Período de férias escolares no Brasil, friozinho em muitas cidades do Sul e Sudeste do país, sol em tantas outras áreas… Neve em cidades do hemisfério Sul, com estações de esqui a pleno vapor e verão com direito a ruas animadas em destinos no hemisfério Norte… o cenário é perfeito para tirar férias e aproveitar dezenas de destinos mundo afora.
Férias em julho
Com tanto interesse e procura por viajar nesse época, julho é considerado um mês de alta temporada em vários destinos. Não é o mês mais econômico para viajar, é verdade, e nem mais vazio, mas em muitos lugares as ruas estão alegres e com eventos ocorrendo, transformando completamente a atmosfera das cidades e a experiência da viagem.
No hemisfério Sul há várias opções se você quer esquiar, como Bariloche e Ushuaia, na Argentina e o Valle Nevado, no Chile. Já no hemisfério Norte, julho é um mês que ferve por conta do verão europeu — as grandes capitais como Paris, Roma e Londres, estão a pleno vapor e cheia de eventos! Seja por perto, ou longe, são diversos os destinos para aproveitar pelo mundo.
Lugares para viajar em julho no Brasil
1. Chapada dos Veadeiros, Goiás
Temperaturas em julho – Alto Paraíso: Média Máxima 27°C / mínima: 15°C
Precipitação: 4 mm
A Chapada dos Veadeiros é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dps Veadeiros e quedas d’água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe. Não faltará opções de banho nos dias em que você estiver por lá.
2. Chapada das Mesas, Maranhão
Temperaturas em julho – Carolina: Média Máxima 35°C / mínima: 20°C
Precipitação: 9 mm
A Chapada das Mesas está localizada no sul do Maranhão, próximo de Carolina, que é a cidade utilizada como base para explorar o Parque Nacional da Chapada das Mesas. A região compreende cerca de 160 mil hectares, com atrações como cachoeiras, cavernas, formações rochosas diversas, cânions, trilhas, mirantes e chapadas, claro. É um destino bacana para quem procura contato com a natureza e que muita gente ainda nem ouviu falar!
3. Anavilhanas, Amazonas
Temperaturas em julho: Média Máxima 32°C / mínima: 23°C
Precipitação: 95 mm
O Parque Nacional de Anavilhanas está localizado no Rio Negro, no Amazonas, e pode oferecer uma experiência muito diferente, especialmente nesse mês de julho. Quem já esteve no Amazonas deve saber que a região tem duas estações: a estação seca e a chuvosa. A estação chuvosa acontece agora, entre março e agosto, e nesse período os rios sobem, permitindo que os visitantes conheçam os igapós, que são como trilhas alagadas em meio a mata da floresta Amazônica, uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Na seca, entre setembro e fevereiro, a experiência é muito diferente, mas igualmente encantadora, já que nessa época o nível dos rios fica mais baixo, formando praias. Fica a seu critério decidir qual a época lhe agrada mais.
4. Diamantina, Minas Gerais
Temperaturas em julho: Média Máxima 23°C / mínima: 11°C
Precipitação: 9 mm
As íngremes ladeiras repletas de casarões coloniais coloridos se destacam em meio à Serra dos Cristais e formam a impressionante paisagem de Diamantina. O anúncio de tanta beleza acontece ainda na estrada que leva à cidade histórica, quando o contorno das montanhas transforma o caminho em um cenário cinematográfico. Difícil manter os olhos na pista enquanto se está dirigindo em um dos mais lindos destinos de Minas Gerais. Embarcar em alguns dias de passeio para Diamantina é como fazer uma viagem por séculos de história, sempre recheado de muita beleza.
5. Ilha Grande, Rio de Janeiro
Temperaturas em julho: Média Máxima 25°C / mínima: 16°C
Precipitação: 64 mm
O intenso verde do mar se mistura à Mata Atlântica e os olhos não são capazes de definir qual o mais belo cenário para mirar. Perder-se entre praias paradisíacas e o transparente das águas que circulam a Ilha é fácil. Não é exagero. São 193 km² de pura beleza preservada. É lugar para quem gosta de contato direto com a natureza, muito verde e um pouco de vento no rosto, afinal, é quase impossível resistir a um passeio de lancha pela Ilha Grande.
6. Jalapão, Tocantins
Temperaturas em julho – Palmas: Média Máxima 34°C / mínima: 18°C
Precipitação: 1 mm
O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho.
Embora seja bem quente, é um bom lugar para viajar em julho, já que não há chuvas na região nessa época, tornando os mergulhos em suas águas cristalinas ainda mais gostosos.
7. Lençóis Maranhenses, Maranhão
Temperaturas em julho – Barreirinhas: Média Máxima 32°C / mínima: 22°C
Precipitação: 65 mm
A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete. E melhor ainda é saber que são centenas de lagoas, em tons de azul e verde, capazes de fazer todo viajante feliz!
8. Ouro Preto, Minas Gerais
Temperaturas em julho: Média Máxima 21°C / mínima: 8°C
Precipitação: 15 mm
Ouro Preto, um dos melhores destinos do Brasil, consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos por muitos dias. São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, belas cidades nas redondezas para passeios de bate e volta, muitos mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas. Faltará tempo para tantas atrações.
9. Paraty, Rio de Janeiro
Temperaturas em julho: Média Máxima 26°C / mínima: 15°C
Precipitação: 99 mm
Fundada oficialmente em 1667, Paraty era apenas um pequeno povoado aos pés do Morro do Forte. A cidade cresceu e se tornou, entre os séculos XVIII e XIX, um dos maiores entrepostos comerciais do país. Rota do Caminho do Ouro, por onde escoavam as preciosidades vindas das Minas Gerais, e grande produtora de cana-de-açúcar, Paraty era ponto final da Estrada Real. Com a construção de um novo caminho, por onde levavam ouro e pedras preciosas diretamente ao Rio de Janeiro, a cidade perdeu importância e por muitos anos ficou esquecida, até ser redescoberta pelo turismo e se tornar um dos mais belos destinos do Rio de Janeiro e do Brasil.
Os tempos agora são bem diferentes dos séculos passados, mas a circulação de estrangeiros continua intensa e a arquitetura colonial, bastante preservada, é uma bela maneira de viajar na história.
10. Pirenópolis, Goiás
Temperaturas em julho: Média Máxima 30°C / mínima: 18°C
Precipitação: 5 mm
Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia. Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que não abrem mão de um pouco de aventura.
11. Tiradentes, Minas Gerais
Temperaturas em julho: Média Máxima 24°C / mínima: 10°C
Precipitação: 14 mm
Tiradentes convida os visitantes a belos dias de descanso. A cidade mineira é linda, tranquila, bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar do corrido dia a dia para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. Tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico.
Lugares para viajar no exterior
12. Bariloche, Argentina
Temperaturas em julho: Média Máxima 6°C / mínima: -1°C
Precipitação: 140 mm
Bariloche é uma cidade com cerca de 130 mil habitantes localizada no Norte da Patagônia Argentina e na região dos lagos andinos. Não é de hoje que esse nome faz sucesso entre os brasileiros, que muitas vezes aproveitam a viagem para ter seu primeiro contato com a neve.
E ela realmente não faz sucesso em vão. Lagos de águas cristalinas acompanhados de uma topografia acidentada, cheia de morros verdes no verão e branquinhos de neve no inverno. Bariloche é bem assim, um lugar com natureza privilegiada, boa estrutura e uma enorme variedade de passeios para explorar suas belezas. Aliados às paisagens naturais estão o charme da colonização alemã e austríaca, os preços não tão exorbitantes e a culinária excelente.
O inverno é o momento que a cidade fica repleta de pessoas que querem ver a neve e curtir o esqui ou snowboard em estações como o Cerro Catedral, Piedras Blancas e Cerro Bayo, em Villa La Angostura, uma cidade próxima belíssima. Saiba mais no nosso Guia de Bariloche.
13. Ushuaia, Argentina
Temperaturas em julho: Média Máxima 5°C / mínima: -1°C
Precipitação: 47 mm
Já ouviu falar do fim do mundo? Nas lendas urbanas e na imaginação de muita gente, pode até ser um lugar temido e feio, mas em Ushuaia – conhecida como a cidade do fim do mundo – a realidade é bem diferente: bonita, aconchegante e gelada. A capital da Terra do Fogo Argentina é a cidade mais austral do mundo e a mais próxima da península antártica!
Aos pés dos Andes e na beira do Canal Beagle, que divide Chile e Argentina, cresceu Ushuaia, uma cidade que hoje tem mais de 50 mil habitantes. O local é pequeno e relativamente novo, foi fundado em 1884 e cresceu inicialmente por influência da construção de um presídio, que tinha como finalidade abrigar presos e ajudar a marcar a presença argentina em terras tão remotas. Para quem quer esquiar, julho é um mês perfeito para estar em Ushuaia e aproveitar a temporada de neve no lugar, que costuma ser uma das mais longas da América do Sul.
14. Valle Nevado, Chile
Temperaturas em julho: Média Máxima 4,8°C / mínima: -5,8°C
Precipitação: 78 mm
O Valle Nevado Ski Resort é considerado um dos melhores centros de esqui da América do Sul. São 39 pistas — dispostas na maior área esquiável da América do Sul — capazes de agradar a todos os níveis de esportistas, até mesmo aqueles que nunca pisaram em neve na vida. E não será difícil se apaixonar pelos esquis ou até mesmo pela prancha de snowboard. Ao ver encantadoras crianças de três anos descendo as pistas com desenvoltura, você perceberá que todos podem. Por isso, vá preparado para tentar!
Mesmo que esportes de inverno não sejam o seu forte, a viagem ao Valle Nevado é imperdível. Afinal, você estará rodeado pela belíssima Cordilheira dos Andes. A visita pode ser um bate e volta a partir de Santiago ou mesmo uma estada rápida de um, dois, três dias… O número de noites vai depender do tempo que você levará para enjoar da paisagem onipresente em todo o Valle Nevado. Tenha em mente que os hóspedes aproveitam muito mais, por isso, caso deseje se deliciar entre cenários cinematográficos, não vá embora no mesmo dia. Acredite, o entardecer do Valle Nevado é digno dos mais belos espetáculos do mundo. E ele está a apenas 40 km de Santiago. Aproveite e dê uma passadinha lá!
15. Banff, Canadá
Temperaturas em julho: Média Máxima 22°C / mínima: 7°C
Precipitação: 68 mm
Imagine uma área onde a natureza predomina de maneira incontestável, onde estão presentes montanhas altíssimas com picos cobertos por neve, lagos glaciais de água azul turquesa, geleiras antiquíssimas, animais silvestres, cachoeiras e florestas vastas e verdes que vão até depois de onde os olhos conseguem alcançar — estamos falando das Montanhas Rochosas Canadenses, ou apenas “rochosas”, que são parte de uma cordilheira das Montanhas Rochosas, presente nos Estados Unidos e Canadá, que possuem cerca de 4.800 km de extensão.
Uma das principais cidades dessa região é a pequena Banff, que esbanja simplicidade e charme! O verão canadense é perfeito para conhecer seus lagos descongelados, fazer caminhadas em meio a maravilhosas paisagens naturais e respirar ar puro! Leia mais no nosso Guia de Banff.
16. Toscana, Itália
Temperaturas em julho – Florença- Média Máxima: 29°C / mínima: 18°C
Precipitação: 31 mm
A região da Toscana, na Itália, é um destino perfeito para quem gosta de paisagens naturais, cidades históricas e viagens de carro. O lugar é uma delícia para ser percorrido sem pressa e tem várias cidadezinhas lindas, cada uma com suas atrações. Passear por vinícolas, visitar construções medievais e se esbaldar na gastronomia italiana são “atrações” imperdíveis nessa região, que tem um dos mais belos fins de tarde do mundo! Florena, Siena e Pienza são algumas das cidades para visitar nessa maravilhosa região italiana, que no verão fica muito animada com parreiras repletas de uvas!
Por Camille Panzera