BlogDestinosDicasInternacionais

México sugere visto físico diante da instabilidade no sistema

 
Ainda sem solução definitiva para a oscilação no sistema que gera a autorização eletrônica de viagem para o México, a embaixada mexicana no Brasil emitiu um comunicado com algumas orientações de como os brasileiros com viagens marcadas para o país da América Central podem contornar a dificuldade. Em resumo, a embaixada pede para que os turistas voltem a agendar e solicitar o visto físico no passaporte e procurem os consulados mais próximos para resolver a situação.

Embaixada do México elencou algumas orientações para driblar os problemas enfrentados na emissão do documento eletrônico de entrada naquele país
Embaixada do México elencou algumas orientações para driblar os problemas enfrentados na emissão do documento eletrônico de entrada naquele país
 
 
O conjunto de recomendações foi publicado pelas redes sociais da embaixada e informa o passo a passo que vale para o momento. Confira o comunicado e as dicas da embaixada logo abaixo:

“Caso a resposta para o seu pedido de Visa eletrônica seja “Não processado”, você deve ir ao consulado mexicano mais próximo de sua residência (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) e solicitar um visto físico em seu passaporte.

O visto mexicano tem um custo de US$ 48, o que varia em reais de acordo com o câmbio do mês. Este visto é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.

No caso do Consulado em Brasília, você deve solicitar um agendamento para processar seu visto por e mail: consuladomexbra@sre.gob.mx e apresentar a documentação indicada em nosso site: https://embamex.sre.gob.mx/brasil/index.php/inicio, na seção Serviços Consulares/vistos.

 

Para agendamentos no Consulado do Rio de Janeiro, escreva para tramitesrio@sre.gob.mx e para o Consulado de São Paulo, consulte as instruções desta página: https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php/component/content/article/43 .

Os requisitos para visto de visitante são:

1. Formulário do visto com fotografia recente, colorida e fundo branco.

2. Original e cópia do passaporte vigente.

3. Original e cópia dos documentos que demonstrem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses.

4. Original e cópia dos extratos bancários dos últimos três meses.

5. Original e cópia de comprovante de endereço no nome da pessoa.

6. No caso de estrangeiros, apresentar original é copia do documento que comprove estância legal no Brasil (RNM).

Menores de idade deverão apresentar-se com os pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.”

ENTENDENDO O CASO

As recomendações da embaixada são para solucionar um problema identificado no começo de junho, com o sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração do México. Essa tecnologia começou a enfrentar oscilações e os turistas acabavam não conseguindo concluir seus cadastros para emissão dos documentos que autorizassem a entrada naquele país.

As dificuldades permaneceram durante as últimas semanas e o  Ministério das Relações Exteriores do Brasil agiu pedindo solução para o episódio.O governo mexicano, contudo, ainda não deu prazo para solucionar a questão.

 
 
 
Por Filip Calixto

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog