BlogDestinosDicasInternacionais

México vai exigir novamente visto físico de brasileiros para entrada no país

O que já estava difícil pode ficar caro e ainda mais complicado! O governo do México anunciou que deve voltar a exigir o visto físico dos turistas brasileiros para tentar frear a entrada de visitantes que chegam ao país e depois tentam imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

Além da burocracia, o visto mexicano tem um custo de US$ 48 dólares (pouco mais de R$ 250 no câmbio atual), o que deve encarecer as viagens para o país.

 
 

 

Atualmente, turistas brasileiros não precisam do visto físico para entrar no México, apenas de uma autorização obtida pela internet. Mas se tiverem o visto americano ou canadense, por exemplo, estão dispensados da exigência, que passou a vigorar no fim de 2021 e também teve como motivação o combate à imigração ilegal.

Há algumas semanas, no entanto, o Sistema de Autorização Eletrônica mexicano vem sofrendo instabilidades e muita gente não estava conseguindo tirar o visto eletrônico.

Cancún, no México

Quem precisa da Autorização Eletrônica de Viagem para o México?

Estão dispensados da autorização eletrônica de viagem para o México:

  • Aqueles que possuem visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;
  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).

Os turistas brasileiros que não se encaixam nas condições acima precisam da autorização eletrônica hoje e devem entrar na exigência do visto físico quando o decreto for publicado.

É provável que a exigência de visto físico não impacte quem já é isento da autorização eletrônica hoje. Mas temos que aguardar a publicação do decreto para confirmar essa informação.

Segundo o site El Economista, a medida vai entrar em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da Federação (DOF), que pode acontecer ainda esta semana.

Medida contra a imigração ilegal

O retorno do visto físico é um jeito que o governo mexicano encontrou de tentar parar a imigração ilegal para os Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, o Brasil é o 7º país com mais pessoas que tentam atravessar as fronteiras ilegalmente.

“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem permissão para realizar atividades não remuneradas, mas agora eles terão que buscar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, afirmou o governo mexicano.

É mais um obstáculo para os turistas visitarem destinos como Cancún, Playa Del Carmen, Cidade do México e Riviera Nayarit.


E você, o que achou da medida? Vai mudar seus planos de viagem? Comente e participe! 

 

 

Por Daniel Akstein Batista

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog