BlogDestinosNacionais

Monte Verde – Um Lugar Perfeito Para Tudo

O friozinho, que impera durante o ano todo, as paisagens da Serra da Mantiqueira e as hospedagens românticas fazem de Monte Verde (MG) a queridinha dos casais.

Banheira de hidromassagem e lareira são itens quase obrigatórios nos quartos e nos restaurantes, a fondue predomina.

 Foto: Monte Verde, Crédito: Google

A serra é asfaltada desde Camanducaia, mas várias ruas do distrito são de terra (em época de chuvas, viram um tormento para carros de passeio).

Monte Verde é um destino típico do outono/inverno — de abril a agosto, as temperaturas ficam mais baixas (entre 10ºC e 20ºC) e o clima, mais seco. Em junho e julho e nos feriados, contudo, a cidade fica mais cheia e os preços, mais altos.

Mas também dá para aproveitar Monte Verde no restante do ano, já que as temperaturas são sempre amenas. Na primavera e no verão, os dias ficam um pouco mais quentes, mas as temperaturas raramente ultrapassam os 24ºC e costumam cair à noite. O verão, de dezembro à março, é o período mais chuvoso e, por ser baixa temporada, é época de preços mais baixos.

Os principais eventos de Monte Verde são o Festival de Inverno (nos fins de semana de julho), com shows, oficinas culturais e outras atrações; o Festival Gastronômico (em outubro), quando os restaurantes ganham cardápios especiais e ocorrem diversas oficinas e o Festival de Natal (em dezembro), com apresentações temáticas e decoração especial.

O QUE FAZER

Monte Verde pode até ser um destino romântico por excelência, com as paisagens serranas, hospedagens aconchegantes com lareira e fondues, mas o distrito também oferece atividades de ecoturismo e aventura, passeios tranquilos para fazer com a família e bons locais para compras.

Localizado em plena Serra da Mantiqueira, o distrito oferece diversas opções de trilhas em meio à natureza. Algumas são curtas e podem ser feitas sem guia, como a Trilha do Pinheiro Velho, que vai da avenida principal ao antigo aeroporto do distrito, passando por árvores centenárias, como o pinheiro de 500 anos de idade, e a Trilha da Pedra do Chapéu do Bispo, que tem um percurso menos íngreme e com vários mirantes pelo caminho.

Trilha da Pedra Redonda tem um nível maior de dificuldade, por apresentar mais inclinações, mas também pode ser feito sem guia — no alto, onde Minas Gerais e São Paulo se encontram, a vista impressiona. Já nas trilhas da PedraPartida e do Pico do Selado, de terrenos mais irregulares e íngremes, é melhor ir com guia.

Para quem busca adrenalina, uma boa opção de passeio é a Fazenda Radical, que oferece duas megatirolesas (que juntas, somam quase 1 km de extensão), circuito de arvorismo, parede de escalada, slackline, arco e flecha e passeio de quadriciclo. Algumas agências da cidade também oferecem passeios de quadriciclo e city tours em jipes, como a Quadriventure e a Julio Passeios

Dentre as atrações mais tranquilas, há a Escola de Falcoaria, localizada dentro da Fazenda Radical, onde os visitantes podem aprender mais sobre aves de rapinas e servir de apoio para seus vôos; os passeios à cavalo da Pousada dos Marchadores; as visitas às estufas do Orquidário MV, com 1500 espécies de orquídeas, 150 de plantas carnívoras, bromélias, cactos e suculentas e a patinação no gelo.

Outra atividade interessante é o tour da Fritz Cervejaria Artesanal, onde um mestre cervejeiro apresenta aos visitantes o processo de produção das cervejas artesanais servidas na casa e, depois, presenteia cada um com uma cerveja.

Para fazer boas compras, explore as diversas galerias e shoppings da cidade, onde é possível encontrar artesanatos, cachecóis, gorros, doces em compota, queijos, vinhos, chocolates, sabonetes artesanais e muitos outros itens. Entre as lojinhas, estão a Unger’s Pottery House Art Galleryonde a ceramista Paula Unger expõe e vende suas peças e objetos de decoração de outros artistas; o Atelier Monte Verde, com plaquinhas artesanais, o Arsenal da Cerveja, com rótulos diversos da bebida e a Geleias da Tia Nata e a Edelweiss, que vendem geleias artesanais de vários sabores.

Em resumo: Um lugar perfeito para tudo 🙂 Aproveite! Boa viagem.

Talvez você possa gostar

Comments are closed.

More in Blog