BlogDestinosDicasNacionais

Férias em São Paulo – 7 passeios em meio à natureza sem sair da capital

O período de férias escolares costuma exigir dos pais criatividade para ter uma programação variada nos meses de dezembro e janeiro. E para aqueles que gostam de experimentar atividades em meio à natureza, o Polo de Ecoturismo de São Paulo é uma opção imperdível dentro da própria cidade.

 

São vários locais com propostas diferentes para aproveitar o período de lazer em família com as crianças e amigos. Conheça algumas atrações de destaque. Se você ficar animado para conhecer algum deles, sugerimos que entre em contato pelos canais informados para confirmar datas e horário de funcionamento.

1. Borboletário de São Paulo

O primeiro borboletário da cidade de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o local tem cerca de mil borboletas de quase 20 espécies, com estrutura para os visitantes conhecerem todas as fases desse inseto.

Também possui atrativos como labirinto de 300 metros quadrados feito com plantas, piscina de lama, passeio de caiaque, oficina de circo e de foguete, pesca esportiva, mini golfe e trilhas na mata.

Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

· Site: https://borboletariodesaopaulo.com.br/

· Funcionamento: sábados e domingos de janeiro (7, 8, 14, 15, 21,22, 28 e 29), além do feriado do aniversário de São Paulo, em 25/01, das 10h às 16h.

· Telefone: (11) 2908-1025 (WhatsApp) – a recomendação é confirmar a abertura do local na véspera

· Endereço: Estrada da Ponte Alta, 4300 – Marsilac

2. Parques Naturais Municipais (PNMs)

A região do Polo de Ecoturismo tem parques naturais como o JaceguavaItaimVarginha e Bororé, que oferecem atividades de lazer, educação ambiental e turismo, assim como recebem pesquisadores. Todos possuem parquinhos com brinquedos feitos de produtos naturais, como troncos de árvores.

No  parque Jaceguava, por exemplo, o destaque é a Trilha do Saci, com 2 km de extensão, na qual é possível vivenciar algo singular: a transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. O Parque também permite avistar a Represa Guarapiranga, importante no abastecimento para a metrópole, com acesso a um mirante.

Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Já no Parque natural Varginha existem atrações como a Trilha do Içá com mirante, lago, parquinho infantil, pista para bicicleta, biblioteca, academia da terceira idade e píer na margem da represa Billings para contemplação da paisagem.

Ficam abertos todos os dias, das 8h às 17h, mas terão horários diferenciados nos feriados de Natal (24 e 25/12) e Ano Novo (31/12 e 01/01) e recomenda-se consultar o funcionamento nos links de cada um citados acima.

3. The Roça Park

Um sítio localizado em plena cidade de São Paulo que oferece diversão para toda a família, com pacotes que incluem passeio de trator, de charrete, burro e jegue, trilha, café da manhã e almoço à vontade, além de transporte a partir dos terminais de ônibus Campo Limpo e Varginha.

Opção de turismo ecológico e familiar que permite o contato com a natureza, aprendizagem sobre cultivo de produtos orgânicos e convívio com animais.

 

· Instagramhttps://www.instagram.com/therocapark/

· Funcionamento: a partir de 14 de janeiro de 2023, abrirá todo fim de semana

· Telefone: (11) 95486-5807

· Endereço: Rua Isabel Bueno 215 – Parelheiros

4. Selva SP

Um parque de aventura natural com cachoeira, corredeira em rio, esportes aquáticos como rafting e boia cross, stand up paddle, tirolesa e trilhas em meio a muito verde. O local possui estrutura e atividades para quem quiser passar o dia todo, com diversão e segurança nas experiências. Tem pacotes e combos com desconto.

Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris

Sitehttps://www.selvasp.com.br/

· Instagramhttps://www.instagram.com/selvasp_/

· Telefones: (11) 9.4703-9638 (WhatsApp) ou (11) 9.4701-7138

· Endereço: Estrada do Capivari, 5005 – Engenheiro Marsilac

5. Parques centrais da capital

A cidade oferece várias áreas verdes para os moradores e algumas delas são realmente pequenos paraísos em meio ao mundo de cimento. Portanto, não deixe de conhecer os parques quando estiver procurando o que fazer em São Paulo. O Jardim Botânico é especialmente interessante pela variedade de jardins e belos espaços para passeio. É possível até andar em meio à mata atlântica e visitar a nascente do Riacho do Ipiranga.

Outras boas pedidas são o Parque Villa Lobos, com ótimos espaços para a prática de esportes e uma maravilhosa biblioteca cheia de atividades; o Parque da Água Branca, repleto de bichos soltos; o Parque da Independência, onde está o Museu Paulista; o Parque da Aclimação, com clima de parque de bairro; o Parque Buenos Aires, repleto de esculturas ao ar livre e o Horto Floresta, que forma boa dupla com o Parque da Cantareira, de onde se tem uma linda vista de SP no topo das trilhas. E, claro, o Parque Ibirapuera, que encanta pela ampla área verde, espaços bem cuidados e grande número de atrações gratuitas. Além de poder curtir o parque para correr, pedalar, andar de skate ou fazer um piquenique, o visitante ainda tem como opção vários centros culturais.

  • Quanto: O Jardim Botânico tem custo de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Todos os outros parques têm entrada gratuita todos os dias;
  • Quando e onde: Veja o horário de funcionamento e endereço nos links de cada parque.

6. Propriedades Rurais

A região do Polo de Ecoturismo também tem propriedades que oferecem experiências para os visitantes conhecerem produção agroecológica e de turismo comunitário, onde é possível saborear alimentos orgânicos diretamente do produtor. As produções são pequenas e sustentáveis, mostrando a preocupação com a natureza e o manejo do solo, além de gerar renda para a população da região, valorizar a cultura local e transmitir conhecimentos de agroecologia e permacultura. Cerca de 15 propriedades fazem parte do projeto Acolhendo em Parelheiros, como a Eco Jusa, Planta Feliz, Recanto dos Pereiras e outros. Confira mais sobre a iniciativa e a lista de locais no site: http://acolhendosp.com.br/

Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

7. Vai de Roteiro – Polo de Ecoturismo

Uma das formas de conhecer o Polo de Ecoturismo de São Paulo é por meio do programa “Vai de Roteiro”. O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que oferece opções de passeio pela cidade, e também para o Polo.

É um passeio gratuito de dia todo, com ônibus, e a cada saída será realizado um roteiro diferente, permitindo explorar as principais atrações do território. Em alguns casos, há custos à parte como entrada nos locais ou refeição. As reservas deverão ser feitas online.

Para quem prefere ir de forma independente, a Central de Informação Turística do Polo é um ponto de encontro e de acesso à oferta turística da região. Além de folhetos e materiais promocionais, profissionais qualificados estão à disposição para dar informações sobre todas as atrações.

A CIT fica da Avenida Senador Teotônio Vilela, 8000, em frente ao Terminal Varginha. Funciona todos os dias da semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Legal, né? Ficou curioso para conhecer essas atrações, mas não mora na região? 

 

Por Duda Machado

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog