BlogDestinosDicasInternacionais

Conheça as 16 cidades mais antigas Europa, algumas com mais de 7 mil anos de história

É unanimidade entre os viajantes: se quer uma viagem repleta de história e diferentes culturas a Europa é o destino certo. No Velho Continente há vestígios de civilizações há milhares e milhares de anos. Cada cantinho do continente tem uma história fascinante para contar e artefatos históricos para exibir. Mas quais são as cidades mais antigas da Europa? Mesmo entre os especialistas há algumas divergências em relação às datas de fundação. Conheça abaixo as 16 cidades mais antigas da Europa e ainda as mais velhas do mundo e do Brasil.
 

 

Cidades mais antigas da Europa

16. Erevan – Armênia

Iniciamos a lista das cidades mais antigas da Europa com a capital da Armênia que foi fundada um pouco antes de Roma, em 782 a.C.. O local foi importante ponto mercantil entre a Ásia e a Europa. Erevan foi muito disputada sendo tomada pelos assírios, romanos, bizantinos, persas, árabes, mongóis e turcos. Nos últimos anos a cidade tem renascido para o turismo e tem recebido visitantes que buscam decifrar a cultura armênia.

15. Zadar – Croácia

Zadar, na Croácia, é conhecida pelas ruínas romanas e venezianas deixadas pelos seus antigos invasores. Na costa do Mar Adriático, a cidade foi fundada em 900 a.C.. Além de romanos e bizantinos, nos séculos XVII e XVII, o local foi objeto de disputas entre venezianos, turcos e franceses. Um dos grandes atrativos é o fórum da era romana e o Convento de Santa Maria, do século XI, com artes religiosas que datam do século VIII.

antiga cidade Europa

Zadar, Croácia

14. Mtskheta – Geórgia

Situada pertinho da capital Tbilisi, Mtskheta foi fundada há 3 mil anos e é o berço do Cristianismo no país. Em 2014, foi considerada “Cidade Sagrada” pela Igreja Ortodoxa georgiana e é Património Mundial da Unesco desde 1994. Na cidade é possível encontrar vestígios do século X a.C.. Mtskheta chegou a ser a capital do antigo Reino da Ibéria (não confundir com a Península Ibérica formada por Portugal e Espanha), no tempo dos romanos. Mas no início do século VI, o Rei Dachi I Ujarmeli resolveu transferir a capital do reino para Tbilisi, por possuir uma melhor defesa.

cidade europeia mais antiga

Mtskheta, Geórgia

13. Mytilene – Grécia

Pertinho da costa turca, Mytilene é capital da ilha grega de Lesbos. Durante Guerra de Tróia entre 1300 e 1200 a.C. a cidade já era descrita pelo poeta Homero. Além das praias e da ótima gastronomia, a região é repleta de atrativos como edifícios neoclássicos, museus arqueológicos, castelo, a igreja de São Simeon e o Mosteiro de São Rafael.

cidades europeias mais antigas

Mytilene, Grécia

12. Cádis – Espanha

A antiga cidade portuária de Cádis, no sudoeste da Espanha, foi fundada aproximadamente em 1.100 a.C. pelos fenícios do Tiro, do Líbano, que a chamavam de “Gadir”. A sua localização privilegiada lhe serviu para entrar na história, pois foi de lá que Cristóvão Colombo partiu para uma de suas viagens rumo à América. Não deixe de visitar a Catedral de 1700, os Castelos de São Sebastião de 1600 e o de São Marcos, as ruínas de um teatro romano e caminhar pelo belo centro histórico.

cidade mais antiga da europa

Cádis, Espanha

11. Lisboa – Portugal

A capital portuguesa, queridinha pelos brasileiros, aparece no TOP16 das cidades mais antigas da Europa. Os primeiros assentamentos em Lisoa e seus arredores datam de aproximadamente 2.500 a.C., mas os detalhes sobre os primeiros habitantes são bem escassos. Os fenícios chegaram por volta de 1.200 a.C. e parte do seu legado foi encontrado em escavações arqueológicas próximas ao Castelo de São Jorge e da Catedral. Lisboa é a cidade mais velha do oeste europeu e a segunda capital mais antiga da Europa.

Hoje Lisboa atrai milhares de turistas que buscam na sua arquitetura, gastronomia e cultura aproveitar o que há de melhor na cidade. 

10. Cálcis – Grécia

Quando os primeiros habitantes chegaram a esta cidade grega? No mínimo no ano 1300 a.C.. Cálcis chegou a ser descrito por Homero no poema Ilíada, em que ele escreveu supostamente no ano 762 a.C.. Registos académicos mostram que a cidade foi fundada como uma colônia de Atenas, antes da Guerra de Troia, que acredita-se ter ocorrido entre os séculos 12 e 13 a.C. É o principal povoado da ilha de Eubeia, onde passa o estreito Euripo, o canal que separa a ilha da parte continental grega. Com isto, Cálcis é a décima cidade mais antiga da Europa.

capital mais antiga da europa

Cálcis, Grécia

9. Larnaca – Chipre

A atual Larnaca fica hoje no que um dia foi a Kition/Citiumm colonizada por fenícios. Diz a história que os primeiros habitantes chegaram a cidade no ano 1300 a.C.. Sempre foi considerado um porto importante devido a sua localização estratégica no Mediterrâneo oriental. O local é muito procurado por turistas que buscam bons preços e magníficas praias do Chipre.

cidades mais antigas da europa

Larnaca, Chipre

8. Kutaisi – Geórgia

Evidências arqueológicas demonstram que a cidade funcionou como a capital do Reino da Cólquida no 2º milénio a.C.. Hoje é a terceira cidade mais populosa da Geórgia. Entre seus principais atrativos turístico está seu museu com 16 mil artefatos relacionados à história e cultura do país. Kutaisi é também o lar da bela Catedral Bagrati, patrimônio mundial da Unesco.

cidade mais antiga da europa

Catedral Bagrati, Geórgia

7. Tebas – Grécia

Diz a lenda e as evidências que Tebas foi fundada em 3.000 a.C.. Localizada na Grécia central, a cidade é importante para a mitologia grega, sendo supostamente o local do nascimento de Hércules. Tebas também chegou a ser uma cidade-estado quando era aliada a antiga Esparta. Perto de Atenas, hoje a cidade atrai turistas que buscam admirar as suas ruínas.

qual cidade é a mais antiga da europa

Tebas, Grécia

6. Trícala – Grécia

No norte da Grécia, pertinho de Meteora, região famosa por seus mosteiros no alto de rochedos, Trícala foi fundada em 3.000 a.C. Dominada por romanos e persas, hoje poucos vestígios restam desta milenar história. A cidade foi tomada por novas construções que se mesclam com edifícios históricos bizantinos e otomanos. Quando estiver em Trícala alugue uma bike para explorar as suas ruas planas, parques e às margens do belo rio que corta a cidade.

cidade mais antiga da europa

Trícala, Grécia

As 5 cidades mais antigas da Europa

5. Patras – Grécia

Seguimos na Grécia agora em Patras, onde escavações mostram que a área foi habitada por volta de 3.500 a.C.. Como as outras cidades gregas, Patras não foge a regra e foi dominada por turcos e até albaneses que a incendiaram em 1779. Hoje Patras tem cerca de 200 mil habitantes e um belo castelo do século VI para ser visitado.

cidades mais antigas da Europa

Patras, Grécia – quinta cidade mais antiga da Europa

4. Chania – Creta

As escavações da antiga cidade de Kydonia estão a ocorrer na colina de Kastelli, que fica acima do porto de Chania, em Creta . As ruínas datam do período 2.100 a 1.100 a.C., mas há também vestígios que remontam ao período neolítico que podem remeter a 4.000 a.C.. Hoje a cidade é uma das que mais atraem turistas na Ilha de Creta por sua beleza, gastronomia mediterrânea, praias e museus.

3. Atenas – Grécia

Levando em conta a  frequência com que a Grécia aparece nesta lista, não é de se estranhar que Atenas seja a capital mais antiga da Europa. Berço do pensamento político, filosófico e inspiração artística e literária para a civilização ocidental, a cidade está ocupada desde 5000 a.C., época de construção de Acrópole. Segundo a mitologia, a cidade ganhou o nome após a Atena – deusa da justiça, civilização e sabedoria – plantar uma semente de uma oliveira depois de disputa com Poseidon.

 

 

Hoje ainda Acrópole resiste e o Partenon é o monumento mais visitado no país. Atenas pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Nada como decifrar a história desta nação milenar aproveitando cada canto da capital grega e claro experimentando a sua fantástica comida.

2. Argos – Grécia

A última cidade grega da lista é um pouco mais antiga que a capital grega. Em 5.000 a.C. Argos, na península do Peloponeso, já era habitada. De acordo com historiador grego Heródoto, Argos foi a primeira grande cidade grega a se destacar no comércio com o Mediterrâneo Oriental. Segundo a mitologia, a cidade tem o nome do filho de Zeus com Níobe. Atualmente os turistas chegam até Argos para ver o santuário de Afrodite e as ruínas do antigo anfiteatro.

cidade mais antiga da europa

Argos, Grécia – segunda cidade mais antiga da Europa

1. Plovdiv – Bulgária

A cidade mais antiga da Europa tem sido habitada continuamente desde cerca do 6º milênio a.C.. Os restos de um povoado neolítico em Plovdiv são vestígios de sua longa história de diversas invasões de trácios, gregos macedônios e romanos, que construíram estruturas significativas na região. Ruínas deste período estão em evidência até hoje, como o antigo teatro de Philippopolis (nome de Plovdiv na antiguidade) e o estádio do século II construído para acomodar até 30 mil espectadores.

Capital mais antiga da Europa

Seguindo a lista apresentada destacamos que Atenas, na Grécia, é a capital mais antiga da Europa. Os primeiros povos começaram habitar a cidade grega há mais de 7 mil anos. Lisboa aparece como a segunda capital mais antiga da Europa seguida por Erevan, na Armênia.

Cidade mais antiga do mundo

Vem do Oriente Médio as duas cidades mais antigas do mundo. Jericó, na Cisjordânia, ocupa o topo da lista e é a mais antiga do mundo. Estudos arqueológicos indicam que os primeiros habitantes chegaram ao local por volta de 9.600 a.C. São mais de 11 mil anos de história.

cidade mais antiga do mundo

Jericó, Cisjordânia – cidade mais antiga do mundo

Mais ao norte, no Líbano, fica a segunda cidade mais velha do mundo. Biblos começou a ser ocupada no período Neolítico. Importante cidade portuária, Biblos existe desde 8.800 a.C.

Completam a lista das cinco cidades mais antigas do mundo:

3. Plovdiv (Bulgária)

4. Alepo (Síria)

5. Argos (Grécia)

Cidade mais antiga do Brasil

A idade das cidades brasileiras não se compara com as europeias. O Brasil só foi descoberto em 1500. As duas cidades mais antiga do país ficam no litoral de São Paulo. Cananéia foi fundada em 1531 e São Vicente em 1532.

Completam a lista das cinco cidades mais antigas do Brasil:

3. Olinda (Pernambuco) – 1535

4. Vila Velha (Espírito Santo) – 1535

5. Igarassu (Pernambuco) – 1535

cidades-turisticas-sao-paulo

São Vicente, a segunda ciidade mais antiga do Brasil

 

Por Rafael Castilho

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog