“Caso a resposta para o seu pedido de Visa eletrônica seja “Não processado”, você deve ir ao consulado mexicano mais próximo de sua residência (Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília) e solicitar um visto físico em seu passaporte.
O visto mexicano tem um custo de US$ 48, o que varia em reais de acordo com o câmbio do mês. Este visto é válido por 180 dias a partir da data de emissão para entrar no México.
No caso do Consulado em Brasília, você deve solicitar um agendamento para processar seu visto por e mail: consuladomexbra@sre.gob.mx e apresentar a documentação indicada em nosso site: https://embamex.sre.gob.mx/brasil/index.php/inicio, na seção Serviços Consulares/vistos.
Para agendamentos no Consulado do Rio de Janeiro, escreva para tramitesrio@sre.gob.mx e para o Consulado de São Paulo, consulte as instruções desta página: https://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php/component/content/article/43 .
Os requisitos para visto de visitante são:
1. Formulário do visto com fotografia recente, colorida e fundo branco.
2. Original e cópia do passaporte vigente.
3. Original e cópia dos documentos que demonstrem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses.
4. Original e cópia dos extratos bancários dos últimos três meses.
5. Original e cópia de comprovante de endereço no nome da pessoa.
6. No caso de estrangeiros, apresentar original é copia do documento que comprove estância legal no Brasil (RNM).
Menores de idade deverão apresentar-se com os pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.”
ENTENDENDO O CASO
As recomendações da embaixada são para solucionar um problema identificado no começo de junho, com o sistema eletrônico do Instituto Nacional de Migração do México. Essa tecnologia começou a enfrentar oscilações e os turistas acabavam não conseguindo concluir seus cadastros para emissão dos documentos que autorizassem a entrada naquele país.
As dificuldades permaneceram durante as últimas semanas e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil agiu pedindo solução para o episódio.O governo mexicano, contudo, ainda não deu prazo para solucionar a questão.