
É obrigatória a quarentena de 10 dias na chegada, que pode ser reduzida a cinco dias caso o viajante realize um novo teste e o resultado seja negativo
Isto porque, o turista só poderá viajar após 14 dias da segunda dose da vacina, com comprovação de vacinação e portar o certificado brasileiro no Conecte SUS. Se a vacina for a Janssen, o passageiro só poderá entrar na Holanda depois de 28 dias após a aplicação.
Além do comprovante de vacinas, os turistas do Brasil também precisam apresentar um exame negativo para a Covid-19. Os testes aceitos são o PCR, realizado no máximo 48 horas antes da viagem, e o de antígeno, certificado com validade de até 24 horas. Ainda assim, na chegada ao país, é obrigatória a quarentena de 10 dias, que pode ser reduzida a cinco dias caso o viajante realize um novo teste e o resultado seja negativo.
“A equipe de atendimento tentará entrar em contato com você várias vezes. Se não atender o telefone ou se suspeitarem que não está cumprindo o requisito de quarentena, podem informar a autoridade supervisora do município em questão”, esclarecem os ministérios. Em caso de descumprimento de quarentena, o viajante terá que pagar uma multa de 339 euros, o equivalente a R$ 2.087 na cotação atual.
Por Pedro Menezes