar mais mágico do mundo também tem o Natal mais mágico do mundo. O Natal da Disney é uma atração à parte e, quem está pensando em viajar para os parques de Orlando, já pode considerar ir entre novembro e dezembro para aproveitar todo o clima natalino da Disney.

A decoração dos parques muda, o cardápio ganha novos itens, personagens ganham roupas especiais e, olha só, tem até comidinhas e bebidas de graça para quem visita a Festa de Natal da Disney no Magic Kingdon em dias específicos.


E aí, se animou para aproveitar alguma das atrações natalinas? Sabe de outro destino que capricha nas atrações de Natal? Participe nos comentários!

 

Por Mari Kateivas 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog