O ranking listou 90 lugares, e apenas uma cidade brasileira entrou na lista: São Paulo, na 76ª posição. Ficou bem distante na pontuação das primeiras colocadas, mas ainda bem posicionada em relação aos nossos vizinhos. Da América do Sul, apenas o Chile, com Santiago, ficou na nossa frente, em 58º. Bogotá (81º), Cali (82º), Buenos Aires (83º) e Medellín (89º) também estão na lista.
As melhores cidades para andar de bicicleta
A empresa de seguros analisou diferentes indicadores das cidades, pontuando entre 1 e 100. Entre os critérios analisados estão o investimento em infraestrutura para bicicletas, acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, segurança (número de roubos de bikes), número de lojas e de bicicletas compartilhadas, qualidade das vias e até a questão do clima – média de horas de sol e chuva, por exemplo.
Após pontuar as 70 cidades analisadas, o ranking final colocou Utrecht em primeiro. Vamos ao top 10:
10 – Hannover (Alemanha)
Com 46,7 pontos, Hannover, na Alemanha, ficou na 10º posição. A cidade encanta os turistas pelas suas antigas construções e é possível conhecer as principais atrações a pé. Mas andar bicicleta também é uma ótima pedida.
9 – Bremen (Alemanha)
Bremen, na Alemanha, é conhecida por sua importância comercial e industrial, com um dos principais portos do país. A cidade histórica é um convite para andar de bicicleta, ficando na 9ª posição do ranking com 47,81 pontos.
8 – Berna (Suíça)
A cidade de Berna, na Suíça, é uma das mais visitadas pelos turistas. Seu preservado centro histórico e as mais de 100 fontes são algumas das atrações. A capital da Suíça ganhou o 8º lugar na lista das melhores cidades para pedalar, com 48,76 pontos.
7 – Hangzhou (China)
A cerca de 180 km de Xangai, na China, está Hangzhou, a 7º colocada do ranking com 52,55 pontos. A cidade chinesa teve destaque no quesito de compartilhamento e aluguel de bicicletas.
6 – Malmo (Suécia)
Os países escandinavos já há alguns anos se destacam pelo transporte ciclístico. E Malmo, na Suécia, ganhou 55,88 pontos, na 6ª posição.
5 – Amsterdã (Holanda)
Amsterdã, na Holanda, já ganhou algumas vezes o título de capital mundial da bicicleta. O transporte sustentável é realmente uma preocupação da cidade (e do país), e não à toa ficou no top 5 deste ranking, com 60,24 pontos.
4 – Copenhague (Dinamarca)
A capital da Dinamarca também faz bonito no assunto. Quando estive em Copenhague 10 anos atrás já me impressionei com o tanto de bicicletas que vi pela rua. Ficou na 4ª colocação da lista com 60,46 pontos.
3 – Antuérpia (Bélgica)
Chegamos no top 3 do ranking com a cidade de Antuérpia, na Bélgica, e seus 60,51 pontos (percebam como o 3º, 4º e 5º colocado da lista ficaram com um pontuação bem parecida). Antuérpia fica a 45 km de Bruxelas, a capital belga.
2 – Munster (Alemanha)
A alemã Munster conquistou 65,93 pontos e ficou na vice-liderança do ranking. No norte do país, não é das principais cidades procuradas pelos turistas, mas tem o seu charme e boa infraestrutura para andar de bicicleta.
1 – Utrecht (Holanda)
Uma cidade com menos de 500 mil habitantes, canais, muita história e, claro, ótima para quem anda de bicicleta. Esta é a holandesa Utrecht, que ficou bem à frente de todos os outros no ranking com 77,84 pontos.
E o Brasil?
Como já falamos no começo do texto, São Paulo ficou na 76ª posição, mas bem atrás dos primeiros colocados, com 24,81 pontos. De acordo com a prefeitura de São Paulo, a cidade tem 699,2 quilômetros de extensão de malha cicloviária e 7.192 vagas para bikes espalhadas pela região.
A lista completa do ranking pode se vista aqui.
O que achou da lista? Diz pra gente como é andar de bicicleta na sua cidade. E se você se interessou em conhecer algum destino do ranking?
Por Daniel Akstein Batista