Alegria também para a economia brasileira, pois o Carnaval atrai milhões de turistas e gera renda às cidades que realizam a festa. De acordo com levantamento do Ministério do Turismo (MTur), durante as celebrações desse ano serão aproximadamente 46 milhões de foliões pelo país. Além disso, o setor turístico deve movimentar mais de R$ 8,1 bilhões durante o Carnaval, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Portanto, aqueles que amam um festejo não podem ficar de fora de uma das maiores festas do Brasil. Confira algumas dicas de destinos que vão dar um show e tirar nota 10 no quesito folia:
SALVADOR (BA) – Na capital do axé, o Carnaval começa nesta quinta-feira (16/02), embalado por um ritmo contagiante que acontece até o dia 21 de fevereiro. As atrações confirmadas são artistas consagrados, como Ivete Sangalo, Claudia Leite, Saulo e Léo Santana, que irão movimentar o público na abertura da festa no Circuito Barra Ondina.
Seguindo pelos próximos dias, a cidade vai receber também: Timbalada, Pabllo Vittar, Thiago Aquino, Baiana System e muito mais. Tudo isso acontecendo com a bela paisagem das praias de Salvador e pelos trios elétricos que movem os circuitos com seu ritmo de guitarra elétrica e uma mistura de frevo pernambucano. Os principais circuitos são: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).
OURO PRETO (MG) – Conhecido como o maior e melhor Carnaval para universitários, Ouro Preto sacode milhares de foliões em meio às suas belíssimas paisagens históricas. A época reúne os membros das famosas Repúblicas Estudantis de Ouro Preto e estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Na cidade, os blocos e festas são organizados pelos estudantes, sendo esse o grande diferencial do Carnaval mineiro que vai ficar guardado na memória.
Os blocos de Carnaval da região possuem os mais diversos temas e contam com atrativos, como chuva de cerveja, subir e descer ladeiras aproveitando os shows gratuitos em quatro espaços diferentes na sede – Praça Tiradentes, estacionamento da Escola Dom Pedro II, Largo da Alegria e Largo do Cinema – e em sete distritos: Cachoeira do Campo, Santa Rita, Lavras Novas, Santo Antônio do Salto, Antônio Pereira, Rodrigo Silva e Glaura.
OLINDA (PE) – Vamos falar de bonecos gigantes, guarda-chuvas e um Carnaval de tirar o fôlego. A festança de Olinda, uma das maiores do país, segue as tradições dos blocos de rua com muitos shows e sempre recheado com gente que esbanja alegria. A festa envolve Maracatu, Frevo, Coco, Samba, Ritmos Africanos, além da Música Popular Brasileira.
As festividades começam nesta sexta-feira (17.02) e vão até a Quarta-Feira de Cinzas (22/02). A programação conta com o desfile do Galo da Madrugada (apenas no sábado de Carnaval) e a folia nas ladeiras de Olinda. Na parte da noite, a principal atração é o Polo Marco Zero, no bairro do Recife Antigo.
RIO DE JANEIRO (RJ) – Viajando para a cidade do Samba, o desfile na Marquês de Sapucaí marca o Carnaval no Rio por meio das histórias contadas pelos carros alegóricos das Escolas de Samba adicionado a muita cultura e música. A programação continua pelos dias 17 a 22 de fevereiro e o último dia da folia carioca será no sábado, com o Desfile das Escolas de Samba Campeãs (25.02).
No Sambódromo, as escolas da série A, do Grupo Especial e das Escolas Mirins, desfilam nos dias 17, 18, 19, 20, 25. Serão 613 blocos autorizados para desfilar, cada um contando com sua própria música-tema e banda. Os blocos e bandas mais populares do Rio envolvem o Monobloco, o Suvaco do Cristo, Simpatia é Quase Amor. Existem ainda os blocos em bairros no Leblon, Copacabana, Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico e no Centro. É festa para todos os gostos!
SÃO PAULO (SP) – O Carnaval paulistano promete. Serão cerca de 507 blocos que irão animar os foliões entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A cidade terá pequenos e grandes blocos carnavalescos que arrastarão multidões, como Bicho Maluco Beleza, do pernambucano Alceu Valença; Bloco Bem Sertanejo, de Michel Teló; Bloco da Pabllo, Monobloco e Galo da Madrugada.
Os blocos LGBTQIA+ mais famosos da cidade também darão o ar da graça: MinhoQueens, Dramas de Sapatão e Agrada Gregos, farão a festa. Além disso, a folia paulistana contará com o Bloco Samby&Junior, dedicado aos hits da dupla que fez sucesso nos anos 90. No domingo, é a vez do Bloco Urubó, na Zona Norte; do Bloco Explode Coração, em homenagem a Maria Bethânia; e do Bloco Saia de Chita, na Pompeia, rechearem as ruas de felicidade.
São Paulo também recebe desfile das Escolas de Samba no Sambódromo para quem decidir aproveitar o show de alegorias, cores e tradição.
VISITAS TÉCNICAS – Entre os dias 7 e 16 de fevereiro, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, segue realizando uma série de visitas técnicas nas principais cidades carnavalescas para acompanhar o andamento dos preparativos. No dia 7, a ministra esteve em Salvador (BA); a segunda parada foi em Recife (PE), no dia 9 – mesmo dia em que é celebrado o Dia do Frevo; no dia 11 de fevereiro, a ministra viajou para o Rio de Janeiro (RJ), onde visitou a Cidade do Samba. Ainda no Sudeste, a ministra esteve em São Paulo (SP), no dia 14, e, por lá, pôde conversar com o trade turístico da região. A última cidade a receber a visita técnica será Belo Horizonte (MG), agenda que acontecerá nesta quinta-feira (16/02).
Todas as visitas técnicas foram realizadas em atrativos importantes das cidades que recebem milhares de turistas para o Carnaval. As visitas acontecem para acompanhar o desempenho dos preparativos para essa época.
Por Vitória Moura