10. Alquímico (Cartagena – Colômbia)
Alquímico é um bar que fica no centro histórico de Cartagena, em uma mansão deslumbrante. O térreo é o coração do lugar, que conta com música alta, muita dança e uma ótima e progressiva lista de coquetéis, mostrando a diversidade biológica e o potencial de sabor da Colômbia. No andar de cima, clássicos drinks internacionais recebem um toque colombiano. E se o ar fresco é o que você precisa, há um ótimo terraço também, com mais uma lista de bebidas exclusivas.
9. Katana Kitten (Nova York – EUA)
Katana Kitten é um bar de coquetéis de dois andares no bairro de West Village, em Nova York. Aqui há pôsteres de filmes japoneses nas paredes, rock clássico dos anos 60 tocando nos alto-falantes e combinações de cerveja e shot com uísque japonês e saquê. O andar de cima tem luzes, algumas mesas e um grande bar. O hambúrguer e batatas fritas com flocos de algas são muito recomendados.
8. Connaught Bar (Londres – Inglaterra)
Elegância em forma de bar, o Connaught Bar está agora em seu 15º ano e estabeleceu um certo padrão para os bares de hotéis de Londres. O local é a junção de classicismo e modernidade, tradicionalismo e invenção, realizado com muito estilo. O Martini exclusivo é servido em um carrinho sob medida e é a verdadeira primeira bebida obrigatória para quem visita o espaço.
7. Two Schmucks (Barcelona – Espanha)
O bar espanhol Two Schmucks é o verdadeiro bar extremamente sem frescuras aberto por um casal de bartenders da Suécia. O espaço casual é perfeito para uma bebida discreta durante a semana. Nos finais de semana, os clientes saem para a rua com os coquetéis na mão. O bar recebe especialmente clientes que preferem um drink bem feito a uma cerveja barata. Os coquetéis são simples, criativos e bem executados, e você estará em boas mãos com o que quiser.
6. Double Chicken Please (Nova York – EUA)
Fiel ao nome, na Double Chicken Please, os co-fundadores GN Chan e Faye Chen oferecem conceitos duplos em um local ostentoso e arquetípico na cidade de Nova York, com tijolos expostos e acessórios estilosos. Servindo o sanduíche de frango titular e excelentes coquetéis, entre as opções mais pedidas está o drink com ingredientes como tequila, cranberry branco, lavanda, cacau, amaro, oferecendo sabores de elite em um ambiente casual.
5. Little Red Door (Paris – França)
O Little Red Door é uma casa noturna aconchegante e cosmopolita, com entrada por uma portinha vermelha no agradável bairro de Marais em Paris. É presença quase constante nos 50 melhores bares do mundo há uma década. Essa longevidade não se deve ao classicismo, mas à reinvenção. Espere bebidas com nomes simples, como “Cenoura”, mas com magia de sabor por trás delas.
4. Licorería Limantour (Cidade do México)
Presente na lista desde 2014, a Licorería Limantour é o tipo de bar que dá tudo certo: lotado todos os dias da semana, com atendimento eficiente, drinks na hora e ambiente encantador. Na Cidade do México, há uma série de menus diferentes montados ao longo dos anos, com muitas bebidas resistindo ao teste do tempo. A Margarita al Pastor por exemplo provavelmente nunca sairá de moda e entrou no menu para ficar.
3. Sips (Barcelona – Espanha)
Na instigante cidade de Barcelona, com suas ruas repletas de lugares badalados e convidativos, há um estabelecimento que atrai muita gente. O Sips é o conceito de bar moderno, especialmente porque aqui os bartenders e suas criações dão um show à parte. O local está longe de ser um bar de coquetéis comum. Aqui há apresentações extremamente criativas em um espaço sofisticado e movimentado. Conseguir uma mesa é algo cobiçado, o que já dava para imaginar.
2. Tayēr + Elementary (Londres – Inglaterra)
Quando Monica Berg e Alex Kratena lançaram o bar Tayēr + Elementary em 2019, parecia um vislumbre do futuro. Cada elemento do espaço foi calculado, desde o design até a abordagem do serviço e a preparação de bebidas. É um local de duas áreas, onde a primeira tem estilo mais casusal, como um bar de dia-a-dia em que você toma um drink rápido. Já o segundo conta com uma abordagem culinária mais elaborada, com ingredientes menos conhecidos e que podem oferecer novas experiências de sabor.
1. Paradíso (Barcelona – Espanha)
O grande vencedor dos melhores bares do mundo é o Paradíso, de Barcelona. Fazendo just ao nome (paraíso), ele conta com uma decoração muito bonita e fica localizado na Carrer de Rera Palau. De tempos em tempos o bar costuma variar o menu de 15 coquetéis elaborados de acordo com temas alternados. Atualmente o escolhido é a evolução da humanidade. Um dos destaques é o drink Tornado, que na receita leva vodka, chá de maça e pêra.
Os melhores bares do mundo em 2022
Assim como em 2021, nenhum bar do Brasil ficou no top 50. A lista geral com 100 estabelecimentos conta com um único brasileiro: o Tan Tan, que fica em São Paulo, na sublime 62ª posição.
Localizado no bairro de Pinheiros, ele funciona naquele estilo misto de bar e restaurante com opções para todos os gostos.
O espaço começou em 2015 com menu de pratos quentes da culinária asiática, especialmente lámens. Em 2018, dobrou de tamanho e passou a ser também um bar, com opções de drinks diferenciados.
Entre eles está o Uzu Martini, que segundo o menu é “um coquetel salino, cítrico e untuoso que leva gin Tanqueray ten, sakê licoroso, limão siciliano e syrup de yuzu”. Ele custa R$ 56 e figura entre os queridinhos do local.
A coquetelaria é assinada pelo chef Thiago Bañares em parceria com os mixologistas Alex Mesquita e Caio Carvalhaes.
Confira a lista completa no site oficial!
E você, já esteve ou ficou com vontade de conhecer algum destes bares? Comente abaixo e participe!
Por Thayana Alvarenga