Brotas é um município do interior de São Paulo que é considerado a capital do turismo de aventura , isso porque a região concentra muitas atrações radicais com contato com a natureza. Há, por exemplo, mais de 20 cachoeiras abertas à visitação na cidade. O destino tem boa localização, clima agradável e em três dias dá para montar um roteiro e aproveitar muito os passeios em Brotas.
Entre as principais atividades radicais e passeios em Brotas , os destaques são: rafting, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, kayak duplo e voo de balão. A parte boa é que essas atividades podem ser aproveitadas com tranquilidade, pois a cidade é o local com o maior número de atrações com o selo do Inmetro no quesito gestão de segurança.
A cidade é cortada pelo rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do estado de São Paulo, e as paisagens tornam os passeios em Brotas ainda mais encantadores. Outro ponto positivo é a localização privilegiada – a cidade se encontra na região central de São Paulo, localizada a 242 km da capital paulista, e tem fácil acesso a rodovias duplicadas, como Bandeirantes, Anhanguera e Washington Luís.
Fora isso, o destino fica próximo a diversas cidades, estando localizado a 65 km de São Carlos, a 158 km de Campinas, a 54 km de Jaú, a 185 km de Jundiaí, a 70 km de Rio Claro e a 150 km de Ribeirão Preto. Já os aeroportos mais próximos são os de Campinas, que fica a 160 km do município; Bauru, que fica a 130 km de distância, e Ribeirão Preto, localizado a 180 km.
A estrutura turística do município é formada por mais de 40 tipos de hospedagens – incluindo hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts –, cerca de 60 estabelecimentos gastronômicos e 10 agências que oferecem diversos tipos de passeios em Brotas, sendo a maioria é voltado ao turismo de aventura.
O clima local costuma ser mais quente – a temperatura média anual é de 22º C. Durante o inverno, as noites e manhãs possuem temperaturas mais amenas. Já no verão, costuma fazer bastante calor. A alta temporada começa em dezembro e vai até o carnaval, justamente quando as temperaturas estão mais altas. Durante as férias de julho, o movimento também é grande.
Um dado interessante é que, independente da alta temporada, o calendário de Brotas é cheio de eventos especiais, pois a intenção é ser um destino turístico que visa oferecer atrativos aos turistas durante o ano todo. Na alta temporada, o carnaval de rua costuma bombar e atrair muitos turistas. Já os eventos gastronômicos fazem sucesso em qualquer época do ano e costumam estar na rota daqueles que desejam fazer passeios em Brotas.
Desse tipo de evento, o mais tradicional é o Brotas Gourmet, um festival que é realizado em agosto e envolve os restaurantes do município e conta com uma programação musical especial. O desafio feito aos chefs, cozinheiros e profissionais da área é colocar um tema específico – que muda todos os anos – nos pratos e bebidas, seja no sabor, nos ingredientes utilizados ou mesmo na apresentação.
Também acontece em Brotas outro evento popular e bem típico de cidades pequenas, a Festa de Santa Cruz, que comemora o aniversário da cidade e é realizada entre o final de abril e o início de maio. Esse evento de caráter religioso conta com procissão, cerimônia do mastro, bingo, apresentação de shows musicais, bandas, queima de fogos, parque de diversões, além de barracas de variedades e o tradicional Desfile de Cavaleiros, no dia 1º de maio.
Roteiro de passeios em Brotas
Por ser um destino de fácil acesso e cheio de atrativos, a Secretaria de Turismo de Brotas preparou um roteiro para uma viagem rápida para fazer em um feriadão. Confira
Dia 1
Manhã – Comece o dia no Ecoparque Viva Brotas para curtir as atividades mais radicais (queda livre, super bike e tirolesa). O destaque aqui vai para a tirolesa de um total de 1.300 metros sobre a mata. A emoção é garantida e há restaurante no local para almoço.
Tarde – No final da tarde, é possível fazer umas comprinhas na Casa da Cachaça, um ponto de comidas típicas e lembrancinhas em geral. Além de produtos da região, você encontra quitutes mineiros. Por lá, o cheiro de casa de vó toma conta do ar e você vai se deparar com o fogão à lenha em plena atividade. Na mesma região fica o Museu do Caipira.
Noite – A indicação é conhecer os sabores do Alex Silva Lanches, um estabelecimento que oferece lanches feitos com ingredientes regionais. A sugestão é o sanduiche Brotas, feito com requeijão de corte, tomate e linguiça de pernil. Todos os ingredientes vêm de pequenos produtores da região.
Outra opção é curtir a noite no Pub Brotas Beer, anexo à cervejaria Brotas Beer, que oferece uma seleção de petiscos e pratos especiais que acompanham muito bem as cervejas artesanais do local.
Dia 2
Manhã – No segundo dia, visite o Ecoparque Cassorova para fazer trilha e conhecer as cachoeiras Cassorova e Quatis. A cachoeira Cassorova, eleita a mais bonita de São Paulo, tem 60 metros de queda e conta com 300 metros de trilha para acesso. Já a Cachoeira dos Quatis é acessada por trilha uma mais extensa, possui 1,3 km em meio à mata. No ecoparque, há uma novidade: a ponte suspensa, uma estrutura que propicia uma vista privilegiada da Cachoeira Cassorova e de todo o vale.
Tarde – Depois de se aventurar, é hora de pausar para um almoço na Fazenda Areia que Canta e, depois, é possível visitar à nascente que dá nome a esse sítio turístico. É uma nascente de águas cristalinas em meio à mata fechada. O local tem uma bela paisagem e pode garantir fotos de tirar o fôlego.
Noite – A sugestão para o jantar é o Restaurante do Camillo. O local oferece pratos variados e tem, além do sabor, um atrativo extra: a história. É um dos restaurantes mais antigos da cidade, atendendo clientes desde 1972. Depois, ainda dá para fazer um passeio inspirador na Fundação do Centro de Estudos do Universo (CEU) e pelos telescópios você poderá observar planetas e nebulosas.
Dia 3
Manhã – Para abrir o dia de forma radical, um rafting no rio Jacaré-Pepira é uma boa pedida. Várias operadoras oferecem esse tipo de atividade, que é uma das mais famosas de Brotas.
Tarde – O almoço pode acontecer no Recanto das Cachoeiras, parque com vistas incríveis e natureza exuberante. Você pode relaxar, curtir a vista dos mirantes e visitar as cachoeiras – uma delas, inclusive, é acessível para cadeirantes.
Noite – Como provavelmente você vai pegar a estrada para voltar para casa, o aconselhado é aproveitar esse tempo para descansar depois dos passeios em Brotas e arrumar as coisas antes de se despedir da capital do turismo de aventura.
Fonte: Turismo – iG @ https://turismo.ig.com.br/destinos-nacionais/2018-10-06/roteiro-passeios-em-brotas.html