Há diversas possibilidades de roteiros pela Toscana, mas uma dica imperdível é fazer uma imersão total na cultura local aproveitando os hotéis rurais construídos em palácios e casas centenárias. Para te ajudar escolher os melhores da região o jornal britânico The Times fez uma lista especial com os 14 hotéis melhores hospedagens em vinícolas da Toscana.
(A lista abaixo não é um ranking. A numeração é somente ilustrativa e os hotéis estão listados de forma aleatória.)
1. Castelo di Ama, Gaiole
Uma hospedagem repleta de arte. “A beleza de se hospedar em Villa Ricucci é viver um momento mágico guardado com amor e enriquecido por preciosos móveis antigos, detalhes contemporâneos e recantos ao ar livre que sempre oferecem momentos especiais”, assim é definida esta hospedagem de Agriturismo no histórico Castello di Ama, que conta com apenas cinco suítes, em meio a vinhedos no Vale de San Lorenzo.
2. Rosewood Castiglion del Bosco, Val d’Orcia
No coração do patrimônio mundial da Unesco de Val d’Orcia e pertinho de Moltalcino, o Castiglion del Bosco proporciona muito requinte, história e conforto aos seus hóspedes. São 42 suítes e 11 villas em edifícios agrícolas restaurados luxuosos. Além de apreciar e curtir este incrível local, os hóspedes podem se deliciar com uma garrafa do famoso Brunello di Montalcino.
3. Castelo de Fonterutoli, Castellina
Nesta propriedade medieval na região vinícola de Chianti, na Toscana, o bom vinho é produzido há 24 gerações. O Castelo de Fonterutoli também abriga uma hospedaria rural com 20 quartos, suítes e apartamentos e um belo restaurante para os hóspedes se deliciarem com a culinária local.
4. L’Andana, Castiglione della Pescaia
Quem disse que a Toscana é só campo. Este hotel rural fica a poucos minutos do litoral. La Villa, uma antiga residência dos Médici onde o Grão-Duque Leopoldo II passou o verão com a sua corte, em no total pouco mais de 50 quartos refinados. L’Andana também conta com a Trattoria Enrico Bartolini, restaurante agraciado com estrela Michelin.
5. Badia a Coltibuono, Gaiole
Este hotel de agroturismo guarda muito bom vinho e uma longa história. Instalado numa antiga abadia beneditina, onde segundo os historiadores o local já produzia vinhos há mais de 2.000 anos. A Badia a Coltibuono é perfeita para quem quer relaxar num dos quatro apartamentos ou cinco quartos (anteriormente os quartos dos monges) em perfeito isolamento nas colinas de Chianti.
6. Il Borro, San Giustino Valdarno
Uma estadia no Il Borro significa uma imersão total na Toscana em sua forma mais autêntica, onde as instalações de hospitalidade exclusiva se combinam com a vida em uma propriedade agrícola do século XII. Tudo isto aliado ao requinte e luxo deste Agriturismo administrado por Ferruccio Ferragamo, ex-presidente da casa de moda Ferragamo, que deu um toque todo especial country chic a esta hospedagem que conta com 58 suítes e três casas.
7. Capannelle, Gaiole
Uma vinícola relativamente nova numa fazenda do século XVI abriga este hotel fazenda na Toscana. Com apenas 5 suítes, Capannelle é uma das menores hospedagens em toda a região. Além da encantadora vista para vinhedos e jardins, o hóspede desfruta de um belo café da manhã e refeições repletas de produtos frescos e locais.
8. Borgo Scopeto, Vagliagli
Esta vila intocada do século XI é mito mais do que apenas um hotel rural requintado. No Borgo Scopetotudo tudo é feito com muito carinho e contato com a natureza, desde o belo vinho Chianti, refeições saborosas com produtos locais, cosméticos, mel, vegetais orgânicos, e muito mais. Para completar esta hospedagem conta com duas piscinas, spa e quadras de tênis em meio as oliveiras e vinhedos da Toscana.
9. Castello di Vicarello, Sasso d’Ombrone
Imerso no verde das colinas de Maremma, na Toscana, o Castello di Vicarello fica numa fortaleza do século XII transformada em um hotel rural luxuoso. São nove incríveis suítes que misturam em sua decoração móveis da indonésias, poltronas florentinas da década de 1920, arte oriental e tapetes persas. Para os famintos com requinte o local serve vinho e refeições com produtos locais.
10. Borgo del Cabreo, Greve
O Borgo del Cabreo fica numa área tranquila em meio à paisagem campestre da Toscana, a 1 km do centro da cidade de Greve in Chianti. São 11 quartos decorados com toque luxo rústico. O local é perfeito para um apaixonado por vinhos. A família proprietária deste hotel rural produzem ótimos vinhos há oito gerações, perfeito para dias bem preguiçosos de degustação.
11. Poggio Piglia, Chiusi
O Poggio Piglia é uma propriedade exclusiva na vila de Macciano, na paisagem campestre da Toscana, a meio caminho entre Siena e Perugia. A propriedade tem jardins amplos e uma piscina com vista para os vales da região. Nas suítes as vigas de madeira no teto e as paredes de pedras dão um charme todo especial a esta hospedagem de turismo rural na Itália.
12. Borgo Pignano, Pignano
Este hotel boutique a 40 minutos de Siena é um belo exemplar de agroturismo na Toscana. O local, além de produzir bons vinhos, é um oásis na produção de alimentos orgânicos. O Borgo Pignano conta com dois restaurantes e três piscinas em meio as colinas de Volterra e 750 hectares de jardins e bosques privativos
Você já esteve na Toscana? Se hospedou em algum hotel de agroturismo? Deixe seu comentário logo abaixo.
Por Rafael Castilho