Albarracín – Espanha
Uma das vilas medievais mais bonitas e preservadas da Espanha. A principal atração de Albarracín é grande muralha construída a partir do século XI que circunda todo o vilarejo repleto de vielas, ruas sinuosas e prédios que remetem ao passado islâmico da região.
Bergen – Noruega
Com mais de mil anos de história, Bergen guarda a essência de um vilarejo pescador misturada com a modernidade arquitetônica. No seu pitoresco porto e centro histórico, os edifícios comerciais centenários, conhecidos com Bryggen e patrimônio da Unesco desde 1979, são os principais atrativos desta encantadora cidade norueguesa e porta de entrada dos famosos fiordes. Diferentemente das demais cidades, esta aqui foi escolha minha. Visitei Bergen recentemente e não dá para deixar ela de fora das cidades mais belas e tranquilas. Parece que você esta a visitar um porto da Pequena Sereia ou no filme do Popeye.
Bibury – Inglaterra
No sudoeste da Inglaterra fica a região verdejante e montanhosa de Cotswold, uma área de beleza natural incrível. Há diversas belas aldeias nesta região, mas Bibury se destaca com suas casas de pedra do século XVII. Caminhar por ali te leva o longínquo passado medieval de reis, rainhas e cavaleiros. Das casinhas só falta sair o João para trocar a vaca por feijões.
Bled – Eslovênia
Esta pequena cidade alpina no noroeste da Eslovênia fica às margens do Lago Bled, cujas águas cor verde esmeralda rodeado de árvores e guardado por um castelo medieval cercam uma pequena ilha e sua pequena igreja barroca. Esta cidadezinha é figura carimbada na lista dos lugares mais bonitos da Europa, uma das mais respectivas do Velho continente ou das mais belas cidades medievais. Do alto da torre só falta a Rapunzel jogar as suas tranças.
Cochem – Alemanha
Na história de Conto de Fadas sempre há um castelo que fica no alto sobre uma colina. Será que o local serviu de inspiração para os famosos irmãos Grimm? Não sabemos desta resposta, mas Cochem, na Alemanha, encaixaria perfeitamente num destes roteiros. As casinhas típicas alemãs e coloridas tão o toque final neste vilarejo medieval às margens do sinuoso rio Mosel, na região oeste alemã.
Colmar – França
As influências francesas e alemãs se misturam nesta vila bem preservada da região da Alsácia. Pelas ruas de paralelepípedos os estilos dos dois países se misturam indo do gótico alemão ao neobarroco francês. As casinhas parecem ter saído de uma história infantil, só falta mesmo o Gato de Botas aparecer para empenhar sua espada em mais uma luta. Além de Colmar, viajar pela região é uma ótima pedida para percorrer a Rota do Vinho da Alsácia, um dos destinos preferidos dos franceses no país e uma das cidades que ganham mais magia com as luzes de Natal.
Dinant – Bélgica
Em um estreito trecho de terra entre penhascos íngremes e o rio Meuse fica Dinant, uma cidade histórica na região da Valônia, no sul da Bélgica. Os apreciadores de cerveja podem conhecer Dinant como o berço da famosa Leffe, uma das cervejarias pela Europa para incluir no seu roteiro de viagem. Com seu estilo medieval e o grande rochedo ao fundo, esta cidadela é uma das mais fotogênicas desta lista.
Gruyères – Suíça
Este pequeno vilarejo medieval na região oeste da Suíça é internacionalmente conhecida pelo famoso queijo que leva o mesmo nome. Pertinho de Lausanne, Gruyères moldada no horizonte pelo altos picos nevados dos Alpes e por suas ruas de pedra que levam ao magnífico Castelo de Gruyères do século XIII, com suas imponentes fortificações. Com muito queijo produzido, o local poderia facilmente atrair milhares de roedores que seriam expulsos pelo Flautista de Hamelin.
Hallstatt – Áustria
Esta cidadezinha incrustada no meio dos Alpes é realmente uma cidade de contos de fada. A alta montanha e o lago verdejante dão um charme a mais a Hallstatt, tido como um dos vilarejos medievais europeus mais incríveis e uma das cidades de montanha mais deslumbrantes da Europa.
Óbidos – Portugal
Este vilarejo, ao norte de Lisboa e todo muralhado, parece ter saído de um livro de contos de fada. Na verdade faz parte da história de amor de um rei e uma rainha. No século XIII o rei D. Dinis deu Óbidos de presente para a tua amada rainha Isabel. Hoje este vilarejo que já encantou reis e rainhas atrai turistas que buscam viajar na historia por meio de suas rua de pedra e casinhas brancas com flores a janela.
Telč – República Tcheca
Um vilarejo de conto de fadas tem que contar com um castelo, certo? Assim é Telč, uma pequena cidade no sul da Morávia, na República Tcheca. No seu centrinho histórico o grande castelo renascentista é um dos destaques, como também são as belas casinhas coloridas e fachadas com formas distintas na praça principal. A beleza e importância deste vilarejo lhe renderam título de patrimônio da Unesco.
Tellaro – Itália
Casinhas coloridas em tons pastel se equilibram nos penhascos na costa italiana da Ligúria, assim é Tellaro. Não tão famosa e turística como os outros vilarejos da Cinque Terre, que virou inspiração para a animação Luca da Disney, Tellaro guarda a essência e preserva a história deste bela região da Itália.
Já imaginou esta/viver na época de reis e rainhas durante uma viagem à Europa? Conhece algum destes lugares citados acima? Deixe seu comentário logo abaixo.
Por Rafael Castilho