Nossa leitora Talita Sara se apaixonou pelo país desde a primeira viagem e transformou suas idas e vindas ao país em profissão, montando uma agência de viagens especializada no destino. Confira as dicas de pontos turísticos da Terra Santa pelo olhar de uma especialista e aproveite sua viagem a esse pequeno e belo1 país!
A chamada Terra Santa é uma região formada por áreas em Israel, na Cisjordânia e na Jordânia, em que as principais religiões monoteístas (judaísmo, islamismo e cristianismo) acreditam ter ocorrido várias histórias bíblicas.
Para um país extremamente pequeno, Israel é surpreendentemente diversificado. Quase em qualquer lugar neste país você encontrará locais religiosos e históricos mencionados na Bíblia, ruínas romanas antigas, bem como outras ruínas arqueológicas que datam de milhares de anos. Israel tem ótimas praias, boas oportunidades ao ar livre e uma cena cultural sofisticada. Abaixo, uma visão geral dos locais que mais gosto em Israel e aconselho os viajantes a conhecerem:
Jerusalém
O coração de Israel bate forte em Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada uma cidade sagrada por três grandes religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo. Sua histórica Cidade Velha é dividida em quatro partes: judia, cristã, armênia e muçulmana.
Capital de Israel e maior cidade daquele país, Jerusalém é um convite à imersão nas tradições. Aliás, “segundo a tradição” talvez seja uma das frases mais ditas por lá. Independente do tipo de turismo que você busca, em Jerusalém a tradição sempre estará contigo.
Os nomes que permeiam as ruas são tão familiares que é fácil sentir-se parte da fé que envolve o local. Você poderá seguir os caminhos de Jesus pela Via Sacra (ou Via Dolorosa); visitar o que restou do antigo Templo de Salomão, hoje conhecido como Muro das Lamentações; e avistar a Esplanada das Mesquitas enquanto acompanha um lindo pôr do sol do alto do Monte das Oliveiras.
Nazaré
A maior cidade da Galileia, é conhecida como a capital árabe do país porque seus moradores são predominantemente cidadãos árabes de Israel. Nazaré é um destino de peregrinação para os cristãos porque a Bíblia diz que foi a casa de José e Maria e, portanto, o lar de infância de Jesus. Esta cidade antiga é onde o anjo Gabriel apareceu para dizer a Maria que ela daria à luz a Jesus. Por causa disso, Nazaré é às vezes chamada de berço do cristianismo. Tome tempo também para caminhar pelas ruas pitorescas e visitar o colorido mercado local.
Cesareia
É antiga e nova. Foi fundada por Herodes, o Grande, em homenagem a César Augusto, que lhe deu a cidade. Em 1952, tornou-se a única cidade em Israel a ser governada por uma corporação privada. Você também encontrará mais ruínas andando pela cidade antiga ou talvez queira fazer uma re-promulgação de corridas de cavalo no hipódromo. A nova Cesareia é moderna e luxuosa. Talvez você queira tomar sol nas praias, jogar golfe ou assistir ao festival anual de jazz.
A cratera de Ramon
É a maior das três crateras de erosão encontradas no deserto de Negev. Acredita-se que o relevo geológico tenha começado a se formar há milhões de anos, quando o oceano começou a retroceder. Rodeada por montanhas, a cratera colorida tem mais de 450 metros de profundidade e quase 40 km de comprimento. A maior cratera de erosão do mundo é acessível ao público; você pode olhar o terreno variado enquanto caminha, anda de bicicleta ou dirige através dele. Os campistas podem se hospedar em um acampamento administrado por beduínos.
Haifa
Israel pode ser um Estado judeu, mas é outra religião que atrai visitantes a Haifa, a terceira maior cidade do país. Localizada no Mediterrâneo, a maior atração turística desta bela cidade é o Centro Mundial Baha’i, com seu santuário e belos jardins. Haifa é principalmente uma cidade portuária e industrial, mas oferece uma variedade de coisas para fazer. O Museu de Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel é o museu mais visitado. Haifa tem praias agradáveis e é um bom lugar para surfar e navegar.
Mar da Galileia
É o mais baixo lago de água doce da Terra e o segundo lago mais baixo do mundo – o mais baixo é o Mar Morto, de água salgada. É um destino popular para os peregrinos cristãos que querem ver onde Jesus andou sobre as águas. A trilha de caminhada de Jesus, com 65 quilômetros de extensão, que visita lugares onde Jesus trabalhou em seu ministério, é outro atrativo. As pessoas também vêm de todo o mundo para serem batizadas no igualmente famoso rio Jordão.
Tel Aviv
A segunda maior cidade de Israel, é o centro financeiro do país. Tel Aviv é conhecida como uma cidade de festa, que não dorme. A cidade abriga a ópera nacional e a orquestra filarmônica. É também um destino famoso por ser considerada uma cidade amiga da comunidade LGBTQIA+. Suas praias do Mediterrâneo são algumas das melhores do mundo. A cidade tem vários museus excepcionais, incluindo Beth Hatefulsoth, que conta a história da perseguição judaica ao longo dos tempos.
Eilat
É uma cidade portuária antiga no Mar Vermelho desde os dias do rei Salomão. Suas suntuosas praias e um clima árido contribuem para torná-la uma cidade resort importante. Tem alguns dos melhores mergulhos do mundo, provavelmente devido ao belo recife de coral ali localizado. Se você mergulhar, espere ver uma incrível variedade de vida marinha. Outras atrações incluem King City, um parque temático familiar de alta tecnologia baseado na Bíblia; observação de aves – Eilat está na principal rota de migração entre a Europa e a África; e o Timna Valley Park, lar dos Pilares de Salomão e a mina de cobre mais antiga do mundo.
Mar Morto
Recebeu esse nome por um motivo, é quase 10 vezes mais salgado que o oceano, tornando-se um ambiente difícil para qualquer coisa crescer e sobreviver. Está a 400 metros abaixo do nível do mar, é a elevação mais baixa em terra. A água e a lama do Mar Morto têm benefícios medicinais comprovados contra doenças severas na pele e problemas articulares. Todos os hotéis de luxo ao longo da costa têm spas de saúde, que são muitas vezes reservados por meses à frente.
Masada
Situado em um planalto no sul de Israel, com vista para o Mar Morto, Masada foi a última resistência dos judeus a cair perante Roma no final da Primeira Guerra Judaico-Romana. Hoje Masada é um símbolo do antigo Israel e um dos melhores exemplos de fortificações romanas remanescentes. Há um teleférico para aqueles que não gostam de tomar um dos vários caminhos diferentes que levam até a colina.
E você, já foi ou pretende viajar para a Terra Santa? Deixe seu comentário!
Redação