BlogDestinosDicasNacionais

Essenza Hotel vale a pena? Saiba como é a famosa hospedagem de luxo de Jericoacoara

O Essenza Hotel é a mais famosa opção de hospedagem de luxo de Jericoacoara. Fica de frente para o mar na Praia de Jericoacoara, a principal do destino, e tem como marca as piscinas cênicas.

 

Para responder se vale a pena o investimento, eu me voluntariei para a penosa missão de passar um dia fingindo costume no Essenza (difícil, né?). É importante destacar que não é um hotel para famílias: só aceita hóspedes a partir de 12 anos.

Onde fica o Essenza Hotel

Jericoacoara é o principal destino da costa oeste do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza. Era uma vila de pescadores que cresceu bastante por causa do turismo. Ganhou vários restaurantes, hotéis e pousadas, mas segue com ruas de areia e jeitinho bucólico. Como a vila fica dentro de uma unidade de proteção ambiental, cercada de dunas, o acesso não é dos mais simples, feito preferencialmente em um veículo 4×4.

Essenza Hotel fica na Avenida Beira Mar, próximo à Rua São Francisco e à Duna do Pôr do Sol. Fica bem pertinho dos melhores restaurantes da vila, como o Bistrô Caiçara, o Tamarindo, o Na Casa Dela e o Pimenta Verde. O hotel tem acesso à praia, em espaço exclusivo com gramado, espreguiçadeiras e bangalôs à beira-mar.

Acomodações do Essenza Hotel

O hotel tem dois tipos de acomodação. O Essenza Lounge, onde eu me hospedei, fica no andar térreo e tem saída direta para a piscina principal. É bem gostosa a experiência de mergulhar diretamente do lounge do apartamento. Já os quartos Essenza Cult ficam no andar superior e têm, cada um, uma pequena piscina privativa, com vista ainda mais ampla da praia. É uma hospedagem um pouco mais cara.

Todos os quartos são bem grandes, têm 50 metros quadrados, decoração clean e moderna. O chuveiro é impecável, com roupão de banho para os hóspedes. Os frasquinhos de xampu e condicionador são da L’Occitane – conseguiram dar um jeito no meu cabelo emaranhado pelos ventos cearenses. Eu achei o wi-fi no quarto ruim, mas pode ter sido um problema pontual.

Piscinas do Essenza Hotel

As piscinas privativas do segundo andar são a marca do Essenza, têm a parede externa transparente, reluzindo o azul-claro da água. Acho que tem gente que reserva pensando nas fotos que elas vão render.

Mas a piscina principal é também muito especial. Ela é bem grande, tem 1300 m², tem vista para a praia e borda infinita, onde os passarinhos pousam para beber água. Eu adorei as espreguiçadeiras de madeira que flutuam na piscina, me senti chique demais bronzeando ali. Há outros equipamentos super instagramáveis boiando na água, tipo um bangalô com colchão e até uma jangada cênica.

A piscina também tem um bar molhado, ou melhor, uns bancos dentro da água que te dão acesso aos garçons do restaurante do hotel. Achei ele meio escondidinho, não dava vontade de permanecer ali.

Atendimento do Hotel Essenza

Uma diária não permite conhecer a fundo o atendimento, mas a impressão que tive dos profissionais foi ótima. Tanto na recepção quanto no café da manhã, fui atendida por profissionais muito simpáticos e prestativos.

Eles também se atêm aos detalhes, que fazem a diferença. Quando eu saí para jantar, uma camareira arrumou meu quarto, deixando ele cheiroso novamente. E a gente recebe uma tacinha de espumante, tanto na entrada quanto no checkout. Sempre bom ser mimada, né?

Caminho percorrido até os quartos

Café da Manhã do Hotel Essenza

Café da manhã em hotel é minha religião, gente. É crucial para determinar se a experiência na hospedagem foi boa ou ruim. E a nota aqui também é altíssima: eles te trazem um pequeno banquete na mesa, com destaque para as frutas docíssimas já cortadas – até pitaya tinha, amo!

O garçom te serve uma cesta de pães, pão de queijo, geleias, queijo, salame e presunto de parma, uns bolinhos e outros quitutes. Também há um cardápio com opções de tapioca e outros pratos individuais que a cozinha prepara a pedido. O café é bem bom, o suco não impressionou.

O café da manhã é servido na área de restaurante, com vista para a praia e a piscina. Ali você também pode pedir drinques, lanches e refeições ao longo do dia. Provei um ceviche de atum no almoço, gostoso. Mas atente que não é um hotel all-inclusive, apenas o café da manhã faz parte da diária.

Facilidades do Hotel Essenza

O hotel tem ainda academia, que estava vazia no dia que estive lá – prioridades, né, gente?! Ela é climatizada, tem muitos equipamentos, mas não espere vista para nada, nem janelas tem.

O Essenza Hotel também tem área de spa e oferece vários tipos de massagem, um pouco acima do preço praticado na Vila de Jericoacoara. Mas eu achei o ambiente pouco convidativo: pequeno, o espaço é dividido por paredes que não vão até o teto, e o lugar é meio abafado, acho que em razão da proximidade com o forro do telhado, e não vi ar-condicionado. Achei que, em razão da localização, o spa podia ter uma vista linda, mas não é o caso.

Preço do Essenza Hotel

Diferentemente da estrutura do hotel, o preço não é tão agradável. As diárias dificilmente baixam de R$ 2 mil para o casal. Dependendo do dia da semana e da temporada, o valor sofre alterações, então vale testar datas diferentes antes de se decidir.

Você pode ler mais avaliações de hóspedes e fazer a reserva neste link.

Mais hotéis e pousadas em Jericoacoara

A gente também testou e aprovou outras oito opções de hospedagem em Jeri, que costumam ser mais baratas também:

  • My Blue Hotel: fica também em frente ao mar, com piscinas, espaço fitness, spa, jacuzzi e restaurante à beira-mar.
  • Vila Cajú: tem um dos melhores custos-benefícios que encontramos. Essa pousada parece um condomínio de chalés super charmoso, com um grande gramado, árvores e piscina.
  • Hotel Villa Terra Viva: é um hotel de pequeno porte, indicado para quem procura uma acomodação perto da praia e com diárias de valor intermediário.
  • Espaço Nova Era Pousada: tem bom custo-benefício, em um terreno grande, arborizado e bem ventilado, com uma piscina muito gostosa. Tem apartamentos para famílias.
  • Pousada Carcará: é uma boa opção de pousada em Jericoacoara para quem deseja uma boa estrutura e preço compatível.
  • Azul Pousada: na Rua das Dunas, um local mais afastado e tranquilo na vila de Jericoacoara, é ideal para quem prioriza economia.
  • Villa Medina Jeri: é uma pousada simples e econômica, mas confortável. Ela é vantajosa, especialmente, para famílias ou para quem quer economizar preparando algumas das refeições – tem apartamentos para até sete pessoas.
  • Chez Toi: é uma pousada de valor intermediário com boa localização, e tem um lindo terraço com piscina pequena de borda infinita e vista para o mar.
 

Conta para gente nos comentários: você já foi a Jericoacoara? E como foi a sua experiência de hospedagem? 

 

Por Jéssica Weber

Talvez você possa gostar

Leave a reply

More in Blog