É entre altos e baixos que um desfiladeiro de vales, rochas, montes e cânions surge ao norte do Arizona para formar o extraordinário cenário do Grand Canyon National Park, recanto natural norte-americano que fascina pelos detalhes de sua grandeza, merecidamente tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Ocupando aproximadamente 5 mil km de extensão, o melhor jeito de explorá-lo é alugar um carro ou pegar um dos ônibus que circulam por ali para cair na estrada, parando ao longo do caminho para admirar a magnitude de sua principal estrela: o espetacular Grand Canyon, uma das maiores e mais impressionantes formações rochosas do mundo.
Uma vista de arrepiar
Cortado pelo Rio Colorado e com dimensões surpreendentes, o atrativo milenar é divido em duas áreas centrais: o North Rim Village, mais inóspito e aberto ao público geral somente de maio a outubro, e o South Rim Village, endereço do movimentado centro de atividades e transporte Grand Canyon Village e de vários dos mirantes mais incríveis da região. Alguns deles são o Mather Point, Hopi Point, Yaki Point, Yavapai Point e Desert View, onde fica a torre de observação Watchtower. Além disso, na região também é possível realizar uma série de atividades divertidíssimas, incluindo caminhadas, trilhas, ciclismo, passeio de helicóptero ou de barco, museus, lojas e restaurantes, apenas para citar alguns exemplos.
Tour pela vizinhança
Situado fora do parque, à margem oeste do Grand Canyon e a 195 km de Las Vegas, outro ponto bastante apreciado pelos turistas é o lendário Grand Canyon West, dono de um belíssimo cenário. Dá para contemplá-lo do ar, a bordo de helicópteros, e da terra, por meio de um passeio pelo emocionante Skywalk, passarela de vidro que brinda os visitantes com uma vista a 1,2 mil metros de altura.