BlogDestinosDicasInternacionais

Atualizado! Confira as regras atuais de entrada nos dez principais países da Europa

Nas últimas semanas temos visto um movimento mais intenso dos países da Europa no sentido de facilitar a entrada de turistas. Alguns países inclusive eliminaram todas as restrições surgidas por conta da pandemia. Hora de passar a limpo todas exigências e conhecer as regras atuais de entrada nos dez principais países da Europa que são destinos de turistas brasileiros, vigentes em 1 de abril de 2021.

Atenção! As informações acima sofrem constante atualização e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as informações do mapa da IATA, e não se responsabiliza pelas exigências declaradas pelos órgãos oficiais. Antes de reservar seu voo, consulte a representação consular do destino e a companhia aérea.

🇩🇪 Alemanha

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias, em inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax), Nuvaxovid (Novavax) ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty). Menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos (mais informações aqui). Se a vacinação ocorreu há mais de 9 meses o viajante deverá comprovar ter tomado a dose de reforço.

🇪🇸 Espanha

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa das vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Serum Institute of India, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias e não mais que 270 dias antes da chegada. Menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos. Se a vacinação ocorreu há mais de 9 meses o viajante deverá comprovar ter tomado a dose de reforço. Também será necessário preencher o formulário “FCS Health Control Form” nas 48h que antecedem o embarque. Depois de preenchido, basta apresentar o QR code no momento do embarque e na chegada à Espanha.

🇫🇷 França

Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com as vacinas: Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou AstraZeneca (Covishield), Moderna ou Pfizer-BioNTech há pelo menos 7 dias da segunda dose antes da chegada. Quem vacinou com a Coronavac poderá entrar desde que tenha tomado a dose de reforço com a Pfizer ou Moderna há pelo menos 7 dias. Quem completou a vacinação há mais de 270 dias deve comprovar ter tomado a dose de reforço com a Pfizer ou Moderna. Também será necessário preencher a declaração de honra.

Menores de 18 acompanhados de pais ou responsáveis não precisam estar completamente vacinados, mas devem apresentar exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 72h antes do embarque ou de antígeno há no máximo 48h. A regras não se aplicam a menores de 12 anos.

🇬🇷 Grécia

Exigências: apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias das vacinas Pfizer BioNtech, Moderna, Astra Zeneca ( Oxford), Novavax, Janssen, Sinovac Biotech (Coronavac), Gamaleya (Sputnik), Cansino Biologics, Sinopharm. É necessário também apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes da chegada ou de antígeno até 24h antes da chegada, ambos com resultado negativo em inglês (menores de 5 anos estão isentos) – saiba mais. É recomendável instalar o aplicativo Visit Greece antes da viagem.

🇳🇱 Holanda

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa, em holandês, inglês, francês, alemão, italiano, português ou espanhol, com uma das vacinas: AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Covaxin, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm or Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias – para a vacina Janssen o intervalo a ser respeitado é de 28 dias antes da viagem. A partir de 270 dias é necessário comprovar que recebeu uma dose de reforço. Ainda é preciso preencher o formulário “Traveller Public Health Declaration” para todos viajantes a partir de 12 anos (saiba mais).

🇮🇪 Irlanda

Desde o dia 6 de março não há mais restrições ou necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou de exame de Covid-19 (saiba mais).

🇮🇹 Itália

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias, em italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão, com uma das vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia: Pfizer, AstraZeneca (Vaxzevria, Covishield e Fiocruz), Janssen ou Novavax. Quem foi vacinado com a Coronavac deve apresentar o comprovante de que tomou a dose de reforço com a vacina Pfizer ou Moderna há pelo menos 28 dias e no máximo 6 meses. Preencher o formulário “Passenger Locator Form“.

🇵🇹 Portugal

Exigências: Apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno até 24h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Passenger Locator Card (PLCe)“. Passageiros com certificado de vacinação da União Europeia não precisam de teste para viajar.

🇬🇧 Reino Unido

Atualmente não há mais restrições ou necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou de exame de Covid-19 (saiba mais).

🇨🇭Suíça

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa de qualquer uma das vacinas aprovadas pela OMS (inclusive Coronavac) há no máximo 9 meses. A partir de então é necessário comprovantar uma dose de reforço. Quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Menores de 18 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados.

Exame negativo no retorno ao Brasil

Lembre-se também que para retornar ao Brasil, pelo menos por enquanto, ainda é necessário apresentar teste antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, em português, inglês ou espanhol, com antecedência de 24h e 72h do embarque, respectivamente. Mas a Anvisa já deu um parecer favorável para retirar essa exigência, que aguarda decisão do governo. A dúvida é se ela será retirada de imediato ou a partir de maio.

 

 

Por João Goldmeier 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog