O trem turístico ‘Rio-Minas’ já tem data para começar a funcionar e vai ser mais uma opção para os turistas que querem conhecer as belas paisagens do sul fluminense e a chamada Zona da Mata, em Minas Gerais. As obras de reforma e manutenção dos trilhos tiveram início no dia 25 de junho e a previsão é que o primeiro trecho fique pronto até dezembro, mas com previsão de rodagem em fevereiro do ano que vem, quando o trem passará a funcionar em um estágio inicial.
 
 

 

Em sua página no Facebook, a ONG Amigos do Trem, responsável pela iniciativa, comemorou a retomada das obras. Neste primeiro momento, o trem funcionará em um percurso de 37 km passando por apenas três cidades, Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ).

O projeto prevê ao todo um trajeto de 168 km, com duas cidades no Rio (Três Rios e Sapucaia) e outras seis cidades mineiras: Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases.

Segundo Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, a ideia é que haja inicialmente duas viagens por dia, de manhã e à tarde, aos sábados, domingos e feriados. “O tempo do trajeto vai durar cerca de 2h a 2h30, e queremos que o valor do bilhete seja acessível a todas as pessoas”, afirmou ao Melhores Destinos.

Assim que estiver operando, o trem Rio-Minas vai contar com 4 locomotivas, 15 carros de passageiros e um carro-restaurante, podendo levar até 873 pessoas por viagem. A previsão é que mais de 250 mil turistas façam o passeio por ano. “As cidades vão ter de se reestruturar para receber toda essa demanda”, disse Cyntia.

O projeto do trem turístico

Idealizado em 2016, o projeto que prevê ligar a cidade de Três Rios, no sul fluminense, até a mineira Cataguases tinha previsão para começar a operar em 2018, mas as obras não tiveram sequência. Em agosto de 2021, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a reestruturação do trecho inicial, que já está em obras.

“O pessoal das obras vai nos entregar tudo pronto na semana do Natal e depois precisamos passar pela inspeção da ANTT. Estamos trabalhando com a previsão de que em fevereiro do ano que vem começamos a funcionar”, explicou a presidente da ONG Amigos do Trem.

Segundo Cyntia, a segunda etapa do projeto, que prevê as obras nas linhas das cidades de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, ainda não tem previsão de entrega.

A linha por onde vai passar o trem turístico estava desativada desde 2015. Em 2018, já houve um teste do trem. O trajeto entre Três Rios e Cataguases vai passar por belas paisagens cercada de montanhas e outras atrações, em um caminho que tem história: os trilhos eram usados principalmente para o transporte de café no início do século XX. Em Chiador, por exemplo, o trem vai passar pela histórica estação Penha Longa, que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1869.


Quem também está ansioso para poder andar no trem turístico? 

 

 

Por Daniel Akstein Batista

You may also like

Leave a reply

More in Blog