BlogDestinosDicasNacionais

Achados e perdidos – como recuperar os objetos esquecidos nos aeroportos

Só quem já perdeu algum pertence no aeroporto sabe o desespero que é saber se vai ou não recuperar o item perdido – e muita gente, sem saber onde exatamente perdeu o objeto ou como funciona o ‘Achados e Perdidos’ dos aeroportos, acaba não buscando o que já ficou para trás.

Com tanta movimentação diária nos aeroportos, é comum alguém deixar cair o documento, esquecer o carregador do celular na cadeira e, olha só, deixar até cadeira de roda perdida em algum lugar – acredite, isso já aconteceu.

 

 

Quando o pertence é deixado dentro da aeronave, a responsabilidade acaba sendo das companhias aéreas. Mas, se um passageiro acabou perdendo algo nas dependências dos aeroportos, são os mesmos que devem guardar os pertences no famoso ‘Achados e Perdidos’.

Cada aeroporto tem a sua própria norma e tempo para guardar os itens esperando a retirada de seus donos. Para ajudar os passageiros, fizemos um levantamento com alguns dos principais aeroportos do país e mostramos a seguir como funciona a seção de Achados e Perdidos.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) registra uma média de 600 a 800 itens esquecidos por mês. Depois que são encontrados, os pertences ficam no setor de Achados e Perdidos por um período de 30 dias.

Caso ninguém apareça para pegar o seu objeto, ele é entregue aos Juizado Especial da comarca de Pedro Leopoldo, que o destina para outros lugares.

Para buscar o item perdido, o passageiro precisa ir presencialmente ao setor ou autorizar um terceiro a retirar, enviando um e-mail ao setor. Também é possível ligar para agendar a retirada do item esquecido.

O Achados e Perdidos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte está localizado no saguão, próximo ao balcão de informações, no primeiro piso.

    • Telefone: 31 3689-2089
    • E-mail: perdidoseachados@bh-airport.com.br
    • Horário de funcionamento: das 6h às 22h.

Aeroporto Internacional de Brasília

Em 2021, o Aeroporto de Brasília registrou 4.822 mil objetos esquecidos, sendo que apenas 21,3% foram procurados pelos seus donos.

Os passageiros que perderam algo dentro do aeroporto têm até 90 dias para recuperar o objeto – prazo que começa a ser contado assim que ele foi encontrado no terminal. Todo item é catalogado com as principais características do material, data, hora e local onde foi achado.

Caso ninguém vá buscar o item dentro desse período, ele é doado a instituições de caridade credenciadas pela Inframerica. Os documentos pessoais, no entanto, são repassados aos Correios após uma semana; já os cartões de crédito são destruídos após sete dias. Produtos de higiene pessoal e cosméticos são descartados após os três meses de prazo.

Ao solicitar seu produto de volta na seção de Achados e Perdidos, o passageiro deve fornecer todas as particularidades do objeto, como cor, marca e formato, por exemplo.

O setor de Achados e Perdidos do Aeroporto de Brasília fica no piso de Desembarque, próximo ao guichê de pagamento da Estapar Estacionamentos.

  • Telefone: 61 3214-6109
  • E-mail: achadosperdidos@inframerica.aero

Aeroporto Internacional de São Paulo

Maior do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos costuma registrar uma média de 3 mil itens perdidos por mês. Após serem encontrados, os objetos ficam no setor de Achados e Perdidos por um período de 60 dias – após isso, eles são doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Guarulhos.

O Achados e Perdidos do Aeroporto de Guarulhos fica no Terminal 3, próximo ao check-in F (piso 2)

  • E-mails: perdidoseachados@gru.com.br ou lostandfound@gru.com.br
  • Horário de atendimento: diariamente, das 6h30 às 22h30

Aeroporto de Viracopos

O Aeroporto de Viracopos tem um prazo maior quando o item esquecido nos terminais é eletrônico: chega a 6 meses. Já os outros produtos ficam no setor de Achados e Perdidos por até 90 dias após serem encontrados pelos funcionários do aeroporto.

“Na hora que as pessoas perdem é difícil vir procurar, normalmente eles só dão conta e voltam depois de uma semana, até 10 dias”, diz Nádia Bueno, assistente administrativa do aeroporto.

Ela explica que todos os objetos são inspecionados pela segurança antes de ser encaminhado ao Achados e Perdidos, e que os objetos mais curiosos já encontrados foram cadeira de rodas, partes de macumba, pneus aros 17 e brinquedos de sex shop.

Se os itens perdidos não são buscados no prazo estipulado, eles são doados a instituições próximas ao aeroporto. Já documentos e eletrônicos, como celulares, por exemplo, são destruídos.

  • Telefone: 19 3795-7980
  • E-mail: perdidoseachados@viracopos.com
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
  • Mais informações no site do aeroporto

Viracopos - achados e perdidos

Aeroporto do Galeão

No principal aeroporto do Rio de Janeiro, o Galeão, foram esquecidos mais de 2,7 mil itens em 2021. Assim que os funcionários recolhem os objetos, eles ficam guardados no setor de Achados e Perdidos por até 60 dias.

O Achados e Perdidos do Galeão está localizado no terminal 2, no piso 0. Também é possível entrar em contato pelo email da ouvidoria do Rio-Galeão ou por telefone.

  • Telefone: 21 3004-6050

  • E-mail: faleconosco@riogaleao.com

  • Horário de funcionamento: das 09h às 17h, de segunda a sexta.

Aeroporto de Congonhas

 

Congonhas, em São Paulo, é um dos aeroportos mais movimentados do Brasil. E, se alguém perder algum item no terminal, tem até 60 dias para recuperá-lo. O setor de Achados e Perdidos fica no saguão principal do primeiro piso.

Os objetos encontrados são todos catalogados e quem for procurar deve fornecer todos os detalhes do que perdeu – se não for possível ir pessoalmente, um terceiro deve ser autorizado a fazer a retirada.

  • Telefone: 11 5090-9013
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Aeroporto de Salvador

Perdeu ou esqueceu algum item enquanto esteve no Aeroporto de Salvador? Aqui os passageiros também têm até 60 dias para recuperar o seu objeto na seção de Achados e Perdidos. Ele fica no 2º andar, na recepção da área administrativa.

  • Telefone: 71 3204-1760
  • E-mail: aep.salvador@vinci-airports.com.br
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Aeroporto de Florianópolis

Em 2021, foram mais de 1,7 mil objetos esquecidos no Aeroporto de Florianópolis. E a administração do Floripa Airport, como também é conhecido o local, pede para o passageiro que perdeu o seu pertence entre em contato por e-mail informando a descrição do produto perdido e a hora e local da perda.

Os objetos ficam guardados até 90 dias.

  • E-mail: achadoseperdidos.fln@zurichairportbrasil.com
  • Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Check-in no Aeroporto de Florianópolis


Você já perdeu ou esqueceu algum pertence no aeroporto? Diz pra gente se conseguiu recuperar ou se preferiu deixar lá mesmo – afinal, muitas vezes o item perdido não é de valor e o trabalho para recuperar não vale a pena.

 

Por Daniel Akstein Batista 

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog