Nas últimas semanas temos visto um movimento mais intenso dos países da Europa no sentido de facilitar a entrada de turistas. Alguns países inclusive eliminaram todas as restrições surgidas por conta da pandemia. Hora de passar a limpo todas exigências e conhecer as regras atuais de entrada nos dez principais países da Europa que são destinos de turistas brasileiros, vigentes em 1 de abril de 2021.

Atenção! As informações acima sofrem constante atualização e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as informações do mapa da IATA, e não se responsabiliza pelas exigências declaradas pelos órgãos oficiais. Antes de reservar seu voo, consulte a representação consular do destino e a companhia aérea.

🇩🇪 Alemanha

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias, em inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax), Nuvaxovid (Novavax) ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty). Menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos (mais informações aqui). Se a vacinação ocorreu há mais de 9 meses o viajante deverá comprovar ter tomado a dose de reforço.

🇪🇸 Espanha

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa das vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Serum Institute of India, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias e não mais que 270 dias antes da chegada. Menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos. Se a vacinação ocorreu há mais de 9 meses o viajante deverá comprovar ter tomado a dose de reforço. Também será necessário preencher o formulário “FCS Health Control Form” nas 48h que antecedem o embarque. Depois de preenchido, basta apresentar o QR code no momento do embarque e na chegada à Espanha.

🇫🇷 França

Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com as vacinas: Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou AstraZeneca (Covishield), Moderna ou Pfizer-BioNTech há pelo menos 7 dias da segunda dose antes da chegada. Quem vacinou com a Coronavac poderá entrar desde que tenha tomado a dose de reforço com a Pfizer ou Moderna há pelo menos 7 dias. Quem completou a vacinação há mais de 270 dias deve comprovar ter tomado a dose de reforço com a Pfizer ou Moderna. Também será necessário preencher a declaração de honra.

Menores de 18 acompanhados de pais ou responsáveis não precisam estar completamente vacinados, mas devem apresentar exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 72h antes do embarque ou de antígeno há no máximo 48h. A regras não se aplicam a menores de 12 anos.

🇬🇷 Grécia

Exigências: apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias das vacinas Pfizer BioNtech, Moderna, Astra Zeneca ( Oxford), Novavax, Janssen, Sinovac Biotech (Coronavac), Gamaleya (Sputnik), Cansino Biologics, Sinopharm. É necessário também apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes da chegada ou de antígeno até 24h antes da chegada, ambos com resultado negativo em inglês (menores de 5 anos estão isentos) – saiba mais. É recomendável instalar o aplicativo Visit Greece antes da viagem.

🇳🇱 Holanda

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa, em holandês, inglês, francês, alemão, italiano, português ou espanhol, com uma das vacinas: AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Covaxin, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm or Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias – para a vacina Janssen o intervalo a ser respeitado é de 28 dias antes da viagem. A partir de 270 dias é necessário comprovar que recebeu uma dose de reforço. Ainda é preciso preencher o formulário “Traveller Public Health Declaration” para todos viajantes a partir de 12 anos (saiba mais).

🇮🇪 Irlanda

Desde o dia 6 de março não há mais restrições ou necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou de exame de Covid-19 (saiba mais).

🇮🇹 Itália

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias e no máximo 270 dias, em italiano, inglês, francês, espanhol ou alemão, com uma das vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia: Pfizer, AstraZeneca (Vaxzevria, Covishield e Fiocruz), Janssen ou Novavax. Quem foi vacinado com a Coronavac deve apresentar o comprovante de que tomou a dose de reforço com a vacina Pfizer ou Moderna há pelo menos 28 dias e no máximo 6 meses. Preencher o formulário “Passenger Locator Form“.

🇵🇹 Portugal

Exigências: Apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno até 24h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Passenger Locator Card (PLCe)“. Passageiros com certificado de vacinação da União Europeia não precisam de teste para viajar.

🇬🇧 Reino Unido

Atualmente não há mais restrições ou necessidade de apresentar comprovante de vacinação ou de exame de Covid-19 (saiba mais).

🇨🇭Suíça

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa de qualquer uma das vacinas aprovadas pela OMS (inclusive Coronavac) há no máximo 9 meses. A partir de então é necessário comprovantar uma dose de reforço. Quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Menores de 18 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados.

Exame negativo no retorno ao Brasil

Lembre-se também que para retornar ao Brasil, pelo menos por enquanto, ainda é necessário apresentar teste antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, em português, inglês ou espanhol, com antecedência de 24h e 72h do embarque, respectivamente. Mas a Anvisa já deu um parecer favorável para retirar essa exigência, que aguarda decisão do governo. A dúvida é se ela será retirada de imediato ou a partir de maio.

 

 

Por João Goldmeier 

You may also like

Leave a reply

More in Blog