CONHEÇA VENEZA
No centro da Laguna Veneta está Veneza, uma cidade-labirinto, entrecortada por canais e que se abre para o mar Adriático. Famosa rota comercial desde o século 10, a cidade também está, hoje, na rota dos navios que fazem cruzeiros pelo Mediterrâneo. Um dos destinos mais procurados da Itália, recebe turistas principalmente durante o verão e em fevereiro, quanto ocorre o conhecido Carnaval de Veneza. Seja caminhando pelas ruas estreitas ou passeando de gôndola pelos canais, a cidade mostra seus encantos históricos e suas paisagens únicas.
O QUE FAZER/O QUE NÃO PODE DEIXAR DE FAZER
Faça um passeio de gôndola pelos canais de Veneza.
ATRAÇÕES NOTURNAS
O Spritz é o drinque famoso por ali, e vale a pena sentar em algum bar para experimentá-lo. O entorno da Piazza San Marco é cheio de opções e lugares famosos, como o Harry’s Bar. O Campo Santa Margherita também é um dos pontos mais agitados da cidade durante a noite, abrigando bares disputados, como o Café Noir.
COMPRAS
O circuito de compras mais conhecido entre os turistas é o das lojas nas proximidades da Piazza San Marco, na entrada do Grand Canal, onde estão as marcas italianas mais famosas. Ali também estão lojas de máscaras e peças em vidro feitas artesanalmente, suvenires disputados na cidade. Outra opção é ir para a zona de Cannaregio, por exemplo, que reúne butiques e pequenas lojas com os mais variados perfis.
CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES
Carnaval (fevereiro)
Festa di Primavera (abril)
Festa della Sensa (maio)
Bienal de Veneza (novembro)
COMO CHEGAR
O Aeroporto de Veneza fica a 12 quilômetros da cidade e recebe voos principalmente de cidades europeias – do Brasil, é necessário pegar um voo com conexão para Veneza. Quem viaja de trem desembarca na Stazione di Santa Lucia.
A MELHOR ÉPOCA PARA IR
Entrecortada por canais, Veneza costuma ter um período de chuvas, cheias e alagamentos entre novembro e abril. Portanto, melhor visitar a cidade entre maio e junho ou setembro e outubro, períodos sem chuvas e com temperaturas moderadas.