BlogDestinosInternacionais

Bath e Stonehenge

Se Londres já é uma explosão de história e atrativos, a alguns quilômetros da capital inglesa dá para voltar ainda mais no tempo. Ruínas, rochas e termas romanas fazem parte da paisagem de dois destinos: Stonehenge e Bath. Dá para visitar as duas localidades em um só passeio!

Stonehenge

Crédito: Google

Stonehenge é um monumento pré-histórico mundialmente conhecido por formar um círculo de rochas com até cinco metros de altura. Fica na cidade de Salisbury, a 140 quilômetros de Londres.  O que o tornou um ícone da Inglaterra e sua ruína mais famosa é o fato de ter pedras que pesam toneladas e começaram a ser erguidas por volta do ano 3.000 a.C. Algumas delas pesam 50 toneladas e estão dispostas de maneira simétrica.

Todo o monumento foi feito em três períodos distintos e com diferença de 2.000 anos entre eles. Sua origem e para quais fins foi usado ainda são um enigma nos dias de hoje, há algumas teorias, mas nada completamente definitivo. Para entender um pouco melhor o local, tem o um museu com quase 300 objetos arqueológicos encontrados nas redondezas do monumento.

Além de ter passado por três fases de construção, Stonehenge ainda teve restaurações ao longo das primeiras décadas do século 20. Nos últimos anos, o local também abriu um centro de visitantes bem completo, próprio para se abrigar em dias de frio e chuva e também com opções de alimentos e bebidas.

Termas milenares

No mesmo tour, ainda há Bath, a uma hora de distância de Stonehenge. A cidade é conhecida por seu spa com piscina aquecida ao ar livre, o único com águas naturais em todo o Reino Unido. Sua história começa pelos idos dos anos 70 depois de Cristo. As ruínas romanas de casas de banho dessa época ainda são vistas no local. Sua arquitetura é outro ponto alto, tanto que foi tombada pela Unesco.  Por isso, alguns pontos que não podem passar despercebidos são: Putteney Bridge, Royal Crescent, Bath Abbey e o Parade Gardens.

Claro, já que está em Bath, não pode deixar de visitar o conjunto de casas romanas de banho. A cidade foi fundada sobre uma fonte natural de água quente, algo que foi a peça-chave em sua história. As termas romanas construídas há quase 2.000 anos podem ser visitadas até hoje e suas águas chegam à temperatura de 46ºC. Estátuas adornam as águas. Para entender melhor a história, dá para pegar um audioguia disponível em oito idiomas. Entre templo, termas e museu interativo, ainda dá para entrar no Pump Room, um spa de águas com 42 minerais.

Thermae Bath Spa

Se quiser aproveitar ainda mais das águas quentes da cidade, pode ir ao Thermae Bath Spa. Um premiado spa natural, único no Reino Unido que tem banhos em água naturalmente aquecidas e ricas em minerais, assim como os romanos e celtas faziam há 2.000 anos. Dia e noite os visitantes podem relaxar nas termas indoor Minerva Bath ou na piscina da cobertura com vista espetacular de Bath. Além disso, há salas individuais nas quais podem ser feitas mais de 40 opções de tratamentos. É perfeito para descansar após um dia cheio conhecendo a história inglesa.

Converse com seu agente de viagem para que ele reserve o tour que combina Stonehenge com Bath. Dura o dia todo, saindo pela manhã de Londres, mas é imperdível.

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog