Trabalhar em parceria com influenciadores digitais pode tornar o seu hotel mais atrativo e popular. Isso porque influenciadores digitais na hotelaria são uma forma eficiente de alcançar centenas de pessoas em redes sociais.

Como eles possuem um público segmentado, é possível usar esse contexto para se comunicar com os consumidores certos na internet e fazer deles, seus futuros hóspedes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entender o que são influenciadores digitais? Descobrir se existem outros benefícios em trabalhar em parceria com influenciadores digitais na hotelaria? Conhecer os pontos mais importantes a se observar antes de fechar um contrato?

Continue lendo e saiba tudo isso para usar em seu negócio e gerar excelentes resultados em reservas!

O que são influenciadores digitais?

Influenciadores digitais são pessoas ou grupos que alcançam um grande nível de popularidade na internet. Eles compartilham conteúdo de forma recorrente, em plataformas digitais, como Youtube, Instagram e blogs, e acabam atraindo um público fiel que os segue massivamente.

Essas personalidades são chamadas de influenciadores digitais porque o conteúdo que compartilham costuma modificar o comportamento das pessoas que o seguem. As informações que geram por meio da internet pode fazer com que muitos pensem, ajam, comam ou se vistam diferentemente do que de costume.

Para um hotel que deseja ter uma boa reputação online, fechar parcerias com os influenciadores é uma ótima opção para atrair e converter mais hóspedes. Mas você sabe com qual influenciador o seu hotel ou pousada deve fechar uma parceria?

Por que uma parceria com influenciadores digitais pode trazer benefícios para seu hotel?

Em 2016, a Experticity , uma rede americana de influenciadores, financiou um estudo sobre o impacto do marketing de influência. A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Jonah Berger, autor best-seller do livro Contagious e professor de marketing da Wharton School, em parceria com o Keller Fay Group, referência em estudos de marketing boca-a-boca. A pesquisa traz dados interessantes:

  • 88% dos entrevistados relataram ter alta probabilidade de seguir uma recomendação feita por um influenciador.
  • 82% dos consumidores são mais propensos a seguir a recomendação desse mesmo influenciador, do que a ouvir uma pessoa comum.

Benefícios dos influenciadores digitais na hotelaria

Poder contar com influenciadores digitais na hotelaria tem outros benefícios, além de alcançar pessoas mais propensas a comprar de você. Com a internet, é possível promover um marketing boca-a-boca altamente segmentado, com amplo alcance e maior poder de persuasão. Conheça esses benefícios agora!

Segmentação

Trabalhar em parceria com influenciadores digitais permite você se comunicar com um público mais propenso a ouvir sua mensagem. Você seleciona influenciadores que geram conteúdo relacionado ao seu segmento de mercado, isto é, falam de acordo com a “pegada do seu hotel” e alcança as pessoas certas.

Além disso, é possível trabalhar em parceria com influenciadores que geram conteúdo nas redes sociais que os seus consumidores mais utilizam. O poder de segmentação varia não somente pelo tema, mas também pelo canal de comunicação.

Amplo alcance

Uma parceria com influenciadores digitais também ajuda você a alcançar muito mais hóspedes com sua comunicação. Existem influenciadores digitais que geram conteúdo que rapidamente se espalham e alcança milhares de usuários na internet.

Além desse alcance, influenciadores possuem uma audiência fiel que acompanha e compartilha o conteúdo que eles publicam semanalmente. Isso favorece o compartilhamento de conteúdos gerados através da parceria com o seu hotel ou pousada.

Maior poder de persuasão

Uma parceria com influenciadores digitais também torna a sua comunicação mais persuasiva. Por terem uma audiência fiel, os influenciadores são capazes de conquistar o coração de seus seguidores facilmente.

E usar um influenciador para falar sobre determinado produto que você vende, aumenta a chance dessas pessoas ouvirem a mensagem e confiarem no seu serviço.

Principalmente quando esses são os chamados “micro-influenciadores”. Conheça mais sobre eles abaixo!

Micro-Influenciadores

Os micro-influenciadores digitais são versões mais segmentadas dos influenciadores com um maior potencial de engajamento e ideal para determinadas ações na internet.

Apesar de possuírem um menor número de seguidores, eles costumam ter uma comunicação mais personalizada com seus seguidores e a taxa de confiança é alta.

Isso favorece parcerias para anúncios de produtos e/ou serviços. Como a comunicação é mais “íntima” e mais real possível, seus seguidores além de acompanhar frequentemente o que é compartilhado, confiam nesses micro-influenciadores.

Existem cuidados a se tomar na hora de fechar parcerias com influenciadores digitais?

Existem alguns pontos que você deve observar antes de fechar uma parceria com influenciadores digitais. Confira esses cuidados a seguir.

Conhecer o perfil dos influenciadores

Antes de fechar uma parceria, conheça o perfil dos influenciadores.

  1. Saiba se o conteúdo dele tem relação com o seu hotel ou com os serviços que você pretende promover.
  2. Pesquise sobre as plataformas digitais onde eles exercem mais influência. Considere-se um futuro hóspede do seu hotel e navegue nessas redes sociais.
  3. Procure saber se há histórico de má reputação. Eles irão representar a sua marca e você precisa saber se eles possuem um perfil que se alinha com seus valores e crenças.

Pesquisar sobre o público seguidor

Também é importante conhecer o perfil das pessoas que seguem esses influenciadores. Pesquise sobre idade, sexo, profissão e considere se elas representam a persona do seu hotel. Fazendo isso, você evita se comunicar com pessoas que não são propensos a se hospedar no seu hotel ou pousada.

Analisar o histórico de engajamento

Pesquise sobre o histórico de engajamento entre o influenciador e as pessoas que o seguem nas redes sociais. Vá além de dados visíveis, como likes, comentários e compartilhamentos.

Descubra se o conteúdo desse influenciador é relevante e se tem construído uma base de seguidores fiéis. Afinal de contas, você está em busca de influenciadores capazes de formar opinião e novos hábitos de consumo.