Após o México suspender temporariamente o “Acordo de Revogação dos Vistos” em passaportes comuns, que isentava a obrigação de brasileiros apresentarem vistos ou autorizações para entrar no país, todos os brasileiros – salvo algumas exceções – que chegam no país por via aérea devem apresentar a Autorização Eletrônica (ETA, em inglês). Nessa matéria trazemos todos os detalhes de como emitir a sua.

México Autorização Eletrônica


Sobre a Autorização Eletrônica 

O governo mexicano está concedendo facilidades de migração a quem entrar no país por via aérea, mediante o preenchimento com a devida antecipação à viagem de um formulário denominado Autorização Eletrônica, que poderá ser obtido gratuitamente no site do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Migração.

De acordo com o consulado mexicano no Brasil, a autorização pode ser solicitada até 30 dias antes da sua viagem e é válida para entrar no México 30 dias após sua emissão. Você poderá permanecer em território mexicano por até 180 dias.

Brasileiros portadores dos documentos abaixo não precisarão apresentar autorização eletrônica:

  • Documento que comprove residência permanente no Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico.
  • Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.

Como emitir a Autorização Eletrônica (ETA)

Caso você não esteja entre as exceções que não necessitam da apresentação da Autorização, você deverá seguir os seguintes passos:

1. Acesse o formulário neste link;

2. Caso seja de sua preferência, adicione o idioma PT (Português) no canto superior direito da página;

México Autorização Eletrônica

3. Caso seja de sua preferência, adicione o idioma PT (Português) no canto superior direito da página;

4. Em seguida, você irá inserir seus dados pessoais, como Nome, Sobrenome, Sexo, Data de Nascimento, Nacionalidade e Estado Civil. É de extrema importância que você insira as informações exatamente como está em seu passaporte;

5. Em seguida você deve inserir o seu local de nascimento (país);

México Autorização Eletrônica

6. Logo em seguida, você deverá insistir os dados de seu passaporte, como número, país emissor, data de emissão e data de expiração;

México Autorização Eletrônica

7. No penúltimo passo, você deverá colocar as informações referentes a sua viagem, sendo elas: motivo (Turismo ou Negócios), seu país de residência, data que pretende viajar ao México e quantos dias planeja ficar em território mexicano;

8. Por último, você deverá inserir informações adicionais como: se já visitou o México (em caso afirmativo, você deverá colocar todas as cidades que visitou), religião, profissão (se você trabalha, deverá colocar a opção “Trabalha“), se já foi expulso do México e se possui antecedentes criminais;

9. Após finalizar o preenchimento, você deverá clicar em “Guardar“;

10. Após clicar, aparecerá uma mensagem  questionando se as informações que você colocou estão realmente corretas. Caso positivo, basta clicar em “Aceitar”;

México Autorização Eletrônica

11. Pronto! Você receberá a confirmação se a sua autorização foi aprovada ou não. Em caso positivo, basta imprimir para apresentar para a companhia aérea no embarque e para a imigração no México.

México Autorização Eletrônica


Vale ressaltar que os brasileiros que viajarem ao território mexicano por via terrestre ou marítima, de acordo com a regulamentação em vigor, devem solicitar o visto físico correspondente junto às autoridades consulares mexicanas.

Lembrando que todos os viajantes que se enquadram nas exceções para apresentação da ETA, também estão isentos do visto físico.

Para emitir sua Autorização Eletrônica para entrar no México, clique aqui. E para mais informações, aqui.

 

 

Por Thiago Santos

You may also like

Leave a reply

More in Blog