CONHEÇA A CHAPADA DIAMANTINA
Não importa a direção em que você olhe, na Chapada Diamantina cada cantinho é preenchido por uma natureza intocada. composta por paisagens admiráveis, distribuídas ao longo dos municípios de Lençóis, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Nova Redenção, Rio das Contas e Andaraí, que compõem a principal área de abrangência da região. Entre serras, vales, cachoeiras, grutas, lagos, rios, cânions, sítios arqueológicos e muito mais, não faltam por lá atrativos para deixar os fãs de ecoturismo e apaixonados pela natureza totalmente encantados e satisfeitos.
ATRAÇÕES NOTURNAS
Após o pôr do sol, a agitação fica por conta dos diversos bares e restaurantes situados, lado a lado, nas ruas Miguel Calmon (antiga Rua da Baderna) e Almirante Barroso (antiga Rua das Pedras) da cidade de Lençóis, que é a principal porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.
COMPRAS
Há diversas lojas que comercializam lembranças locais, como artesanatos, peças de decoração, cachaças, mel, entre outras, nos centrinhos das cidades localizadas na área de abrangência da Chapada. Em Lençóis, que é um dos maiores municípios da região, o point comercial se concentra no entorno da Praça Horácio de Matos e ao longo das ruas Miguel Calmon (Rua da Baderna) e Almirante Barroso (Rua das Pedras).
CALENDÁRIO DE EVENTOS IMPORTANTES
Ressonar Festival (janeiro)
Festival de Escalada Igatu Boulder (janeiro)
Carnaval de Máscaras de Rio de Contas (fevereiro)
Carnaval de Igatu (fevereiro-março)
Festa de São João (junho)
Festival de Jazz do Capão (setembro)
Festival de Lençóis (outubro)
Maratona 42 km – Chapada Diamantina (outubro)
COMO CHEGAR
Existem voos para a cidade de Lençóis, com conexão em Salvador.
De carro, partindo da capital Salvador, a cerca de 400 km do Parque Nacional da Chapada Diamantina, pelas rodovias BR-324, BR-116 e BR-242.
A MELHOR ÉPOCA PARA IR
Com uma temperatura média anual em torno dos 25°C durante o dia, todas as épocas são ótimas e propícias para curtir as atrações oferecidas pela região. Porém, é importante saber que nos meses de outono e inverno, por conta da posição do sol, a luz reflete nas águas azuis dos Poços Azul e Encantado, tornando o cenário dessas atrações ainda mais interessante.