Cultura: Lugares onde a história e o patrimônio imperam
Egito
Sem dúvida, o Egito é um país surpreendente e parte disso se dá devido aos seus grandes monumentos e cultura milenar. Não à toa, os editores recomendam que você visite a nova casa do Rei Tutancâmon, no Grande Museu Egípcio do Cairo – capital do país – e não deixe de ver a Avenida das Esfinges, em Luxor.
Busan, Coreia do Sul
A cidade portuária de Busan é famosa por suas praias, montanhas e templos, mas o lugar foi selecionado pela “energia criativa” no principal festival de cinema da Ásia: o Festival Internacional de Cinema de Busan! Além de assistir às exibições de filmes, os turistas devem experimentar a cerveja artesanal da cidade, a segunda maior do país.
Via Ápia, Itália
Quer voltar no tempo sem tirar os olhos do presente? Uma ótima sugestão para fazer isso é percorrendo a Via Ápia, na Itália, conhecida antigamente como a “super estrada” daEuropa. O trecho guarda aspectos interessantes e importantes da Roma Antiga, por isso, essa peregrinação cheia de história é imperdível.
Charleston, Carolina do Sul
A cidade portuária dos Estados Unidos tem belas edificações arquitetônicas do início do século XX que estão restauradas e mantidas em perfeitas condições. A recomendação da lista é para que o turista explore a cultura e a história do lugar, além de experimentar a culinária sulista chamada de Lowcontry. Os editores ainda tiveram o cuidado de indicar a visita ao Museu Internacional Afro-Americano, que será aberto ao público em 21 de janeiro de 2023.
Grutas Longmen, Província de Henan, China
São nas grutas de Longmen, na China, que você vai encontrar um dos maiores conjuntos de estátuas de pedra do mundo, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. O lugar tem uma impressionante coleção de arte chinesa dedicadas à religião budista, que representam o ponto alto da escultura chinesa em pedra.
Leia mais sobre os cinco destinos e experiências da categoria Cultura nesta página.
Natureza: Fugas para lugares belos e selvagens
Botsuana, África
Maravilhe-se com a biodiversidade de Botsuana e seu empenho pela conservação. O destino conta com programas para reabilitar espécies ameaçadas, criar corredores de vida selvagem e contra a caça ilegal. Iniciativas também tem sido feitas para aproximar os turistas da comunidade de forma sustentável. Visitantes podem fazer diferentes cursos, como o de rastreamento de animais e para desenvolver habilidades de sobrevivência na selva.
Açores, Portugal
Se você gosta de animais marinhos, as nove ilhas vulcânicas de Açores são imperdíveis! A região de Portugal é como um oásis para 28 espécies de baleias e golfinhos, conforme a National Geographic. Além de suas maravilhas naturais, são várias as iniciativas da comunidade local para preservar este arquipélago vulcânico. O lugar também é conhecido por suas fontes termais. Veja o vídeo a seguir.
Highlands, Escócia
Apesar das Highlands da Escócia ainda oferecerem cenários épicos, com vales, lagos e rios sinuosos, a paisagem do lugar já se transformou muito. Antigamente, os vales e colinas eram cobertos pela floresta e animais selvagens. Entretanto, ao longo dos séculos, a extração de madeira e pastoreio excessivo mudaram a paisagem local.
Atualmente, a região das Highlands está em um movimento de renaturalização, que visa restaurar a paisagem bucólica original, com a fauna e flora nativas. Por isso, a lista recomenda a visita nesta área escocesa, como na Reserva Alladale Wilderness.
Eslovênia
A Eslovênia aparece na lista por seu turismo sustentável. O destino investiu em rotas de gastroturismo de bicicleta que visitam fazendas, vinhedos, produtores de queijos e de outros alimentos. A trilha gastronômica de 11 dias é especificamente para ciclistas e abrange o país desde a capital, Liubliana, com as vistas dos alpes no Vale do Rio Soca, até a região de Carso, repleto de cavernas e ao longo dos rios Drava e Sava.
Big Bend National Park, Texas, Estados Unidos
O Parque Nacional Big Bend dá vida à lenda da fronteira do Texas e a paisagem também irá surpreendê-lo. Conhecido pelo amplo céu estrelado e lindos cânions, o parque é um dos mais remotos do estado e também o maior: são mais de 324.000 hectares.
Leia mais sobre os cinco destinos e experiências da categoria Natureza nesta página.
Família: viagens inspiradoras para todas as idades
Suíça
A bela Suíça não podia faltar na categoria família, já que conta com uma rede ferroviária perfeita, principalmente, para esse público – que necessita de serviços específicos para tornar a experiência mais leve. Por isso, as viagens de trens são mais que recomendadas, pois oferecem conforto com paisagens incríveis e paradas em pontos estratégicos para curtir com a família, como fábricas de chocolate e locais para esquiar.
Trindade e Tobago, Caribe
Os apaixonados por tartarugas e vida marinha vão amar essa sugestão. Isso porque é na costa de Trindade e Tobago, no Caribe, que existe uma das mais importantes colônias de tartarugas-de-couro do mundo, além de outras quatro espécies. O país trabalha fortemente na conservação desse animal e, por isso, é possível encontrar milhares de tartarugas nas praias, como na Grande Riviere de Trindade, entre março e agosto. Turistas ainda podem trabalhar como voluntários nas iniciativas de preservação.
São Francisco, Califórnia
Em São Francisco, na Califórnia, é possível fazer uma trilha que cruza a cidade. A Crosstown Trail oferece quase 27 quilômetros de descobertas urbanas, desde vistas deslumbrantes da costa do Pacífico até cafés de bairro. Outra sugestão da revista é que o visitante faça uma fogueira no Presidio Tunnel Tops, para apreciar a vista da Golden Gate Bridge.
Colômbia
A sugestão da vez é uma visita ao Parque Nacional Tayrona, que fica localizado na costa caribenha da Colômbia e é um refúgio para quase 300 espécies de pássaros. O destino aparece na lista para que os turistas saibam da possibilidade de fazer uma observação de pássaros no local. A iniciativa com o turismo de natureza na região pretende ajudar na conservação da biodiversidade da Colômbia e apoiar as comunidades das proximidades.
Manchester, Inglaterra
Em Manchester, na Inglaterra, a sugestão é para o turista se divertir, aproveitando o clima da cidade britânica esportiva e amiga das artes. Para isso, visite os campos de jogos do famoso time de futebol Manchester United e inspire-se também no cenário artístico da cidade.
Leia mais sobre os cinco destinos e experiências da categoria Família nesta página.
Aventura: Excursões ao ar livre cheias de adrenalina
Choquequirao, Peru
No alto dos Andes peruanos, as ruínas incas de Choquequirao são acessíveis apenas a pé, pelo menos por enquanto. Devido ao acesso limitado, o local ainda está fora dos radares mais turísticos do Perú, mas vale a pena a caminhada.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia voltou a receber viajantes de aventura de todo o mundo. Por lá é possível fazer ciclismo, esquiar e caminhar com belas paisagens. Um dos destaques fica para quem gosta de andar de bicicleta, pois até 2025 o destino terá uma rede especial de ciclovias recreativas.
Utah, nos Estados Unidos
As paisagens do estado de Utah convidam a aventuras ao ar livre, como stand up paddle no Rio Colorado, em Moab. O destino tem cinco parques nacionais e oito monumentos nacionais, e por isso está nos sonhos de muitos viajantes aventureiros.
Alpes Austríacos
Um destino privilegiado para esportes de inverno é a região da Caríntia, na Áustria. Os Alpes austríacos oferecem grandes oportunidades de aventura dentro da rede Bergsteigerdörfer, com 29 aldeias de montanhismo.
Parque Nacional Revillagigedo, México
Por fim, adicione o Parque Nacional Revillagigedo, no México, ao seu itinerário de aventuras. Suas águas protegidas, apoiadas pela iniciativa Pristine Seas da National Geographic, abrigam dezenas de tubarões e arraias.
Leia mais sobre os cinco destinos e experiências da categoria Aventura nesta página.
Comunidade: onde a conservação beneficia a todos
Karpathos, Grécia (Ilhas do Dodecaneso)
A segunda maior ilha do Dodecaneso, chamada de Karpathos, é um arquipélago grego no mar Egeu. Apesar das belas praias do destino, o lugar foi destaque da seleção por ter mulheres a frente de empreendimentos que lideram o turismo sustentável.
Milwaukee, nos Estados Unidos
Localizado no estado de Wisconsin, a cidade de Milwaukee é conhecida por suas cervejarias. O lugar foi considerado pelos editores como uma “cidade vibrante”, que celebra a própria comunidade “criativa e unida” – tanto quando suas bebidas locais.
Alberta, Canadá
Alberta é uma das províncias mais populosas do Canadá e é famosa por oferecer belíssimas paisagens naturais, mas ela vai além. O destino permite que os receptivos locais proporcionem experiências que resgatam as tradições milenares dos povos indígenas e, paralelamente, tratam das perspectivas para o futuro.
Laos, Sudeste Asiático
Cortado pelo Rio Mekong, o país Laos tem relevo com montanhas, arquitetura colonial francesa, povoados tribais e mosteiros budistas. Mas que chamou atenção dos editores é que um trem de alta velocidade começou a operar no país para tornar as regiões menos conhecidas acessíveis aos turistas. Com isso, além de criar oportunidades econômicas para os habitantes locais, os visitantes podem conhecer lugares surpreendentes e pouco explorados.
Gana, África Ocidental
A sugestão apresentada para conhecer Gana surge como um convite, para que os turistas busquem e explorem suas heranças africanas no destino. Além disso, a capital Acra ganhou destaque devido a sua moda colorida por todos os lados.
Leia mais sobre os cinco destinos e experiências da categoria Comunidade nesta página.
Você deve ter percebido que a lista é um tanto diferente da maioria porque busca divulgar destinos com experiências especiais, que tratam com respeito as comunidades e os patrimônios, focam em sustentabilidade, ecoturismo e conservação. Além de que, de alguma forma, retribuem seus visitantes com vivências singulares.
E aí, o que achou das sugestões? Já pensa incluir um dos destinos e experiências no seu próximo roteiro? Conta pra gente nos comentários.
Por Mari Kateivas