A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e da São Paulo Turismo, lançou o Roteiro Temático de Carnaval, com apoio da Liga das Escolas de Samba. Trata-se de um roteiro que fará com que o público possa conhecer os detalhes do Carnaval na cidade, incluindo o que ocorre nas quadras durante o ano, desde os preparativos, a escolha dos sambas-enredo, os ensaios, até os segundos que antecedem a sirene final, aquela que autoriza a entrada da escola na avenida.

Divulgação/SPTuris

O roteiro apresenta ainda os elementos e pessoas chave que compõem o desfile: alas, alegorias, puxadores, passistas, mestres-salas e porta-bandeiras, bateria, mestre de bateria, rainha, princesas, madrinhas e muito mais.

“Você vai conhecer as quadras das escolas, a nossa Corte do Carnaval, sem esquecer, claro, da velha-guarda do samba, o verdadeiro baluarte do Carnaval. Lá também estão todas as letras dos sambas-enredo das escolas do Grupo Especial de 2022. Assim você poderá aprender e cantar junto durante os desfiles”, explica o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.

Apesar de “fora de época”, a cidade celebra seu Carnaval com os Desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo do Anhembi neste mês de abril. Os Desfiles são um dos 25 eventos estratégicos do Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo.

O roteiro de carnaval resgata ainda algumas tradições, como as bandas e blocos do Pré-Carnaval que acontecem pelas ruas da cidade, e a Eleição da Corte, evento que acontece todo ano, semanas antes do Carnaval, e que escolhe o Rei Momo, a Rainha e as Princesas do Carnaval, além do Cidadão e Cidadã-Samba.

ROTEIROS TEMÁTICOS
Esse é o 16° Roteiro Temático preparado pela SPTuris. Todos estão disponíveis gratuitamente para download no site www.cidadedesaopaulo.com.

Conheça os roteiros: Independência do Brasil; Afro; Mirantes; Cidade Criativa; O Café a História da Cidade; Arte Urbana; Arquitetura pelo Centro Histórico; Ecoturismo e Agroecologia; Futebol; Geek; Zona Leste; Polo de Ecoturismo; São Paulo e suas Faces; Fé e Espiritualidade;100 Anos da Semana de Arte Moderna.

Por Artur Luiz

You may also like

Leave a reply

More in Blog