BlogDestinosDicasInternacionais

Máscaras deixarão de ser obrigatórias nos voos na Europa!

As máscaras deixarão de ser obrigatórias nos aeroportos e voos dentro da União Europeia na próxima segunda-feira. A decisão foi anunciada hoje pela Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

 

Em comunicado as duas instituições balizam a decisão: “a atualização do Protocolo Conjunto sobre Segurança Sanitária na Aviação tem em conta os últimos desenvolvimentos da pandemia, em particular os níveis de vacinação e a imunidade adquirida naturalmente e o levantamento das restrições num número crescente de países europeus.” Entretanto ressaltam: “uma máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do SARS-CoV-2, nomeadamente para pessoas mais vulneráveis.”

As novas recomendações para as viagens aéreas dentro da União Europeia já entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, 16 de maio. Mesmo assim, as regras relativas às máscaras continuarão a variar por companhia aérea e até por país. Algumas nações, como França, Portugal, Itália, entre outras, ainda obrigam o uso de máscara facial nos transportes públicos, incluindo o avião.

Temos que aguardar cada país se posicionar se vão acatar a recomendação ou não. Mesmo antes do posicionamento das instituições europeias já era comum viajar de avião sem máscara dentro da Europa. Voei na semana passada entre a Suíça e a República Checa com Easyjet sem o uso de máscara. Um alívio na retomada da normalidade.

Vale recordar que recentemente a Justiça Federal dos Estados Unidos suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões. As principais companhias aéreas norte-americanas não estão mais exigindo esse item de segurança sanitária em seus voos.

 

 

Por Rafael Castilho 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog