Com a anunciada reabertura dos Estados Unidos para viajantes vindos do Brasil a partir de novembro, a NYC & Company, organização oficial de marketing turístico para os cinco distritos da cidade de Nova York, começou a anunciar suas novidades e a incentivar a todos a desfrutar com segurança de uma seleção de experiências e lugares para visitar.
Divulgação/Robert BensonAté 31 de outubro, o Jardim Botânico de Nova York, no Bronx, oferece a amostra “Kusama Natureza Cósmica”
“À medida em que a cidade de Nova York se recupera e os visitantes retornam aos nossos bairros vibrantes nos cinco distritos, inúmeras novas atrações estão disponíveis, reforçando nossa mensagem para os viajantes: ‘It’s time for New York’. Mantendo a tradição de renovação e reinvenção constantes de Nova York, novos produtos e infraestrutura de classe mundial unem-se aos nossos ícones mais conhecidos para manter Nova York como o destino urbano mais estimulante e acolhedor do mundo”, disse o presidente da companhia, Fred Dixon.
Para a presidente e CEO da Interamerican Network, representante da NYC & Company no Brasil, Danielle Roman, NY sempre esteve na lista de desejos dos viajantes brasileiros. “Seja para conhecer pela primeira vez ou para visitar inúmeras vezes, a lazer ou a negócios, Nova York encanta pela diversidade de atrações, para todos os bolsos. Um destino cinematográfico, que traz lembranças boas mesmo quando visitamos pela primeira vez”.
Confira abaixo um resumo das principais novidades nos cinco distritos em 2021, por categoria.
INFRAESTRUTURA
- Inaugurado no início deste ano, o Moynihan Train Hall é um saguão de estação ferroviária que, em 2023, também estará conectado ao High Line por uma via elevada.
- O centro de convenções Javits Center concluiu sua expansão de mais de 36 mil metros quadrados, incluindo um terraço ao ar livre e um telhado verde que serve como hábitat para a vida selvagem da região.
- O Terminal B redesenhado do Aeroporto LaGuardia apresenta 35 novos portões de embarque, além de lojas, restaurantes e comodidades que mais do que dobram a capacidade anterior.
- Em meados de 2022, com a conclusão do novo Terminal C da Delta Air Lines, os visitantes serão recebidos por um novo aeroporto adequado para o século 21, com seus dois novos terminais conectados por um Saguão Central, apresentando as esculturas de Orfeu e Apolo, anteriormente no Lincoln Center.
- O novíssimo Terminal A do Aeroporto Internacional de Newark Liberty, 20% maior do que o anterior, terá 33 novos portões e mudanças de design e tecnologia de ponta.
ATRAÇÕES
- A montanha-russa Phoenix Family Thrill foi inaugurada em Coney Island. Com 20 metros de altura, a nova atração é a novidade do Parque de Diversões Deno’s Wonder Wheel.
- O QC NY, um novo spa criado pelo QC Terme Spas & Resorts, da Itália, será aberto este mês em Governors Island.
- Com inauguração em 21 de outubro, o Summit é o mais novo deque de observação de Nova York, no icônico novo arranha-céu One Vanderbilt. Será o ponto mais alto de Midtown, com vistas para o Chrysler Building, Empire State e Central Park e um chão de vidro a mais de 300 metros de altura.
- RiseNY, nova atração que estará disponível no final deste ano, mostrará Nova York para os visitantes explorando sua história por meio de atores ao vivo, mídia imersiva e exposições em museus, culminando com um passeio vertiginoso.
- Em meados de setembro, celebridades LGBTQ+ e autoridades realizaram uma cerimônia para dar as boas-vindas ao The American LGBTQ+ Museum, que estará localizado na Sociedade Histórica de Nova York, no Central Park West, e deve começar a ser construído no próximo ano.
MUSEUS
- Em maio, o Whitney Museum of American Art estreou Day’s End, de David Hammons, como um projeto de arte pública permanente localizado no Hudson River Park, em frente ao museu.
- Os Salões de Gemas e Minerais de Allison e Roberto Mignone totalmente repaginados foram inaugurados no Museu Americano de História Natural, em junho.
- Em exibição no Jardim Botânico de Nova York, no Bronx, até 31 de outubro, “Kusama: Natureza Cósmica” apresenta novos trabalhos da artista japonesa Yayoi Kusama.
- Inaugurado no início deste mês na 526 Sixth Avenue, “Banksy: Gênio ou Vândalo?” é uma exposição de renome mundial dedicada ao famoso artista britânico.
- “Automania”, em exibição no MoMA até 02 de janeiro de 2022, apresenta um olhar aprofundado sobre automóveis.
- “Christian Dior: Designer de Sonhos” fez sua estreia em Nova York no Museu do Brooklyn no início deste mês. A exposição, em exibição até 20 de fevereiro de 2022, cobre a história inovadora e o legado da Casa Dior.
- A Broadway voltou este mês com clássicos como O Rei Leão, Chicago e Wicked; produções mais recentes, incluindo Hadestown, Waitress, Hamilton, Come From Away; programas inéditos que vão estrear, incluindo Thoughts of a Colored Man, Diana and Mrs. Doubtfire; e mais.
- O Metropolitan Museum of Art lançou a mais nova exposição do Costume Institute, uma mostra de duas partes sobre moda em exibição até 5 de setembro de 2022.
- “Notorius RBG: A Vida e os Tempos de Ruth Bader Ginsburg (RBG)”, com estreia na Sociedade Histórica de Nova York em 1º de outubro, é baseado no popular Tumblr e no bestseller de mesmo nome.
- Greater New York, a famosa pesquisa do MoMA PS1 de artistas que vivem e trabalham na área de Nova York, retornará a Long Island City, Queens, para sua quinta edição, de 7 de outubro a 18 de abril de 2022.
- Devido ao sucesso de sua temporada de verão, a “Immersive Van Gogh Exhibit New York” retornará ao Pier 36 de 17 de novembro a 2 de janeiro de 2022, apresentando a arte de Vincent Van Gogh em uma exibição digital cativante, dando aos convidados a rara oportunidade de “entrar” no trabalho do artista.
- Além disso, “Van Gogh: The Immersive Experience”, uma exposição de arte digital de 360 graus no Skylight on Vesey, em Lower Manhattan, está em cartaz até janeiro de 2022.
- O Louis Armstrong House Museum em Corona, Queens, está passando por uma expansão física e programática para um novo centro cultural com inauguração prevista para o final do ano.
- O Victoria Theatre será inaugurado como uma adição ao icônico Apollo Theatre do Harlem no próximo ano, marcando a primeira expansão de sua história.
- O Lincoln Center e a Filarmônica de Nova York aceleraram a revitalização do icônico David Geffen Hall, que está programado para reabrir em 2022.
RESTAURANTES
- Apresentando pratos indianos, Sona abriu no início deste ano no distrito de Flatiron.
- O recém-inaugurado Hudson Smokehouse, no South Bronx, já está famoso por seu menu inspirado no sul.
- Em maio, o enorme restaurante de frutos do mar de Midtown, Le Pavillon por Daniel Boulud, abriu uma filial no novo edifício One Vanderbilt.
- O Nneji foi inaugurado em Astoria, Queens, servindo comida nigeriana.
- Localizado no bairro de Seaport, o recém-inaugurado Tagmo foi fundado pelo premiado chef Surbhi Sahni e oferece culinária indiana regional.
- A Great Jones Distilling Co. é a primeira destilaria de uísque de Manhattan em Noho que oferece tours pela destilaria e jantares harmonizados com uísque. No dia 14 de outubro, o restaurante The Grid também será inaugurado no espaço.
- Cha Kee foi inaugurado em Chinatown em meados de setembro, servindo pratos cantoneses com influência japonesa.
- O complexo de restaurantes em Manhattan West, inaugurado em 28 de setembro, oferecerá opções gastronômicas diversas.
- A equipe do L’Artusi vai abrir um bar de vinhos casual no West Village este mês, chamado B’artusi.
- O aclamado chef japonês Tadashi Yoshida abrirá o Yoshino New York, em Noho, ainda este ano.
- Melba Wilson, a chef e proprietária do Melba’s, vai abrir um novo restaurante de frutos do mar no sul do Harlem.
- Agi’s Counter, do chef Jeremy Salamon, é um restaurante com influência judaica e do Leste Europeu que será inaugurado próximo ao Prospect Park, no Brooklyn, ainda este ano.
- Em novembro, Masalawala, liderado pelo restaurateur Roni Mazumdar e pelo chef Chintan Pandya, abrirá suas portas em Park Slope, Brooklyn, e oferecerá pratos de Calcutá, Índia.
- Inaugurado em novembro, o Urbanspace Zero Irving, um prédio de escritórios de 22 andares localizado na Union Square, hospedará 13 restaurantes, um quarto dos quais são estreantes.
- Neste outono (no Hemisfério Norte), Don Cheech será inaugurado em Staten Island, onde o chef Massimo Felici, nascido em Florença, Itália, criará refeições de inspiração italiana.
- Ainda neste ano, José Andrés abrirá um posto avançado do restaurante mediterrâneo Zaytinya no novo Ritz-Carlton New York, NoMad.
AR LIVRE
- Citi Bike é agora um dos maiores sistemas de compartilhamento de bicicletas do mundo, com a expansão deste ano em Inwood e Washington Heights.
- Uma estátua de Ruth Bader Ginsburg foi inaugurada nesta primavera em City Point, no centro do Brooklyn.
- Little Island foi inaugurada no Pier 55 como um parque público gratuito.
- Em junho, o Hudson River Park inaugurou um Pier 76 redesenhado, incluindo espaço flexível ao ar livre e uma hélice do transatlântico SS United States.
- Em agosto, a NYC Ferry lançou a rota de Staten Island para Battery Park City e Midtown West.
- Em breve, a rota Coney Island (para Bay Ridge e Wall Street) e uma extensão da rota Soundview (para Ferry Point Park / Throgs Neck) serão lançadas.
LOJAS
- A RealReal foi inaugurada em Cobble Hill, Brooklyn, sua terceira loja em Nova York.
- Loeffler Randall abriu sua primeira loja no Soho.
- A primeira loja oficial de Harry Potter foi inaugurada em junho no Flatiron District.
- Na Madison Avenue poderão ser visitadas lojas como Fendi, LTD x Lizzie Tisch, Manolo Blahnik, Sleepy Jones, Akris, Brunello Cucinelli e o mais novo local para grandes mostras de arte, a Art House New York.
- A Century 21 deverá retornar aos cinco distritos ainda este ano.
EVENTOS
- A maratona TCS de Nova York está de volta este ano, aberta para espectadores. Em 7 de novembro, 33 mil corredores (60% da capacidade das provas dos anos anteriores) devem correr o percurso nos cinco distritos.
- O 95º desfile anual do Dia de Ação de Graças da Macy’s retornará com espectadores este ano, dia 25 de novembro.
Por Victor Fernandes